Programa de descarte correto de eletrônicos da Via cresce 74% em um ano
Na Semana de Meio Ambiente (05 a 09/06) a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e e-commerce do Extra, revela que, em 2022, o seu programa de reciclagem, o Reviva, contabilizou 4,7 toneladas de eletroeletrônicos encaminhados para o descarte correto – um crescimento de 74% em relação a 2021. Esse projeto tem parceria com a Green Eletron e recolhe equipamentos usados ou quebrados descartados pelos clientes nos mais de 500 coletores instalados nas lojas da Via.
No ano passado, em outra frente do Reviva, foram recicladas 3,5 mil toneladas de resíduos gerados nos escritórios, nas lojas e nos centros de distribuição da Via como plástico, isopor, papel e papelão, o que contribuiu para a geração de renda de 250 famílias de 12 cooperativas parceiras que fazem a reciclagem desses materiais.
Vale destacar que, além da coleta e destinação de resíduos eletroeletrônicos, o Departamento de Assistência Técnica (DAT) da Via também contribui com a diminuição do impacto ambiental, gerando recuperação de produtos e enviando peças para reciclagem e sucata.
Energia limpa e renovável
A Via também busca diminuir o impacto no meio ambiente por meio da redução da emissão de CO2. Em 2022, a companhia ultrapassou a sua meta de 50% e a atingiu a marca de 61% de energia adquirida de fontes limpas e renováveis em 2022. Para alcançar esse objetivo, a companhia investiu na migração de energia em suas unidades. Algumas lojas com consumo de baixa tensão, passaram a usar proveniente de geração distribuída, como usinas solares. Já nas lojas e unidades de média e alta tensão, a Via passou a adquirir energia incentivada renovável, como usinas eólicas, de biomassa, solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), por meio do Mercado Livre de Energia. O compromisso da empresa é atingir 90% de energia renovável até 2025.
Fonte: Via