Renault E-Tech 100% electric days chega à segunda edição com discussões sobre eletrificação, soluções de mobilidade e ESG
Lançamento do Megane E-Tech e exposição da gama 100% elétrica da marca
O Parque Ibirapuera recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Renault E-Tech 100% electric days, um seminário de eletrificação e soluções de mobilidade, promovido pela Renault do Brasil, que reúne fornecedores, clientes, poder público e empresas para discutir o futuro da mobilidade no Brasil. O evento, aberto ao público, ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, dentro do Parque Ibirapuera (SP), irá fomentar debates sobre eletrificação, soluções de mobilidade e a estratégia ESG.
A presença da Renault no Parque Ibirapuera reflete o novo posicionamento da marca e a parceria com a Urbia, responsável pela gestão do Parque. Como resultado, em junho deste ano, as quadras de saibro foram totalmente renovadas, e já estão disponíveis para uso da população. Outros projetos estão previstos.
“Realizar novamente o Renault E-Tech 100% electric days no Ibirapuera, é motivo de grande orgulho para nós, em especial neste palco plural que é o Pavilhão das Culturas Brasileiras. É um ambiente que vem de encontro com os valores da Renault, uma marca humana, calorosa, inovadora e responsável, que possui os conceitos de ESG no centro da construção da nossa estratégia de negócios”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault.
Durante os dois dias de evento, o Renault E-Tech 100% electric days promoveu diversas palestras e painéis de discussão, com a participação de renomados especialistas do ecossistema de mobilidade sustentável e ESG.
No dia 21, as discussões iniciaram com a abertura do evento, conduzida pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. Na sequência, o presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores –, Marcio de Lima Leite, traça um panorama sobre o futuro da eletrificação no Brasil. Uallace Moreira Lima, secretário do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços concluiu a cerimônia de abertura.
O primeiro dia de palestras foi encerrado com a apresentação de Masao Ukon, managing diretor & senior partner da consultoria Boston Consulting Group (BCG), que apresentará o caminho da descarbonização no setor automotivo.
O segundo dia de evento, focado nos painéis de discussão sobre eletromobilidade, descarbonização, ESG, dentre outros temas. No painel “Desafios da eletrificação nas cidades”, empresas, fornecedores e fabricantes irão apresentar soluções, cases e debater o tema, sob moderação do jornalista Marcos Rozen, editor do canal Use Elétrico. A descarbonização como estratégia de negócio será outro importante painel que terá a participação de sistemistas, consultores e fabricantes do setor automotivo, sob a moderação da editora-chefe da Automotive Business, Giovanna Riato.
Durante o Renault E-Tech 100% electric days, o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini falará sobre as ações realizadas nos 30 anos da instituição.
O evento também foi palco para discussões sobre ESG, como o painel “ESG, da teoria à prática dentro das empresas e o seu impacto na sociedade”, que terá a participação do vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira e especialistas do setor privado, com a moderação de Denise Hills, pioneira dos ODS para Finanças Sustentáveis da ONU.
Já o painel “As oportunidades do ‘S’, dentro do ESG gerando impacto social”, teve a participação de autoridades no tema, sob a moderação da jornalista Lana Pinheiro, editora do canal “ESG por Lana Pinheiro”.
Participaram dos diferentes painéis a AMBEV, Anfavea, Automotive Business, BCG, Enel Brasil, ESG por Lana Pinheiro, Grupo CCR, Instituto Renault, Instituto Patrícia Medrado, Instituto Ayrton Senna, Mobilize, ONG Gastromotiva, Raízen Power, Robert Bosch América Latina, SEED Consultoria em Sustentabilidade, Universidade Zumbi dos Palmares, Use Elétrico e WEG.
Fonte: Renault