Páginas Verdes – NEWS
PENSE VERDE, RESPONSABILIDADE & SUSTENTABILIDADE.
ACER DO BRASIL
“Vamos avançar em direção à meta de reduzir o consumo médio de energia dos computadores pessoais em 45% até 2025.”
por Leda Cavalcanti
Caroline Raimundo tem mais de 18 anos de experiência em marketing, branding e vendas para os setores de consumo, tecnologia, informática e telecomunicações. Há 13 anos atua na Acer e há dois lidera a área de marketing da empresa na América Latina. Formada em comunicação social pela Faculdade Anhembi Morumbi, possui especialização em gestão empresarial com ênfase em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde também fez o P em marketing executivo. Anteriormente, passou pelas áreas de marketing e vendas de outras empresas globais, como a Tim e a Melitta.
Em conformidade com as políticas de ESG, a Acer implantou o Comitê de Sustentabilidade Corporativa (CSC), que tem a participação de toda a liderança executiva. É responsável por aprovar as visões de sustentabilidade. O CSC cria grupos de trabalho em governança corporativa, gestão de riscos, inovação e ciclo de vida do produto e em gestão ambiental e da cadeia de suprimentos, que tratam dessas questões nos vários departamentos, facilitando a comunicação, a coordenação e o planejamento.
A cada ano, a empresa prioriza suas atividades com a avaliação de materialidade e das demandas de vários stakeholders. Integra critérios ESG em sua estratégia de negócios e na tomada de decisões por meio de iniciativas como a promoção de práticas sustentáveis e responsáveis na cadeia de suprimentos, o desenvolvimento de produtos energeticamente eficientes com o uso de materiais sustentáveis e a implementação de programas de reciclagem. Une funcionários e parceiros.
No caso de parceiros, também prioriza a cooperação com os que são dedicados às causas sociais, como visto no Projeto Humanity e no programa Earthion. Os principais desafios incluem responder às crescentes expectativas ambientais e sociais de seus muitos stakeholders, garantindo que a Acer tenha um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, aumentando a conscientização dos consumidores sobre a importância da sustentabilidade.
PÁGINAS VERDES – Quais os principais compromissos da empresa nos temas ESG?
Caroline Raimundo – Estabelecemos várias metas de curto prazo a serem alcançadas até 2025 nas áreas de economia circular, mudanças climáticas e impacto social. Em economia circular, a meta é incorporar de 20% a 30% de plásticos de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR) em computadores e monitores. Para mudanças climáticas, o Grupo Acer tem como objetivos alcançar 60% de uso de eletricidade renovável, reduzir o consumo médio de energia dos computadores em 45% em comparação com 2016 e garantir que 80% dos fornecedores críticos estejam comprometidos com a RE100 ou estabeleçam metas de redução de carbono (SBTs). Na área de impacto social, a meta é ter mais de 90% dos funcionários engajados no Projeto Humanity. A longo prazo, a Acer se comprometeu a usar 100% de energia renovável até 2035 e zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. Também está comprometida com iniciativas como o programa Earthion e a adesão a metas baseadas na ciência (SBT), com o objetivo de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030. Está envolvida, ainda, na iniciativa RE100, que visa garantir que 100% de sua energia provenha de fontes renováveis até 2035.
PV – Quando a Acer iniciou a produção de máquinas com materiais sustentáveis?
CR – A incorporação de materiais sustentáveis em produtos e embalagens remonta a 2012, quando a empresa começou a projetar produtos para atender aos padrões de ecoetiqueta, como o EPEAT. E continua a projetar produtos que podem alcançar a designação EPEAT e TCO Certified em todo o mundo, que são, atualmente, os rótulos ambientais mais reconhecidos. Além dos requisitos relacionados às substâncias químicas do produto e ao consumo de energia, aspectos como o uso de materiais reciclados, a reparabilidade do produto, a extensão do seu ciclo de vida e a oferta de serviços de retoma são cobertos. Recentemente, passou a priorizar máquinas feitas com materiais sustentáveis com o lançamento da linha Vero. Temos trabalhado ativamente para incorporar materiais sustentáveis, como plásticos reciclados pós-consumo, em notebooks, monitores, projetores e purificadores de ar. A linha Vero é um exemplo concreto do nosso compromisso de oferecer opções mais ecológicas aos consumidores.
PV – Servidores e computadores são programados com modos de economia de energia?
CR – A eficiência energética sempre foi um dos principais indicadores no design de nossos produtos. Utilizamos o padrão ENERGY STAR dos Estados Unidos como base para o design. Com a introdução do gerenciamento de energia Modern Standby, o consumo típico de energia (ETEC) de notebooks e computadores desktop diminui. Comparado a 2016, reduzimos o consumo médio de energia de nossos notebooks em 39% e dos desktops em 35%. Isso também representa uma redução na pegada de carbono de nossos produtos durante o uso. Vamos avançar em direção à meta de reduzir o consumo médio de energia dos computadores pessoais em 45% até 2025.
PV – É possível unir performance e sustentabilidade?
CR – Sim, é possível combinar performance e sustentabilidade. A Acer desenvolve produtos com eficiência energética, longa vida útil e materiais sustentáveis, garantindo que eles ofereçam alto desempenho enquanto minimizam seu impacto ambiental.
PV – As embalagens são feitas de material reciclado?
CR – Através dos Princípios de Design de Embalagem da Acer, examinamos o ciclo de vida de nossas embalagens e tomamos decisões informadas sobre o impacto ambiental delas em cada estágio, desde a pesquisa e desenvolvimento inicial e seleção de materiais, passando pela fabricação e transporte, até o uso e o processamento de resíduos. Estamos reduzindo o volume e o peso das embalagens, simplificando-as, padronizando os tamanhos e impressões, e diminuindo ainda mais o consumo de energia para transporte. Também estamos substituindo materiais de embalagem à base de plástico por outros à base de papel, sempre que possível, para amortecer os produtos durante o transporte.
PV – Pode dar um exemplo?
CR – O design da embalagem do notebook Acer Aspire Vero mantém o conceito de reduzir e reutilizar o plástico. Substitui o filme termorretrátil e os sacos plásticos por papel reciclado, melhorando a funcionalidade dos materiais de embalagem reutilizáveis. Por exemplo, a caixa da embalagem pode ser facilmente montada e reutilizada como uma caixa de armazenamento, e a divisão interna, transformada em um suporte para notebook com apenas alguns passos simples. A bandeja de papel e a almofada podem ser usadas como vaso de plantas, prolongando a vida útil do material da embalagem, ecoando o conceito de design circular da Acer. A caixa da embalagem deste ano utiliza 90% de polpa reciclada, e 100% dessa polpa é utilizada para fazer materiais de almofada moldada. A capa do notebook e a folha de proteção entre o teclado e a tela são todas feitas de material PET 100% reciclado.
PV – E quanto à logística reversa?
CR – Somos associados da Green Eletron para coleta de eletrônicos e destinação correta dos itens. Os pontos de entrega voluntária recebem notebooks, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, acessórios de informática, cabos, carregadores e muitos outros itens. Também temos um processo de logística reversa em nosso centro de reparos para destinar o lixo eletrônico e embalagens.
PV – Como a empresa atua em temas sociais e de inclusão?
CR – Trabalhamos em parceria com várias instituições e ONGs, como o Lar Pequeno Cidadão, para promover iniciativas sociais e melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde operamos. Também implementamos programas internos voltados ao bem-estar e à saúde mental dos funcionários, reconhecendo a importância de abordar essas questões no ambiente de trabalho. Pela segunda vez consecutiva, a empresa foi nomeada uma das melhores empresas do mundo para mulheres pela revista Forbes. Essa conquista é um testemunho do compromisso exemplar e da dedicação de cada membro de nossa equipe, especialmente nossas colegas mulheres, que desempenham um papel fundamental para fazer da Acer um lugar inclusivo e acolhedor para todos.
Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #161