Portal Eletrolar.com

Notícias

Setor de serviços recua pelo terceiro mês seguindo, aponta IBGE

Queda foi de 0,7% no mês em março e de 2,3% perante um ano antes

O volume de serviços prestados no País recuou 0,7% em março, na comparação a fevereiro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro mês consecutivo de queda do setor, após baixa de 0,6% em fevereiro e de 0,4% em janeiro.

Perante março de 2018, o volume de serviços diminuiu 2,3%. O resultado interrompe sete taxas positivas consecutivas, mas é influenciado pelo calendário: março deste ano teve dois dias úteis a menos.

De janeiro a março, os serviços tiveram alta de 1,1%. No acumulado em 12 meses, o setor avançou 0,6%.

A receita nominal de serviços, por sua vez, cedeu 0,6% em março, frente ao mês imediatamente anterior, mas aumentou 1,1% em relação a um ano antes. No ano, houve expansão de 4,3% e, em 12 meses, elevação de 3,5%.

O desempenho do setor de serviços era aguardado por analistas após resultados fracos da indústria e do varejo, que apresentaram queda de 1,3% e alta de 0,3%, respectivamente, frente ao mês imediatamente anteriormente.

De janeiro a março, o volume de serviços encolheu 0,6% em relação aos três meses anteriores, interrompendo uma sequência de dois trimestres de recuperação do setor.

Fonte: Valor Econômico

publicidade