VENDAS DE LAVA-LOUÇAS CRESCEM 40% NA PANDEMIA
Há uma percepção no mercado de que as lava-louças serão produtos muito procurados neste final de ano, em parte pelo histórico de 2020, quando as vendas cresceram 40% de janeiro a junho ante o mesmo período de 2019, e, também, pelo alto número de buscas no Google, durante a pandemia. Além disso, hoje, há maior conhecimento sobre os benefícios do produto, que garante lavagem mais higiênica que a manual e economiza água e energia, o que faz dele um aliado do meio-ambiente. Veja os produtos das empresas.
BRASTEMP
A lava-louças Brastemp 10 serviços tem seis programas e painel digital. Com design sofisticado e compacto, lava de taças a panelas e se adequa a diversos tipos de cozinha. “Tem, também, painel touch e funções inteligentes, que garantem uma limpeza impecável”, conta Gustavo Ambar, vice-presidente de crescimento da Whirpool Latin America, dona da marca.
O mercado tem muito a crescer, diz Gustavo. “Hoje, o consumidor busca equipamentos para sanar as necessidades do dia a dia, mas ainda não adotou tendências já consolidadas em outros países. A lava-louças, por exemplo, traz benefícios como economia de água e tempo, mas possui apenas 2% de penetração no País, enquanto em outros continentes ultrapassa 50%.”
“A lava-louças traz benefícios como economia de água e tempo.”
ELECTROLUX
Seu destaque é a lava-louças LV14X, que tem capacidade para até 14 serviços e opções de lavagens personalizadas, informa Thiago Nardocci, gerente de produto de fabric care da Electrolux Brasil. “Ela tem acabamento em inox e um sensor que identifica o nível de sujeira na louça para programar qual o melhor ciclo de lavagem.”
Desde março, quando a população começou a ficar mais tempo em casa, a Electrolux constatou aumento na busca de diferentes produtos. Com a MindMinners, fez uma pesquisa que mostrou que 66% têm feito mais as tarefas domésticas. “Novos hábitos trouxeram novas necessidades: em quarentena, o consumidor aumentou a utilização de louças. Globalmente, a lava-louças teve aumento progressivo de vendas, e o mercado nacional cresceu mais de 48%”, diz Thiago.
“Globalmente, o produto teve aumento progressivo de vendas. O mercado nacional cresceu mais de 48%.”
PHILCO
A lava-louças PLL14 é a top de linha da marca, explica a diretora-executiva da Philco, Cristiane Clausen. “Ela tem 14 serviços e remove até sujeiras mais difíceis. Lava, ao mesmo tempo, 42 pratos, 14 copos, 14 xícaras, 14 pires e 40 talheres e tem seis programas: intenso, ECO, vidros, 90 minutos, rápido e autolimpeza.”
O painel eletrônico vem com trava, indicador de reabastecimento de líquido secante, sistema de proteção contra transbordamento e filtro de resíduos, incluindo quatro ciclos: pré-lavagem, lavagem, enxágue e secagem. Econômica, pois gasta menos água, está disponível em branco e em inox. “O mercado de lava-louças no Brasil tem muito a crescer. Acreditamos que, com os novos hábitos, essa categoria tende a crescer muito, tanto na Black Friday quanto no Natal.”
“O mercado de lava-louças no Brasil tem muito a crescer.”
TRAMONTINA
O lançamento da lava-louças S15X 60 marca a entrada da empresa na categoria, após uma série de pesquisas para garantir um produto com diferenciais relevantes ao consumidor final, diz o diretor comercial Felipe P. Lazzari. “É a mais silenciosa do País, tem o menor consumo de água e energia e o programa mais rápido, lava o equivalente a quatro serviços em apenas 14 minutos.”
Desenvolvida em aço inox, tem gaveta para talheres, que pode ser removida para a colocação de louças maiores, e cesto superior com regulagem de altura. Também possui programas automáticos com tecnologia Smart Wash, que detecta o nível de sujeira da louça, adequando tempo e consumo de água e energia. “É um segmento que, em função da pandemia, ganhou destaque. Nossa expectativa é muito positiva, devemos superar o planejamento de vendas para o ano”, conta Felipe.
“É um segmento que, em função da pandemia, ganhou destaque.”
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 138 – por Leda Cavalcanti