Samsung versus Inovação: Simbiose perfeita
A marca está presente no Brasil há mais de 35 anos
Quando se fala em Samsung, a primeira ideia que vem à mente é a de inovação. Não é para menos, pois há muito sua imagem está ligada aos avanços tecnológicos para os mais diversos consumidores. É curioso lembrar que a trajetória da empresa teve início com a produção de noodles, perto de 1938, no período pós-guerra. O fundador começou com uma empresa de exportação de alimentos e, como todo bom empreendedor, fez a companhia evoluir e atuar em novas áreas.
Por Leda Cavalcanti
O crescimento da marca foi constante ao longo dos anos até ela se posicionar como é reconhecida até hoje: Samsung Electronics, que se desenvolveu na década de 1970 com televisores preto e branco. Desde então, investe em sua linha de produção e a diversifica com a fabricação de semicondutores, mobile e consumer electronics. Tem o maior portfólio de smartphones 5G no Brasil e, em 2022, chegou a 52% de market share no segmento.
Nesta entrevista exclusiva, Gustavo Assunção, vice-presidente de mobile experience da Samsung Brasil, e Antonio Quintas, vice-presidente de mobile experience da Samsung América Latina, falam sobre a história, o desenvolvimento e o trabalho da empresa.
A que se deve o vertiginoso crescimento da empresa no Brasil?
Gustavo Assunção – A Samsung está presente no Brasil há mais de 35 anos. Como um de nossos pilares é a inovação, estamos na constante busca de desenvolver produtos que atendam a diferentes necessidades e anseios dos consumidores. E, por isso, é necessário conhecer todos os perfis de usuários para, diante de tantas possibilidades, nos desafiarmos a criar produtos que atendam aos diversos nichos de mercado. Ao mesmo tempo, temos investimentos sólidos em centros de pesquisa e desenvolvimento em Manaus (AM) e Campinas (SP), onde estão nossas fábricas. Isso nos permite desenvolver novas tecnologias e recursos que as pessoas sequer imaginam que possam existir.
Essa mistura entre promover o novo e o surpreendente, ao mesmo tempo que ouvimos constantemente o feedback do nosso consumidor – aliada à presença de décadas no Brasil e à nossa relação com as necessidades do brasileiro –, cria um diferencial competitivo importante para a Samsung. A partir dessa linha estratégica, a empresa passou a se fortalecer no mercado brasileiro, ganhando consistência e construindo uma conexão sólida com seus consumidores.
Quais os maiores diferenciais da Samsung?
GA – A empresa sempre desafiou o que é possível com a tecnologia, criando e oferecendo ao mercado ampla gama de produtos inovadores, antecipando muitas vezes as necessidades dos usuários e, ao mesmo tempo, desenvolvendo soluções que vão redefinir o futuro. Com essa linha de pensamento, o consumidor brasileiro passou a se conectar com a Samsung de forma cada vez mais sólida e a participar de experiências, fortalecendo ainda mais os laços com a marca.
O que é produzido em cada uma das fábricas?
GA – Em Manaus (AM), são produzidos smartphones, smartwatches, notebooks, tablets, TVs, monitores e ar-condicionado. Em Campinas (SP), smartphones, notebooks e tablets. Temos mais de 10 mil funcionários no País.
Como atuam os centros de desenvolvimento tecnológico da empresa?
GA – A Samsung tem centros de capacitação tecnológica e desenvolvimento de soluções na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus (UEA). Todos contam com infraestrutura moderna voltada para treinamentos, eventos e atividades práticas para desenvolvedores, designers, empreendedores, estudantes universitários e interessados em geral.
Dentre as atividades desenvolvidas, está o Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica, que oferece, mensalmente, grades de cursos e atividades de desenvolvimento gratuitas, presenciais e online. As grades são compostas por temas diversos nas áreas de tecnologia e inovação, com programação aberta ao público em geral e ministrada por educadores das universidades parceiras do programa.
A Samsung também tem atuado para fomentar o desenvolvimento de tecnologias ligadas à inteligência artificial no País, com investimentos na criação de um ecossistema envolvendo a empresa, centros de P&D e universidades. Com o intuito de assegurar uma abordagem integral e estrutural, o Ecossistema Samsung de Inteligência Artificial fundamenta-se em três pilares básicos: educação, pesquisa e desenvolvimento de aplicações.
Na área de educação, a empresa tem estabelecido parcerias com importantes universidades para promover Programas de Residência de Software em Inteligência Artificial que capacitem profissionais para combater a carência de pessoal qualificado na área de tecnologia. Em pesquisa, vem fomentando a criação de Centros de Excelência em Inteligência Artificial, e o projeto Viva Bem é a primeira iniciativa nesse sentido. O desenvolvimento de aplicações acontece quando a empresa colabora para que os resultados obtidos sejam implementados na sociedade, inclusive por meio de seus produtos e serviços, promovendo inovações frequentes em âmbito global.
O que mudou para a empresa com a pandemia?
GA – Mesmo com a mudança do físico para o online, não deixamos de fazer nossos lançamentos e trazer novidades para o consumidor. Nós nos adaptamos e entregamos de uma forma diferente. Apesar da distância física, nunca estivemos tão conectados. E essa conexão só foi possível graças à tecnologia e à integração com nossos parceiros comerciais.
A pandemia foi um período novo e de adaptação para todos nós. As pessoas buscaram produtos com melhor tecnologia, que tivessem conectividade com outros aparelhos, para facilitar uma nova rotina que foi imposta. Para atender esse consumidor, que não podia mais ir às lojas, readequamos nosso e-commerce, entregando uma experiência imersiva online. O fato de a Samsung ter uma operação consolidada no Brasil nos deu uma segurança maior para essa adequação.
Temos compartilhado uma única certeza: as pessoas saíram mais tecnológicas desse período, e as empresas, ainda mais humanizadas. Essa nova realidade trouxe reflexos nas duas pontas: no comportamento do consumidor – que passou a buscar, cada vez mais, produtos diretamente conectados às suas diferentes necessidades diárias, como a integração entre produtividade, lazer e criatividade – e nas diretrizes da indústria, cujo principal objetivo foi identificar, de maneira ainda mais assertiva, como determinado conjunto de recursos é útil na rotina dos consumidores.
Quais as tendências em produtos para os próximos anos?
GA – O consumidor dos próximos anos tende a priorizar dispositivos que facilitem a realização de tarefas diárias, além da possibilidade de acompanhá-lo em uma rotina cada vez mais dinâmica. Mobilidade, desempenho e alta performance serão, cada vez mais, características indispensáveis. Estamos sempre pensando no futuro. Um exemplo é a casa conectada, um mercado bastante promissor, que vem crescendo nos últimos anos, e a Samsung entende que o conceito está cada vez mais em alta. Nosso trabalho é trazer mais personalização aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos para não apenas mudar os produtos que projetamos, mas também o relacionamento dos usuários com seus equipamentos, de modo que possam se beneficiar de experiências domésticas totalmente novas.
Desde 2018, a Samsung conta com a plataforma de conectividade SmartThings, para tornar a casa mais inteligente. Usando o aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS, a conexão com outros aparelhos acontece de um jeito fácil, e é possível sincronizar e comandar equipamentos conectáveis da marca, como televisores, lava e seca, geladeiras, aspiradores robôs e ar-condicionado, para se adequarem ao estilo de vida do usuário.
O mercado gamer é uma aposta?
GA – O crescimento do mercado gamer no Brasil é uma realidade que vem ganhando destaque ano a ano. A Samsung lançou em 2022 uma série de produtos e soluções nesse segmento, como a Neo QLED Gaming TV QN90, a primeira TV de alto rendimento para gamers, com taxa de atualização de 144 Hz, tela Super Ultra Wide e outros recursos específicos para jogos, além da expansão da família de monitores gamers Odyssey.
Outro destaque foi o Samsung Gaming Hub, nova plataforma de streaming de jogos disponível nas Smart TVs Samsung 2021 e 2022, que viabiliza uma experiência em games completa, sem limitação de armazenamento, necessidade de download ou mesmo de um console. A plataforma traz um catálogo com milhares de títulos. Nossa meta foi ampliar o relacionamento com a comunidade gamer.
Na linha branca, são quantos produtos?
GA – Temos 70 tipos de produtos em linha branca, entre modelos de geladeira, lava e seca, lavadoras, secadoras, robôs aspiradores e aspiradores verticais sem fio. As pessoas, hoje, procuram produtos mais sofisticados, que atendam plenamente às suas necessidades, principalmente a partir do momento em que passaram a viver mais tempo dentro de casa. Já faz tempo que produtos premium, com recursos específicos em nível de excelência, deixaram de ser supérfluos, passando a representar uma melhora real e significativa na qualidade de vida de toda a família, e isso fez e segue fazendo toda a diferença no comportamento de compra.
Em 2022, a marca lançou a geladeira Family Hub, na versão Side by Side, ficando com dois modelos com essa tecnologia, um Side by Side e outro FDR. O consumidor brasileiro também pode contar com os modelos de lavadoras e lava e seca de 11 e 13 quilos, os mais inteligentes do mercado, com o novo conceito AI Control, um painel totalmente digital com tecnologia de IA, que permite conexão via SmartThings. E mais a linha Bespoke de geladeiras, em que é possível escolher as cores e os formatos dos refrigeradores. A Samsung acredita que a personalização de produtos é uma das grandes tendências atuais.
É difícil para uma empresa ser competitiva no Brasil?
GA – Por uma estratégia global, não abrimos números de vendas, mas podemos dizer que a Samsung é a líder em diversos segmentos. Tem o maior portfólio de smartphones 5G do País, com 25 dispositivos que cabem em todos os bolsos. O mesmo ocorre em TVs, com um total de 63 modelos disponíveis. Isso nos coloca numa posição privilegiada quando pensamos em competitividade.
Também precisamos reforçar diferenciais como a fabricação local, os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além da rede de lojas e centros de serviço. São dois centros de serviço, em Manaus (AM) e em Campinas (SP), e dois centros de P&D nas mesmas regiões, além de mais de 300 pontos de venda exclusivos (Samsung Stores e quiosques) e uma forte aliança com as principais operadoras e varejistas.
Nosso compromisso com o Brasil é e continuará sendo de longo prazo. Estamos presentes aqui há mais de três décadas, investindo na fabricação local, no desenvolvimento de produtos e numa estrutura de vendas e suporte que fortalece nossa relação com os brasileiros e nos ajuda a ser uma empresa mais produtiva. Nossa estratégia robusta de affordability também é fundamental no processo de democratização do acesso à inovação.
Em relação à produtividade, acreditamos que a educação é o principal caminho para que um país se desenvolva de forma sustentável. A Coreia do Sul é um bom exemplo de como o investimento em educação tem papel fundamental no desenvolvimento de um país. A liderança em inovação da Samsung, assim como a expansão nas últimas décadas para se tornar uma líder global em tecnologia, mostra como investir na formação é um caminho fundamental para o sucesso.
Como a empresa avalia o ano de 2022?
GA – Certamente, foi de muitos desafios e conquistas, mas vamos usar a criatividade e a parceria com nossos canais para estimular o consumo dos produtos e serviços da Samsung nos próximos anos. Tivemos grandes conquistas. As novidades nas linhas de TVs, monitores e eletrodomésticos surpreenderam os consumidores. Citamos o dispositivo The Freestyle, que revoluciona a forma de consumir conteúdo audiovisual. A Samsung continuará com seu compromisso de constante inovação e, muito em breve, vamos desafiar os limites do que os eletrônicos podem fazer.
Quais as ações da empresa voltadas à sustentabilidade?
GA – Um de nossos principais pilares é a sustentabilidade. Seguiremos firmes no compromisso de minimizar nosso impacto ambiental, ajudando as pessoas a adotarem estilos de vida mais ecológicos. De agora até 2025, passaremos a utilizar materiais reciclados em todos os nossos produtos, eliminaremos plásticos das embalagens, obteremos consumo zero de energia em espera para nossos carregadores de smartphone e deixaremos de destinar resíduos para aterros sanitários em nossas instalações de fabricação em todo o mundo.
A Samsung é a única fabricante no País com vários modelos de refrigeradores que correspondem à mais alta classificação de eficiência energética do Inmetro, A+++, além de máquinas lava e seca que são nº 1 em economia de água. Os modelos de ar-condicionado geram economia de até 77%, comparando o modo “resfriamento rápido” com o WindFree. O programa de embalagens Eco-packaging já alcançou o potencial de transformar, por ano, cerca de 300 mil toneladas de embalagens de TV em objetos úteis, como casinhas para pets, jogos e até móveis. Para a produção do controle remoto SolarCell, que é alimentado por energia solar e pode ser recarregado por luz interna, luz externa ou via USB, utilizamos material reciclado e retiramos milhões de pilhas de circulação por ano – estima-se que, em sete anos, é possível evitar o descarte de 99 milhões de pilhas AA. Queremos colocar a sustentabilidade no centro de tudo, expandindo o uso de materiais reciclados em todos os dispositivos móveis e eletrodomésticos nos próximos três anos.
No varejo, a Samsung foca em lojas de alto nível?
GA – Todos os nossos canais do varejo são nossos sócios, sejam as lojas que comercializam linhas de produtos premium, sejam os pequenos, médios e grandes varejistas, parceiros essenciais da nossa operação no País. A participação das vendas de produtos premium no Brasil ainda é baixa, quando comparamos com outras regiões que apresentam estrutura socioeconômica semelhante à nossa. Naturalmente, produtos mais sofisticados, com mais recursos, requerem atenção maior, pois necessitam de uma venda assistida para que possamos explicar todos os benefícios.
No futuro, serão mais lojas físicas ou online?
GA – Nossos parceiros comerciais foram muito competentes e apresentaram um progresso extraordinário em termos de ominicanalidade. Creio que estamos em um estágio muito avançado, mesmo quando comparados a mercados mais maduros. A jornada de compra varia muito para cada produto e serviço, e precisamos estar atentos a isso. As restrições da pandemia fizeram muitas pessoas comprarem determinadas categorias pela internet, mas as lojas físicas ainda apresentam relevância para outras. O fato é: não existe uma regra aplicável para todos os modelos.
UNIVERSO MOBILE SAMSUNG
Em 2023, todos os novos modelos de smartphones da marca serão compatíveis com as redes 5G, adianta Antonio Quintas, vice-presidente de mobile experience da Samsung Brasil.
Em que momento se deu o grande salto da Samsung em mobile?
Antonio Quintas – Desde o lançamento de seu primeiro telefone com câmera, o SCH-V200, em 2000, a empresa se consolidou como protagonista na indústria de dispositivos móveis. O grande salto ocorreu no lançamento da linha Galaxy S, a partir de 2010. Ali, a Samsung não apenas assumiu a liderança no então promissor mercado de smartphones, como passou a definir os padrões para a indústria de produtos mobile.
Foi a Samsung que apostou nos smartphones de tela grande, com o Galaxy Note, em 2011, quando o mercado acreditava que o caminho eram dispositivos menores. Mais recentemente, quebrou paradigmas com os smartphones dobráveis da linha Galaxy Z. Mas o protagonismo não se resume a smartphones. Fazem parte do ecossistema Galaxy notebooks, tablets, smartwatches e fones de ouvido sem fio.
Quanto a marca detém do mercado de smartphones?
AQ – É líder tanto no segmento geral como nos modelos premium. Também temos o maior portfólio de dispositivos 5G do mercado, o que nos coloca numa posição bastante importante na disputa por um consumidor que elegeu o 5G como um dos principais motivos para comprar um smartphone novo.
Quais as perspectivas com o 5G?
AQ – A Samsung desempenhou um papel fundamental para o progresso da rede 5G. Globalmente, contribuiu para o desenvolvimento de padrões da indústria, projetou semicondutores, criou dispositivos 5G e instalou equipamentos de rede ao redor do mundo. Sua vasta experiência com a tecnologia em outros países faz com que esteja preparada para iniciar a operação conforme a disponibilidade da rede se expanda pelo Brasil.
Acreditamos que 2023 será o grande ano dos dispositivos 5G no Brasil. O interesse está em alta de acordo com diversas pesquisas do mercado. Segundo um levantamento da Mindminers, realizado para a Black Friday de 2022, ser compatível com 5G já é o segundo principal motivo que faz com que as pessoas queiram comprar um smartphone. Em 2023, todos os modelos de smartphones que lançaremos serão compatíveis com as redes 5G.
A que se deve o sucesso da linha Galaxy?
AQ – À capacidade da Samsung de buscar a inovação a partir de uma equação que une os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (e a capacidade de surpreender as pessoas com novas tecnologias) a um processo constante de escuta de fãs da marca para entender quais são os recursos mais usados, quais devem ser aprimorados e como o smartphone pode tornar a vida delas mais eficiente e prazerosa. No Brasil, soma-se o fato de estarmos presentes aqui há mais de 35 anos, com fabricação local, centros de pesquisa e desenvolvimento, além de uma grande rede de lojas próprias e centros de serviço. Isso faz com que a Samsung conheça como ninguém as pessoas que usam seus dispositivos no dia a dia.
Em smartphones, quais são os destaques?
AQ – Trabalhamos com quatro linhas de dispositivos: Galaxy S, Galaxy Z (nossos modelos premium), além do Galaxy A e Galaxy M (modelos intermediários). Assim, conseguimos oferecer o mais amplo e democrático portfólio de smartphones 5G do País, com 25 modelos, com variados preços.
Na linha Galaxy Z, os destaques são os dobráveis Z Fold4 5G e Z Flip4 5G. Com o Z Fold4 5G, é possível aproveitar o display de 7,6” e contar com o Modo Flex: deixando o aparelho parcialmente dobrado, você assiste a um filme em metade da tela e pode utilizar outro aplicativo na outra metade. O Z Fold4 5G é a ferramenta de multitarefa mais poderosa da Samsung. O Z Flip4 5G tem design ergonômico que se encaixa em qualquer bolso e, ao dobrá-lo parcialmente, ativando o Modo Flex, é possível registrar selfies e fotos em grupos sem utilizar as mãos, fazendo desse smartphone dobrável o seu próprio tripé. É perfeito para os criadores de conteúdo.
Na linha S22, os mais recentes são o Galaxy S22 5G, S22+ 5G, S22 Ultra 5G. Além do alto desempenho de processador e bateria, trazem o Nightography, um conceito que une câmeras poderosas com a Inteligência Artificial no processamento das imagens, o que resulta em fotos e vídeos de alta qualidade, brilho e definição mesmo em situações de baixa iluminação. Na linha S, a versão S21 FE 5G (FE, sigla para Fan Edition) traz alto desempenho, câmeras poderosas e outras novidades incorporadas graças ao feedback dos fãs da linha Galaxy S21. Na linha A e M, os destaques são o A73 5G e o M53 5G, com taxa de atualização de 120 Hz, um recurso premium que torna a imagem mais fluída, algo especialmente apreciado por quem gosta de jogar games no smartphone. Esses modelos são compatíveis com a nova rede móvel 5G e contam com processador poderoso.
Quais os mais recentes notebooks e tablets?
AQ – Na frente de notebooks, os mais recentes lançamentos fazem parte da linha Galaxy Book2: são os modelos premium Galaxy Book2 Pro e o Galaxy Book2 360, anunciados em agosto de 2022, e também o Galaxy Book2. Ambos têm foco em conectividade – por meio do Ecossistema Galaxy – e performance, para oferecer uma experiência completa. Desenvolvidos com o DNA móvel dos smartphones, os notebooks combinam mobilidade, segurança elevada, flexibilidade e bateria de longa duração.
Em tablets, os mais recentes são os modelos premium da série Galaxy Tab S8 5G. São eles: Galaxy Tab S8+ 5G e Galaxy Tab S8 Ultra 5G. Ambos vêm com a S Pen na caixa e são habilitados para a tecnologia de conexão 5G. São produtos portáteis e projetados para oferecer o máximo de conectividade e mobilidade. E, no início de 2002, anunciamos o Galaxy Tab S8 5G, que também faz parte da família Galaxy Tab S8, e o Galaxy Tab A8.
A história da empresa pode ser dividida em décadas?
AQ – A Samsung tem uma relação de mais de 35 anos com o Brasil, país que representa um mercado muito relevante para a estratégia da empresa. Localmente, foi fundada em 1987. Globalmente, a Samsung Electronics foi fundada em 1969, está presente em 73 países e possui 217 subsidiárias. Ao todo são 38 unidades fabris, 38 centros de P&D e 7 Design Centers espalhados em cinco continentes. Em Seul, na Coreia do Sul, foi criado o AI Center, que inclui sete laboratórios em mais quatro países: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia. Seguimos atentos às tendências e ao comportamento das pessoas para continuarmos inovando e impulsionando o mercado. Somos protagonistas no mercado de smartphones no Brasil. No mercado de TVs, a Samsung é líder global há mais de 16 anos, tendo sido pioneira em aparelhos 8K e, mais recentemente, na tecnologia dos miniLEDs.
Datas marcantes da empresa
- 1986: Samsung chega ao Brasil com a venda de monitores e discos rígidos.
- 1988: Lançamento do primeiro celular da marca, o SH-100.
- 1998: Primeira TV Digital do mundo.
- 2004: Maior TV LCD (46’’) do mundo.
- 2005: Início das vendas de TVs de plasma no Brasil (produto importado).
- 2006: Início da era Slim Tube no Brasil, a mais recente inovação em TV de tubo CRT.
- Mercado de TV de plasma e LCD começa a crescer no Brasil, apesar de 95% do volume de vendas ser de televisores de tubo.
- Início da substituição de TV de tubo por TV LCD no Brasil (até 2009).
- 2007: Início do movimento da troca de TV LCD por Full HD no Brasil. Venda do primeiro modelo Full HD da Samsung. A empresa contava com 25,5% de market share (GFK).
- 2008: Primeira TV com borda dual-color do mundo.
- Samsung inova com a venda de TV Smart 40’’ no Brasil. Participação de mercado de 24,9% (GFK).
- 2009: Lançamento do primeiro smartphone Android da Samsung, o Galaxy (i7500)
- 2009: Lança a TV mais fina (29,9 mm) do mundo.
- Introdução de telas com iluminação LED no Brasil, TVs mais finas com vida mais longa. A Samsung fechou o ano com 27,3% de market share.
- 2010: Lançamento do primeiro Samsung Galaxy S.
- 2010: Entra no mercado de notebooks já com fabricação no Brasil.
- 2010: Primeira loja de apps para TVs do mundo.
- Primeira TV Full HD 3D do mundo.
- 2011: Apresenta o Galaxy Note e a S Pen.
- 2011: Lançamento do Samsung Galaxy SII.
- 2012: Samsung é classificada como a maior fabricante de celulares do mundo pela IHS iSuppli.
- 2013: Primeira TV curva do mundo.
- Samsung começa as vendas de TVs 4K no Brasil e conquista 30% de market share (GFK).
- 2014: Primeira TV UHD flexível do mundo.
- Maior TV UHD curva (105’’) do mundo.
- Renascimento das TVs de plasma com o futebol. No Brasil, a Samsung construiu sua estratégia centrada no plasma. No mesmo ano, entra no mercado com as TVs de tela curva. Nesse ano, capturou 36,3% da participação de mercado.
- 2015: Lança no Brasil a SUHD: Smart TV e atinge 36,1% de market share (GFK).
- Anuncia que no Brasil todas as Smart TVs lançadas operam com o Sistema Tizen.
- 2016: Única TV SUHD com display de pontos quânticos livre de cádmio do mundo.
- Samsung ensina os consumidores no Brasil a reconhecer a tecnologia 4K (White Pixel Campaign): 4K é Samsung. Fecha o ano com 42,6% de market share.
- 2016: Lança o Samsung Pay no Brasil.
- 2017: Lançamento do Galaxy S8.
- 2017: Lançamento do primeiro notebook gamer, o Oyssey.
- 2017: Nova categoria QLED, que oferece qualidade de imagem, design e experiência de uso. Lançamento, no Brasil, propõe redefinir a experiência de assistir TV.
- Divulgação da nova linha de TVs UHD 4K na qual todos os modelos continuam com painéis RGB, sem o sub-pixel branco, garantindo nitidez de imagem. Chega ao Brasil com ampla variedade de produtos e especificações diferentes.
- Anúncio da The Frame, TV UHD 4K que parece uma moldura suspensa em uma parede quando o “Art Mode” está ativado. Lança no Brasil o modelo de 55”.
- 2018: Entra no mercado de smartwatches com o Galaxy Watch.
- 2018: Apresenta novas QLED TVs no Brasil. Modo Ambiente, Única Conexão Invisível e Inteligência Artificial são algumas das grandes inovações.
- Lança novas TVs UHD 4K no Brasil. Oferece design diferenciado, otimiza a organização de cabos e pode controlar outros equipamentos inteligentes.
- 2019: Samsung apresenta o Galaxy Buds.
- 2019: Apresenta o Galaxy Watch Active.
- 2019: Comunidade Samsung Members chega ao Brasil.
- 2019: Samsung apresenta globalmente o primeiro smartphone 5G.
- 2019: Lançaa primeira TV QLED 8K do mercado brasileiro, além de um novo portfólio de TVs QLED 4K e modelos UHD 4K. No segundo semestre, traz ao País um novo modelo da The Frame, também com tecnologia QLED.
- 2020: Apresenta a nova categoria de TVs 4K – Crystal UHD – ao mercado brasileiro e novos modelos QLED 4K e 8K. Lança, também, a The Sero e a The Frame 2020 com a adição do Modo Ambiente 3.0.
- 2021: Lança o primeiro smartphone 5G intermediário do Brasil, o A32 5G.
- 2021: Apresenta a 3ª geração de dobráveis Galaxy Z (Z Fold3 5G e Z Flip3 5G), consolidando esse formato no mercado mainstream. São os primeiros dobráveis do mundo com resistência à água IPX8.
- 2021: Lança o Galaxy Watch4 e o Watch4 Classic, os primeiros smartwatches do mundo a realizar a Análise de Impedância Bioelétrica, que calcula a composição corporal do usuário.
- 2021: Samsung apresenta o Galaxy for The Planet, uma série de compromissos para lidar com a crise climática global.
- 2021: Lança o Samsung Sempre Novo, plano de assinatura de smartphones premium da marca.
- 2021: Chegada da tecnologia Mini LED no novo line-up de televisores Neo QLED 4K e 8K e dos projetores The Premiere. Amplia a categoria Lifestyle com a The Serif. Reforça seu compromisso com um mundo mais sustentável com o conceito Going Green. Todo o portfólio de TVs conta com as embalagens Eco-Package, que podem ser transformadas em brinquedos, casa de pet ou porta-revistas. Traz o controle remoto SolarCell movido a energia solar ou pela própria iluminação, dispensando o uso de pilhas.
- 2022: Lançamento do S22 Ultra 5G e do Nightography.
- 2022: Democratiza tecnologias da linha premium S22 em novos smartphones da linha Galaxy A.
- 2022: Possui 54,2% de market share no segmento e o maior portfólio de smartphones 5G do País, com 25 modelos nas mais variadas faixas de preço.
- 2022: Lança a 4ª geração de dobráveis Galaxy Z (Z Fold4 5G e Z Flip4 5G).
- 2022: Apresenta os novos notebooks da série Galaxy Book2, composta pelo Galaxy Book2, Galaxy Book2 360 e Galaxy Book2 Pro. Em tablets, lança o Galaxy Tab S8 Ultra 5G e o Galaxy Tab S8+ 5G.
- 2022: Lança, no Brasil, o primeiro projetor smart portátil da marca, The Freestyle. Chegada da Neo QLED QN90, a 1ª TV de alto rendimento para gamers, e disponibiliza o Samsung Gaming Hub, plataforma de streaming de jogos disponível nas Smart TVs Samsung 2022, que viabiliza uma experiência em games sem limitação de armazenamento e sem a necessidade de download ou de um console.
Fonte: Eletrolar News #152