Varejo trabalha inovação de produtos para conquistar os consumidores
Empresas investem em P&D
O Brasil tem buscado promover a inovação como parte de sua estratégia para o desenvolvimento econômico e social. O País tem investido em pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de políticas e iniciativas para impulsionar a inovação em vários setores, incluindo tecnologia, indústria, agricultura, saúde e energia.
Especificamente no varejo, um mercado tão competitivo e com muita variedade, o gancho para atrair o cliente são as novidades que cada marca traz para o seu portfólio. Para isso, empresas do setor têm investido cada vez mais em setores de inovação e produtos.
É o caso da Britânia, que através do Inova Bri, tem incentivado os colaboradores a darem ideias e sugestões de melhorias para a empresa. Para isso, o colaborador deixa a sua contribuição em um portal interno e um comitê de triagem formado avalia a sugestão. Elas podem ser direcionadas para a gerência do setor, implicando em novas melhorias, ou seguirem para um novo comitê, formado por diversos setores, para a apresentação da ideia.
De acordo com Emanuelle Henche, gerente de marketing, qualquer nova ideia de produto ou processo é bem-vinda. “Criamos esse centro de inovação há pouco mais de um mês porque sabemos que os nossos colaboradores têm muito a contribuir. Eles estão nos processos, mas também são os usuários finais dos nossos produtos, o que ajuda em uma visão inovadora”, comentou.
Para inovar, é preciso também estar atento às movimentações do mercado. Em outra grande empresa do setor, a Philco, a área de desenvolvimento de produtos busca referências através de análises aprofundadas de números de mercado, fazendo uma análise dos produtos que mais possuem vendas e quais marcas estão se destacando.
Além disso, o olhar é atento para as inovações em outros países, como explica Cristiane Clausen, diretora geral da empresa. “Visitar essas feiras nos proporciona abrir a mente e ver o que já está dando certo em outros países. Acaba sendo inspirador e nos instiga para construir resultados positivos em um produto funcional que se encaixe dentro do nosso portfólio”, comentou a diretora.
Da Britânia, destaque para a Fritadeira Air Fryer Oven Britânia BFR2100 4 em 1 1800W, a Escova Secadora Soft Bec07r Biv, e a Panificadora Britânia Multipane Vermelha. Da Philco, destaque para a Fritadeira Air Fryer Dual Philco PFR3000PI Duplo Cesto 8L, a Passadeira a Vapor Portátil Philco PVP10VD, e a Escova Secadora Philco PES19SG 3 acessórios 1300W
Fonte: Britânia e Philco