TVs PREMIUM GANHAM O MERCADO
O mercado brasileiro caminha a passos rápidos para se tornar premium. Os televisores dessa categoria, os que têm a partir de 65”, representaram 2,7% das unidades vendidas de janeiro a outubro de 2019. Nos mesmos meses do ano passado, essa parcela foi de 1,3%. Entre os dois períodos, o crescimento de unidades vendidas chegou a 110%, como demonstra levantamento da empresa de pesquisas GfK.
Em faturamento, entre janeiro e outubro de 2019, os televisores premium representaram 8,23% das vendas ante 5,3% no mesmo período do ano passado. Essa diferença entre a representatividade em unidades e em valor deve-se ao maior valor agregado dos produtos e, portanto, ao tíquete médio mais elevado, constata o estudo da GfK. O valor do mercado de televisores maiores que 65” cresceu 56% entre 2018 e 2019.
O mix de produtos, nesse segmento, também tem mostrado alterações significativas. Entre janeiro e outubro de 2018, havia 113 itens diferentes à venda. Em 2019, esse número chegou a 150. No entanto, o tíquete médio dos produtos caminhou no sentido contrário. Em 2019, o preço médio de um televisor premium é de R$ 5.119,99, o que revela uma queda de 28% em relação ao ano passado.
Em busca de valor
A procura por televisores cada vez maiores e com maior valor agregado é o que se observa no varejo. “Antes, a busca era por aparelhos de 32”, depois pelos de 46” e, agora, os de 50”, 4K, têm a maior parte do mercado. O consumidor, tal como já demonstrou na categoria de celulares, prefere investir um pouco mais e receber melhores benefícios. No caso, mais tecnologia nos aparelhos”, afirma João Rezende, diretor de produto da SEMP TCL.
Em 2019, o mercado de TVs cresceu 1% em relação a 2018, no acumulado de janeiro a setembro, conforme dados da Eletros, lembra Claudio Nadanovsky, gerente de produtos de linha marrom da Panasonic. “Ele foi puxado, principalmente, pelo segmento de 4K, no qual o consumidor busca as telas grandes, entre 49” e 60”. O maior acesso à banda larga e a busca de conteúdos por streaming influenciam o consumidor a trocar a sua televisão por uma smart.”
O mercado da categoria é visto com confiança, destaca Pedro Valery, responsável por produtos televisores da LG Electronics do Brasil. “Enxergamos um grande potencial em 2020, ainda mais que os modelos 4K vêm tendo aumento no número de vendas desde o ano passado. Consideramos que, quando o consumidor entende o valor de determinado produto, ele está disposto a desembolsar mais para comprá-lo.”
Interesse pela tecnologia
O brasileiro, frequentemente, busca soluções de qualidade e que otimizem o seu dia a dia, conta Guilherme Campos, gerente sênior de produto da área de TV, áudio e vídeo da Samsung Brasil. “A TV tem se tornado o principal device para reunir amigos e família, com novas tecnologias que viabilizam a conexão entre aparelhos de diferentes categorias ou que trazem a facilidade de controlar tudo com um único controle remoto.”
Com as novas tecnologias, o aparelho tornou-se item essencial na vida do brasileiro, diz a diretora-geral da Philco, Cristiane Clausen. “É possível perceber que há uma busca pelo melhor produto, e a categoria premium é a opção para quem deseja todas as vantagens e funcionalidades oferecidas no mercado. É perfeita para os consumidores que exigem a melhor qualidade de imagem, som e diferenciais tecnológicos.”
O potencial de negócios é alto no País, comenta Luís Vieira, head de marketing e comunicação na Sony Brasil. “Os consumidores brasileiros são muito receptivos à tecnologia japonesa. Nos últimos anos, temos notado aumento expressivo na procura de TVs 4K e acreditamos que essa tendência deva continuar nos próximos anos. Esse formato está em plena expansão e atende muito bem às necessidades dos que procuram por telas de até 85”.”
A seguir, as novidades do mercado.
LG
Os mais recentes lançamentos são os modelos NanoCell, com telas de 49” a 86”, e OLED. Na versão C9, tem aparelhos de 55” a 77”. Na B9, de 55” e 65”. Na E9, os aparelhos têm 65”. A conectividade é um diferencial dos produtos, diz Pedro Valery. “Além da tecnologia de inteligência artificial proprietária da marca, a ThinQ AI, os aparelhos 4K têm integração com o Google Assistant e a Alexa. Assim, o usuário pode fazer pesquisas, gerenciar tarefas e controlar aparelhos inteligentes, transformando a TV em uma central de controle de sua casa. Contam com diversos formatos de HDR, incluindo Dolby Vision™ e Dolby Atmos™, que entregam qualidade de imagem e de som, fiel à visão dos cineastas.”
A tecnologia NanoCell conta com nanocristais aplicados diretamente nos painéis, que geram cores mais vivas e puras, e a OLED tem pixels que emitem luz própria individualmente. As TVs NanoCell têm processador de imagens Alpha 7, de 2ª geração, que utiliza Deep Learning AI para proporcionar, através da inteligência artificial, a visualização de imagens mais próximas da realidade. Os modelos OLED possuem processador Alpha 9, de 2ª geração, responsável por realizar, de forma mais inteligente, a otimização de imagem e som dos conteúdos. A exceção é a OLED B9, com processador Alpha 7, 2ª geração.
Panasonic
Destaca suas televisões TC-65GZ1000B, de 65”, 4K Ultra HD OLED GZ1000, THX, e TC-75GX880B, de 75”, também 4K Slim Ultra HD GX8800. Ambas têm função Bluetooth Áudio Link, Dolby Vision e Dolby Atmos, som com experiência sonora imersiva, e são compatíveis com o Google Assistant. A primeira, também disponível na versão com 55” (TC-55GZ1000B), possui painel OLED com pixels autoiluminados. Os três aparelhos contam com My Home 4.0 e 4K upscaling.
A Panasonic tem buscado inovar, afirma Claudio Nadanovsky. “Ela tem o THX 4K Certified Display, certificado emitido pelo laboratório THX, de tecnologia e de áudio e vídeo, reconhecido mundialmente pelos critérios para seleção da mais alta qualidade para música, filmes e jogos. Esse certificado garante a mesma qualidade de imagem de uma tela de cinema, tanto que alguns estúdios de pós-produção em Hollywood utilizam as nossas telas para finalizar os filmes, por conta da aproximação com as cores reais captadas no conteúdo, principalmente o preto profundo.”
Philco
Na linha premium, disponibiliza o PTV55G60SN 4K, SB LED e o PTV86P50SNSG 4K SB LED. O primeiro, com tela de 55”, tem wireless integrado, que garante o acesso à internet sem a necessidade de cabos, quatro
entradas HDMI e USB MultiMedia Player, para leitura de arquivos de imagem e vídeo armazenados no pen drive ou HD portátil. Conta com processador gráfico Triple GPU, resolução Ultra HD, tecnologia HDR10 para melhor qualidade de imagem e cores, e soundbar integrado de 50 W de potência, com quatro alto-falantes e subwoofer.
Outro televisor é o de 86” (PTV86P50SNSG 4K SB LED), com painel IPS, que permite a exibição de imagens em movimento sem borrões e em cores mais nítidas. Dotado dos mesmos recursos do anterior, conta, também, com a função Futebol, que melhora a experiência do usuário nos jogos, e soundbar integrado de 80 W de potência, com seis alto-falantes. “Esses aparelhos têm unificação de qualidade de imagem, conectividade, interação e som de alta performance devido ao soundbar integrado, que potencializa a capacidade sonora da TV”, diz Cristiane Clausen.
Samsung Brasil
Foi a primeira a trazer uma televisão 8K ao Brasil, em abril de 2019, lembra Guilherme Campos. “Mesmo após 13 anos de liderança global na categoria, a empresa continua a inovar. A tela QLED 8K Q900, com quatro opções – 65”, 75”, 82” e 98” , iniciou uma nova era no segmento. Com mais de 33 milhões de pixels para formação das imagens, usa a inteligência artificial para aprimorar as imagens do dia a dia, que chegam em resoluções menores.” O aparelho também utiliza a tecnologia de pontos quânticos na formação da imagem, sendo capaz de reproduzir 100% do volume de cor, mesmo sob alto nível de brilho. Tem garantia de 10 anos contra o efeito burn-in, causado por imagens estáticas.
Lançada em agosto último, a The Frame é uma smart TV 4K de última geração, que usa a tecnologia de pontos quânticos na formação da imagem. Quando desligada, em vez da tela preta, exibe pinturas e fotografias de artistas renomados do mundo todo. A de 55”, assim como as 8K, tem tecnologia QLED. A 8KQ900 e as QLED 4K Q60, Q70 e Q80 se integram à decoração devido à função Modo Ambiente – quando desligada, a TV replica o tom e a textura da parede na tela. Todas têm comando de voz em português e são capazes de se tornar a central de automação na casa do consumidor, controlando outros aparelhos inteligentes da marca.
SEMP TCL
Lançou, este ano, televisores com inteligência artificial. “Hoje, é a única empresa com essa tecnologia em todo o portfólio de aparelhos, que vão de 32” a 75”. Todos se conectam com o smartphone e têm comando de voz em português”, conta João Rezende. A Android TV TCL X10S 8K QLED, com IA, que chega ao País em 2020, possui microfone embutido que responde a comandos de voz a distância, tela ultrafina sem bordas, soundbar Dolby Atmos, desenvolvido pela Onkyo, e conectividade por Bluetooth e Chromecast. O recurso do microfone dispensa o uso do controle remoto para acessar o Google Assistant e permite ao usuário explorar conteúdos e controlar dispositivos domésticos inteligentes por comando de voz.
A marca disponibiliza, também, a TV LED P8M 4K UHD HDR, nas versões de 50”, 55” e 65”. Possui as tecnologias de tela Micro Dimming, qualidade de som imersiva com o Áudio Dolby e o áudio Bluetooth, e controle por voz. Outro modelo, o Android TV LED C6 4K UHD HDR, com 55” e 65”, tem Google Assistant, controle remoto acionado por comando de voz e Chromecast, além de tela ultrafina e sem bordas, sistema de som soundbar Harmon Karon e áudio Bluetooth. Com 32”, tem a Android TV LED TCL S6500 e, com a marca Semp, a Android TV LED S5300.
Sony
Conta com duas linhas, XBR e Master Series. Nas opções de 49”, 55”, 65” e 75”, a TV X805G tem display Triluminos, processamento 4K X-Reality PRO e o novo Android 8.0 Oreo, já com a IA do Google Assistant em português. Tem controle de sistemas de automação e dispositivos compatíveis com o Google Home para tornar a casa mais inteligente. Outra TV, a X855G, de 55”, com design superfino na cor prata, possui organização de cabos dentro da base, sistema Acoustic Multi-Audio, compatível com Dolby Atmos, controle remoto inteligente, processador X1 4K HDR e display Triluminos. Juntos, proporcionam uma experiência de cinema.
Outra TV 4K é a X955G, com a plataforma AndroidTV para busca mais rápida de conteúdo. “É a primeira da marca com a função Hands-Free, dispensa o controle remoto para utilizar o comando de voz graças ao microfone embutido. Com o Google Assistant, controla o sistema de automação da casa. O Backlight Full Array permite controlar individualmente cada um dos LEDs, para mais contraste”, diz Luís Vieira. A linha Master Series tem a A9G 4K OLED, com exclusivo sistema de som Acoustic Surface+, e a Z9G 8K LED é a primeira 8K da marca a desembarcar no Brasil. Tem cerca de 32 milhões de pixels e tela de 85”.