Vendas do varejo paulistano crescem 4,6% em dezembro
As vendas do varejo paulistano cresceram 4,6% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2018, segundo dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O desempenho do último mês foi alavancado pelas vendas à vista e de menor valor, como roupas, cosméticos, calçados e brinquedos, que registraram alta de 9,1%. Nas vendas a prazo, que representam o ramo de bens duráveis, como eletrodomésticos, a variação foi de apenas 0,1% no período.
Fatores circunstanciais, como a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do 13º salário e a criação de mais vagas informais sustentaram o crescimento das vendas à vista, de acordo com Emílio Alfieri, economista da ACSP. Já a estabilidade (0,1%) nas vendas de eletroeletrônicos, se deve, na opinião do economista, à consolidação da Black Friday, que absorveu grande parte dessas vendas que anteriormente, aconteciam mais próximas ao Natal.
“São dados preliminares, que não levam em consideração o desempenho dos shoppings e comércio eletrônico, por exemplo, mas que refletem um comportamento sazonal de consumo”, diz. “O que fica claro é a disparidade entre os itens de maior e menor valor, muito impactados pela Black Friday”.
No balanço anual, as vendas cresceram em média 2,7%. Na comparação com o mês anterior, a alta média foi ainda maior, de 27,1% – sendo um crescimento de 57,1%, nas vendas à vista e uma queda de 3% no movimento a prazo.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.