Varejo lucra com acessórios para gamers
Mais do que instrumento de diversão, o universo gamer, do qual fazem parte notebooks, desktops, monitores, mouses, teclados, cadeiras e headsets, movimenta bilhões no mundo. O mercado brasileiro já é sólido e rende bons dividendos. “Está se sofisticando para atender um consumidor que tem necessidades específicas, prefere um produto melhor e é mais exigente”, diz Rui Agapito, diretor da empresa de pesquisas GfK. De janeiro a agosto deste ano, o faturamento desse mercado foi 20,1% maior ante o mesmo período de 2018.
De acordo com a consultoria Newzoo, há cerca de 75 milhões de gamers no Brasil, atualmente. “O mercado de e-sports tem crescido bastante, com audiências cada vez maiores nos streamings e eventos do gênero. Há jogadores de todas as idades, muitos cresceram jogando videogame e nunca abandonaram o hábito”, diz Felipe Oliveira, gerente de produtos da empresa de acessórios 2 A.M, unidade autônoma do Grupo Positivo. “O próprio nome da 2 A.M. tem uma relação de união, pois remete a um horário onde todos os públicos podem se encontrar: às duas da manhã”, acrescenta.
“O número de jogadores sobe para 150 milhões no País se colocarmos os games mobile. O público masculino é maioria, mas não é o dominante”, diz Tissiano Cavalheiro, diretor de produtos da ELG. “No segmento de alto desempenho ou hardcore, os homens têm predominância, porém não é difícil encontrar jogadoras de alto nível representando bem o público feminino em campeonatos no Brasil”, conta Samuel Moura, gerente de produto da Leadership.
Melhor época
A cada ano há mais adeptos, observa Adilson Luiz, supervisor da área técnica da Knup. “Além dos novos jogos, surgem novas plataformas, equipes de jogadores, campeonatos, e o mercado de acessórios tem que acompanhar a movimentação.” As empresas precisam estar sempre antenadas com as novidades e necessidades do setor, afirma Eliane Pacheco, gerente de
marketing da Newex. “A velocidade da evolução é animadora, é um mercado sem crise e está só começando.”
O último trimestre do ano é o melhor para o mercado de games, pois concentra três datas: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. “Apesar de o mercado de games não ser mais apenas
infantojuvenil, essas datas são muito apelativas do ponto de vista comercial, e as vendas costumam ter incremento em torno de 30% no período”, comenta
Tissiano. “Para o segmento, é o melhor momento a ser aproveitado. A linha gamer se beneficia com essas datas próximas”, diz Samuel.
Há expectativas de bons negócios em 2019. “Temos certeza de que a venda, este ano, será superior a 2018. Estamos com toda a linha gamer em estoque já no Brasil, incluindo os lançamentos previstos e expostos na Eletrolar Show 2019, e preparados para as vendas de final de ano”, comenta Adilson. Conheça, a seguir, os acessórios que as empresas destacam para este Natal.
2 A.M.
O portfólio da marca conta com mouses e teclados mecânicos. Destaque para o mouse G11, versão com assinatura do Yoda, um dos maiores streamers e jogadores de League of Legends do Brasil. Possui seis botões, resolução até 4.000 DPI e taxa de captação de até 1.000 Hz. Outro produto em destaque é o teclado com switches mecânicos, retroiluminação de LED com 12 efeitos pré-programados e função anti-ghost. O teclado também tem a assinatura do Yoda.
ELG
A empresa tem mais de 20 acessórios entre mouses, teclados, headsets, mousepads, cadeiras gamer e suportes para monitor. Destaque para os últimos lançamentos, as cadeiras gamer Black Hawk, Raptor e Racing, com espuma de densidade D40 e estrutura de metal mais resistente e de maior durabilidade. Outro destaque é o headset gamer 7.1 Surround Channel HGSS71 com microfone omnidirecional retrátil, controle de volume, isolamento de ruído até 55 db, potência de 60 mW, iluminação de LED laranja e conexão USB 2.0. Possui arcos acolchoados, acabamento de espuma e couro sintético.
KNUP
Com mais de 70 diferentes produtos nas categorias gamer, a Knup destaca o Joypad KP-9076+ para smartphone e o PC Bluetooth. Trata-se de um suporte para celular que é integrado ao produto, ajustável e compatível com todos os aparelhos de até 6”. O Joypad proporciona a mesma jogabilidade de um gamer de console tradicional e pode ser recolhido e utilizado no tablet ou PC. Outro destaque é o mouse gamer X1 2500DPI com sensor óptico Avago 5050 de alto desempenho, 6 botões programáveis, compatível com Windows e Mac, e cabo de 1,65 m revestido em nylon.
LEADERSHIP
Conta com 35 produtos da linha gamer, todos lançados em 2019. Destaque para o Titan Gaming Keyoad – TCG-0476, pelo seu tamanho reduzido. Desenvolvido com base em alumínio, todas as teclas têm funções antighost, macro e multimídia programável, via software, e oito modos de retroiluminação. Outro destaque é o Defender Gaming Mouse – MOG-0461, com 12 botões configuráveis, via software, que proporciona agilidade e oferece ao jogador a possibilidade de ativar um suprimento ou comando no jogo sem precisar tirar a mão do mouse.
NEWEX
A fabricante, que também considera o quarto trimestre do ano o melhor para as vendas, tem mais de 60 equipamentos e destaca, para este período, dois produtos: o gamepad Legend GD200, com iluminação e vibração para jogadores mobile, e o headset Brutal 7.1, modelo Multiplataforma, que é compatível com PS4, Xbox e PC.
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 133