TECNOLOGIA – Notebooks recuperam mercado
Desde o início da quarentena, aumentaram as vendas de notebooks por causa do trabalho remoto, o home office, que, embora já fosse tendência, tornou-se essencial no atual cenário. “Muitas empresas ainda usam o desktop ou híbrido e tiveram que se adaptar às pressas, migrando para os notebooks, para que seus funcionários pudessem dar continuidade ao trabalho de suas casas. Além disso, muitos que estão em home office optaram por comprar um notebook atual, enxergando a oportunidade de trocar um produto obsoleto ou com baixo desempenho”, diz Manuel Castro, diretor comercial da ASUS Brasil.
Como grande parte das redes estava com suas lojas físicas fechadas, as vendas ocorreram por meio do comércio online e do autosserviço. “Das 62 redes que atendemos, 55 não estavam operando, mas houve crescimento em abril último ante o mesmo mês de 2019. As pessoas sentiram a necessidade de atualizar os seus computadores. Hoje, no Brasil, passa de 40 milhões o número desses equipamentos com mais de sete anos de uso”, conta Samuel Matsuyama Rodegheri, diretor de negócios PC Consumer da Positivo Tecnologia, responsável pela distribuição dos produtos Vaio no Brasil.
Muitas empresas notaram que o rendimento aumentou com o home office. “As pessoas estão buscando máquinas que performam adequadamente para o trabalho, para as aulas online, videoconferências e jogos”, diz Adriana Maria Pace, gerente de produtos da GigaPro. “Temos buscado soluções criativas, que atendam às necessidades de um público cada vez mais conectado”, destaca Cinthya Regina Ermoso Correia, gerente de produtos e procurement da Positivo Tecnologia. “O ensino a distância adotado pelas escolas nesse período também alavancou as vendas”, diz Fernando Nogueira, gerente de produto notebooks da Multilaser. Samuel Matsuyama Rodegheri, diretor de negócios PC Consumer da Positivo Tecnologia, que distribui os produtos Vaio no Brasil
Vendas
Apesar da alta procura nesse período, o IDC estima que o mercado de computadores não deve apresentar crescimento em 2020 devido à Covid-19, informa Samuel. “Porém, se as vendas atuais permanecerem no patamar evidenciado, e as pessoas continuarem a atualizar seus computadores, teremos grande espaço para registar vendas crescentes durante todo o ano. Entendemos, também, que haverá maior migração das vendas de notebooks para o canal online.”
Nos últimos tempos, o smartphone tornou-se o principal eletrônico da sociedade brasileira e passou a realizar funções para substituir os notebooks. Mas, com a epidemia, isso não se mostrou viável. “Para o trabalho pesado do dia a dia e para estudar, é muito mais confortável ter uma tela maior, um teclado físico e poder de processamento para multitarefas. A tendência é que o notebook volte a ter maior utilização. Buscamos ampliar a participação nesse mercado nos próximos três anos”, diz Manuel.
O que se observa, atualmente, é a procura por produtos mais potentes. “Aqueles com placas de vídeo, mais memória, com telas que não cansem os olhos e que tenham SSD, que deixa a máquina no mínimo seis vezes mais rápida do que com o HD normal, ou seja, com mais recursos e mais confortáveis para o dia a dia”, afirma Adriana. “Continuaremos investindo no mercado, tanto em notebooks quanto em desktops”, conta Cinthya. “Teremos uma mudança no comportamento das empresas após esse período, muitas adotarão o sistema de home office. É uma oportunidade para o setor”, acredita Fernando”. A seguir, estão as novidades em notes.
ASUS BRASIL
Lançou em abril último, o ZenBook 14 UX434, informa o diretor comercial da empresa. “É o primeiro notebook de 14” mais compacto do mundo, com 1,26 kg e 16,9 mm de espessura. Com a tecnologia exclusiva do novo ScreenPad™ 2.0 e tela Nano Edge praticamente sem bordas, o produto une criatividade, estilo e inovação”, diz o diretor comercial da ASUS. A tela secundária, ScreenPad™ 2.0, tem tecnologia exclusiva da marca, que permite ao usuário utilizar a tela adicional interativa e sensível ao toque para aumentar sua produtividade.
A VivoBook é outra linha importante da empresa. O ASUS VivoBook 15 é um notebook portátil, com tela NanoEdge de quatro lados e bordas de 5,7 mm, que oferece uma relação tela/corpo de 88% para visuais extremamente imersivos. O novo design da dobradiça ErgoLift inclina o teclado para uma digitação mais confortável, com melhor ventilação. É equipado com opções de processador Intel®Core™i5 ou Core™ i7 e gráficos NVIDIA®.
GIGAPRO
A marca da Uninter Informática trabalha com notebooks da linha Gigabyte, modelo Aero, e da Aorus, estes mais voltados para o mercado gamer. “Toda a nossa linha de produtos traz processadores Intel de nona geração e, assim que disponível no Brasil, teremos décima geração também, e SSDs em vez de HDs”, explica a gerente de produtos da empresa.
Os notebooks Aero são bem performáticos e dirigidos aos que precisam de rapidez, alta definição e conforto, como é o caso dos que desenvolvem projetos. Os notebooks Aorus, por sua vez, além de serem All Intel Inside, têm design diferenciado e são os extreme gamers mais finos e leves do mundo, garante a empresa.
MULTILASER
Tem modelos para variadas necessidades. O Legacy Air PC222 é mais eficiente que os notes de entrada, e sua utilização majoritária é na internet/nuvem. É útil para aulas a distância e para trabalhar com documentos leves. Tem tela Full HD, 14 mm de espessura e acabamento metalizado. “O produto é muito atrativo para as atividades cotidianas”, diz o gerente de produto notebook da Multilaser.
Mais um note, o Legacy PC130 é indicado para aulas interativas, ferramentas leves de aprendizagem, arquivos com conteúdo educacional e internet/nuvem. Outro é o 2 em 1 M11W Prime PC 301, com tela de 11,6” touch screen, que pode ser usado no modo tablet. Tem processador Intel Pentium-Quad Core. Serve para aulas a distância e home office.
POSITIVO TECNOLOGIA
Amplia a sua linha de notebooks Motion com o lançamento do primeiro modelo resultante da parceria com a Deezer, serviço de streaming de áudio com mais de 16 milhões de usuários ativos mensais. “O Positivo Motion C é ótima alternativa para as atividades do dia a dia e, com essa parceria, trazemos uma opção rápida, a nova tecla para o usuário acessar músicas”, diz a gerente de produtos e procurement da Positivo Tecnologia.
Compacto, pesa 1,4 kg, tem 1,79 cm de espessura, teclado ergonômico com bordas finas, teclas largas de atalho para YouTube e Netflix, tela LCD de 14” widescreen HD em LED, processador Intel® e sistema operacional Windows 10 ou Linux. Vem com DualPad de 5,7” numérico e bateria de 35,5 Wh, com até seis horas de autonomia. Outro notebook, o Motion Q tem como maior diferencial a praticidade devido às teclas de acesso rápido e ao touchpad com função numérica.
VAIO
Seus destaques são os lançamentos mundiais feitos em abril deste ano, em parceria com a Vaio do Japão. “São duas famílias, Vaio FE14 e Vaio FE15, que trazem ao mercado o que há de mais moderno”, afirma o diretor de negócios PC Consumer da Positivo Tecnologia, responsável pela distribuição dos produtos Vaio no Brasil.
Os equipamentos têm a décima geração de processadores Core i5 e i7 da Intel, acesso a disco através de SSD ultrarrápido com a tecnologia NVME, com velocidade quatro vezes superior, teclado com resistência à água no FE14 e bateria com autonomia de sete horas.
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 136 – Por Leda Cavalcanti