![Via investe em logística reversa e energia limpa para reduzir impacto ambiental em suas operações](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2022/06/5aac636e-f073-4c83-ade3-7a5378da43a6.png)
Via investe em logística reversa e energia limpa para reduzir impacto ambiental em suas operações
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, reúne uma iniciativas desempenhadas pela empresa, dentro do seu compromisso de ESG, que prevê a redução do impacto ambiental nas suas operações. Dentre as ações estão investimentos em logística reversa de resíduos, com o Reviva, o maior programa de reciclagem do varejo brasileiro, ações em energia renovável e veículos elétricos para redução de emissões de carbono. Algumas dessas frentes:
Reviva
Criado em 2008, o Reviva é o maior programa de reciclagem do varejo brasileiro. Por meio dele, a Via dá uma melhor destinação aos resíduos gerados por suas operações.
Desde 2015, já foram arrecadadas 50 mil toneladas de materiais recicláveis. Somente em 2021, o Reviva arrecadou 4,7 mil toneladas de materiais recicláveis gerados nos escritórios, nas lojas, nos centros de distribuição e nas devoluções de embalagens dos clientes, que ocorrem durante a entrega dos produtos (logística reversa). Por meio do programa, foram beneficiadas 250 famílias ligadas a 12 cooperativas parceiras que promovem a reciclagem dos materiais.
Em outra frente do programa, em parceria com a Green Eletron, a Companhia realiza a logística reversa de eletroeletrônicos usados, descartados pelos clientes em lojas do grupo. No ano passado, o programa arrecadou 2,7 toneladas de resíduos eletrônicos recolhidos em 500 pontos de coleta, espalhados pelas lojas da empresa. “Esses dados denotam nossos esforços e reafirmam o compromisso do plano de ESG da Via, que é pioneira em economia circular no varejo brasileiro”, diz Luciana Pacheco, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade/ESG da Via.
Energia Renovável
Ter fontes limpas de energia, ou seja, que não poluem o meio ambiente está entre os principais desafios da Companhia. Até 2025, a Via pretende chegar a 90% de energia adquirida de fontes limpas e renováveis.
Atualmente, 29% da energia utilizada pelas marcas ligadas da Via são provenientes de fontes renováveis. Para chegar à meta, a empresa não tem medido esforços. Por isso, passou a abastecer 50 estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro (RJ) com duas usinas solares. Para este ano, a Companhia deve concluir a contratação de mais de 14 usinas para atender cerca de 300 lojas em 10 estados.
Além disso, outras 63 unidades contam com energia no mercado livre de energia, o que favorece a utilização de fontes renováveis de baixo impacto, como usinas eólicas, de biomassa, solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Ao longo deste ano, a expectativa é realizar a migração de mais 300 filiais, ampliando o portfólio de energia renovável e consolidando o compromisso da Companhia.
Veículos elétricos e a redução de carbono
A Via tem perseguido a redução da emissão de carbono (CO2). No último trimestre de 2021, a empresa passou a utilizar carros elétricos, na chamada última milha (a etapa final da entrega de mercadoria ao consumidor).
Equipados com baterias com até 300 quilômetros de autonomia e capazes de transportar até 720 quilos em mercadorias, os automóveis já percorreram quase 200 mil quilômetros, reduzindo a emissão de aproximadamente 92 toneladas de carbono.
Fonte: Via