Pesquisa mostra que há 342 milhões de dispositivos móveis no Brasil
O Brasil tem hoje 342 milhões de dispositivos portáteis entre smartphones, notebooks e tablets, mostrou a 31ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas 2020 apresentada nesta quinta-feira (04.06) por seu realizador, Fernando Meirelles, professor titular de TI e fundador do FGVcia.
O estudo, que há mais de 30 anos analisa o uso de TI nas empresas, constatou que houve uma evolução. Hoje, as grandes e médias empresas destinam 8% de seu faturamento para investimento em tecnologia. “A transformação digital vai ser acelerada em 2020, as empresas vão investir mais que em 2019”, diz Fernando.
Entre os segmentos, os de serviços e o bancário são os que mais investem, com 11,3% e 11%, vindo a seguir a indústria, com 4,8%, e o comércio, com 3,8%. O smartphone é o mais utilizado nas operações com bancos e nas mídias sociais. No cenário atual, a cada televisão vendida são comprados quatro smartphones.
Nessas três décadas de pesquisa, as vendas de computadores cresceram 13% até o ano de 2013, depois tiveram queda e hoje o que se observa é um mercado estável, que chega a um computador por habitante. Atualmente, o Brasil tem nove computadores para cada 10 habitantes. A média é de dois dispositivos digitais por habitante. Em telefonia, é 1,1 aparelho por habitante.
O trabalho no esquema de home office, bem como o estudo à distância deverão deixar marcas permanentes e movimentarão o mercado, destaca Fernando. “Prever vendas no cenário atual é complicado, mas acredito que elas serão maiores. Isso, porém, é crença e não estatística”.
Redação Eletrolar News – Por Leda Cavalcanti