Utilidades Doméstica – Categoria de UD está madura e com vendas em ascensão
Muito além das facilidades que trazem ao dia a dia, os produtos da categoria de utilidades domésticas são essenciais em todos os ambientes da casa. O segmento está aquecido e oferece produtos tanto para quem está montando a casa quanto para quem quer atualizar os seus itens. A indústria está atenta à demanda e traz ao mercado brasileiro opções em design, cores e tamanhos.
por Dilnara Titara
Christian Hartenstein, CEO e managing partner do Grupo Brinox, acredita que o desempenho de vendas vem sendo maior no canal de e-commerce, porém com desafios enormes de rentabilidade. “Muitas empresas trabalham em uma corrida por ganho de market share em um canal que ainda está longe de ser maduro.”
De acordo com o IEMI, Inteligência de Mercado, as vendas no mercado de casa, decoração e utilidades domésticas aumentaram em 4,65% em 2020, e a estimativa é que continuem positivas, diz Rafael Camargo, CEO do Grupo Marcamix. “Ambos os canais, físico e digital, possuem vendas significativas. O e-commerce, comparado às vendas internas, é recente, mas, com investimento em produtos e novas ferramentas, o crescimento é certo.”
No Brasil, aproximadamente 85% das vendas são feitas em lojas físicas e 15% no e-commerce. Mas essa diferença tende a diminuir nos próximos anos, conta Eduardo Antonio Froza, diretor comercial e de marketing da MTA. “As vendas online têm um potencial imenso, a tendência é mundial. Toda empresa e todo lojista, hoje, devem saber atuar no mercado online, que tende a continuar crescendo.”
O desempenho de vendas para a categoria está mais direcionado às lojas físicas, principalmente quando sua abrangência é comparada ao online. Outro fator relevante é o aumento exponencial do número de lojas que trabalham com utilidades domésticas nos últimos anos. Porém o e-commerce tem crescido, é relevante e tem potencial para crescer mais.
Desafios
Diante de um mercado maior e mais desenvolvido, as perspectivas são boas para 2022, comenta Leandro Lima, gerente nacional de vendas do Grupo Etilux. “Não será, no entanto, como nos últimos dois anos, mas, diante do cenário maduro da categoria, ampliouse o espaço em diversos canais de distribuição, tornando os produtos mais acessíveis.”
Reduzir custos é um desafio do empresário brasileiro em função de fatores como a flutuação cambial, dependência da matéria-prima importada, escassez de insumos e inflação, o que pode causar a desaceleração do mercado de UD. Para se manter no mercado, é preciso encontrar alternativas para a entrega de produtos que atendam aos quesitos qualidade e preço baixo.
Na indústria, a falta de matéria-prima é um dos fatores mais desafiadores, além dos problemas marítimos com fretes abusivos. Uma das soluções encontradas, segundo Rafael Camargo, foi investir em produtos de menor custo, mas sem perder a qualidade.
Tendências
O novo consumidor não somente está interessado em comprar um produto de qualidade e com bom preço. Ele quer, também, ter conhecimento de como o produto afeta o planeta e qual a contribuição da empresa ao meio ambiente e à sociedade em geral, diz Christian. “Vemos uma tendência cada dia mais forte pela procura de produtos sustentáveis.”
Entre as tendências em utilidades domésticas, estão os materiais naturais como madeira em tons claros e o bambu, que garantem leveza na decoração. “Objetos com menos plásticos e formas fluidas, além de cores com tonalidades que existem na natureza, como verde, azul em tons suaves, lavanda e terrosos, são tendências”, conta Leandro Lima.
Apesar de consolidada no País, a categoria tem espaço para crescer. O novo hábito de aproveitar mais a casa aquece o mercado que busca conforto, qualidade e novidades. “Isso colaborou para o nosso crescimento de 62% em faturamento nos últimos dois anos, muito acima da meta estipulada para esse período”, conta Eduardo Antonio. Confira alguns destaques da categoria.
BRINOX
Sua Linha Ceramic Life Optima é composta por um jogo de panelas de cinco peças com estrutura em alumínio e revestimento cerâmico, que não deixa o alimento grudar, facilita a limpeza e é livre de metais pesados e elementos prejudiciais à saúde (PFOA free). As panelas e caçarolas possuem antiaderente Pro Ceramic Premium e a frigideira, o revestimento Mineral Resist, com partículas de cerâmica ultrarresistente ao uso em altas temperaturas. Contém fundo de indução, ou seja, pode ser utilizada em todos os tipos de fogões. Os cabos, alças e pegadores têm acabamento soft touch, não esquentam e proporcionam manuseio confortável. Possui classificação A no Inmetro.
As Facas Infinity são sofisticadas e precisas. São voltadas aos que sabem que um bom corte é importante no preparo da comida. Têm lâminas de aço inoxidável temperadas, proporcionando maior durabilidade para o fio. Na espiga da lâmina de aço inoxidável maciço é injetado o ABS, o que garante mais estabilidade. Conta, também, com proteção para os dedos e rebites, ambos de aço inoxidável.
A Rasco, nova marca da Brinox, destaca o lançamento da churrasqueira outdoor Kamado, com solução para assar, grelhar, defumar, selar e cozinhar. A estrutura é de cerâmica de alta qualidade, com revestimento externo em pintura premium resistente às ações do clima. As partes metálicas são de aço inoxidável. Os acabamentos são de madeira de bambu antibacteriana, fáceis de limpar e conservar. Alguns componentes são de ferro fundido, o que garante conservação estrutural mesmo em contato direto com altas temperaturas.
GRUPO ETILUX
O conjunto Fondue Herstal branco 7 peças tem formato de coração, seguindo a tendência de formas fluidas, apostando no Herstal (CJFN037/BR) de porcelana para datas como o Dia dos Namorados. Disponível na cor vermelha, contém sete peças, uma panela, um suporte, quatro garfos e uma vela. Com 320 ml de capacidade é indicado para fondues doces ou salgados. É adequado para pequenos espaços, pois é compacto. Tem espessura de 4,5 mm.
GRUPO MARCAMIX
Sua linha de Pratos Pozzani é feita de cerâmica, um dos materiais mais resistentes do mercado. As peças têm conceito mais alegre e design colorido. São várias cores disponíveis, entre elas azul, verde, preto e concreto. São duráveis e resistentes a altas temperaturas, o que mantém os alimentos preservados por mais tempo. Os produtos variam entre pratos de mesa, fundos, de sobremesa, xícaras e pires.
Recentemente lançadas, as canecas e copos térmicos Termopro são produzidos em aço inox 18/8, livre de BPA. Mantêm a bebida gelada por até quatro horas. Têm parede dupla com isolamento a vácuo, parte externa que não “transpira” e podem ser levados à máquina lava-louças. Disponíveis nas cores laranja, verde, preto e branco, terão a opção dual color rosa e azul, no segundo semestre deste ano. Os produtos são indicados para cervejeiros, mochileiros e praticantes de esportes
MTA
Lançou há pouco a panela de pressão Superior, com visor de 120 mm de tamanho. Permite visualizar o alimento durante o cozimento. É inquebrável e fácil de limpar. Disponível nas cores Champagne, com interno em grafite decorado, e Chocolate, com interno bege decorado. O produto da linha Superior tem revestimento Superflon Ultra MTA antiaderente, composto por sete camadas, o que facilita o manuseio e a limpeza.
A panela de pressão Fechamento Externo Inox tem visor de vidro que permite a visibilidade em tempo real do preparo das receitas, proporcionando maior segurança e economia de tempo e gás. O visor MTA é facilmente removível para limpeza. Todo o conjunto é testado e aprovado. Conta com seis dispositivos de segurança e vem com o acessório Cozi-Vapor para cozimento uniforme de alimentos delicados e vegetais.
Em julho deste ano, a marca lançará a panela de pressão com Fechamento Externo da linha Superior, com visor e válvula de segurança. Possui corpo e tampa revestidos com antiaderente Superflon Ultra MTA de sete camadas, o que facilita o manuseio e a limpeza. A marca conta, ainda, com uma linha completa de jogos de panelas, pipoqueiras, panelas de ferro fundido e com revestimento cerâmico
Fonte: Revista Eletrolar News #148