Páginas Verdes NEWS
Pense verde. Responsabilidade & Sustentabilidade.
LG DO BRASIL: PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL
Sonah Lee totaliza 25 anos de atuação no departamento de marketing de grandes companhias globais. Apaixonada por tecnologia e inovação, está há mais de oito anos na LG Electronics do Brasil. Há três anos, é a head de marketing da empresa, à frente das estratégias de comunicação integrada. Construiu sua história no mercado de tecnologia. Hoje, representa a LG, uma empresa comprometida com a inovação e a sustentabilidade, que desenvolve produtos de alta qualidade por meio da busca por ações criativas e eficazes, como o uso da Inteligência Artificial (IA). Nascida na Coreia do Sul, Sonah vive há 36 anos no Brasil. É formada em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), casada com um brasileiro e mãe de uma adolescente. É fluente em várias línguas: coreano, português, inglês, espanhol e atualmente estuda chinês.
PÁGINAS VERDES – A LG estabeleceu metas de ESG que abrangem valores ambientais passivos, valores sociais inclusivos e gestão confiável. Pode dar uma visão geral delas e como são integradas à estratégia de negócios?
SONAH LEE – A LG Electronics publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2022-2023, divulgando oficialmente suas conquistas e procedimentos para cada área das seis tarefas estratégicas na gestão de ESG, priorizando alcançar os 3Cs para o planeta e os 3Ds para as pessoas, que foram criteriosamente concebidas para cumprir sua visão – Uma Vida Melhor para Todos, para clientes e públicos de relacionamento em todo o mundo. A empresa está focada em duas áreas principais: 3Cs para o planeta, que em inglês são carbon neutrality (neutralidade de carbono), circularity (circularidade) e clean technology (tecnologia limpa); e 3Ds para pessoas, que em inglês são design for all (design para todos), delightful workplace (ambiente de trabalho agradável) e diversity & inclusion (diversidade e inclusão).
PV – Como a LG garante transparência na divulgação de suas informações e desempenho de ESG e quais plataformas ou relatórios estão disponíveis para que as partes interessadas acessem os dados?
SL – Desde 2006, a LG divulga anualmente seu Relatório de Sustentabilidade. A partir de 2022, junto com o LG ESG Fact Book, que descreve suas metas, atividades e desempenho de gestão de ESG, a empresa publicou o ESG Story Book, que ajuda clientes e públicos de relacionamento a entender as atividades de ESG da LG em um formato de narrativa mais envolvente. Para baixar o Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 da LG completo, basta acessar o site www.lg.com/global/sustainability/reports.
PV – A LG menciona seus esforços para aumentar a transparência na divulgação de ESG. Compartilhe exemplos que demonstram o compromisso com a transparência em questões de ESG.
SL – Para reforçar os serviços gratuitos de recebimento de resíduos eletroeletrônicos disponíveis em diversos países, a LG também conta com o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), responsável pela gestão da logística reversa de produtos pós-consumo, contribuindo para que a companhia cumpra as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e seu decreto federal regulamentador. A parceria com a ABREE otimiza o acesso dos consumidores da LG aos mais de 4.000 pontos de recebimento disponíveis, garantindo a destinação final ambientalmente correta a 100% dos produtos quando chegar o momento de descartá-los. A LG desenvolve soluções mais sustentáveis, da produção ao descarte, como o Programa Coleta Inteligente, que há mais de 10 anos oferece destino ambientalmente correto para pilhas e baterias em mais de 67 pontos espalhados pelo Brasil.
PV – Como a empresa aborda a sustentabilidade ambiental? Existem conquistas ou iniciativas importantes relacionadas à redução do impacto ambiental da empresa e à promoção da sustentabilidade?
SL – A LG se compromete em desenvolver produtos com o menor impacto ambiental, com uma linha de produção mais sustentável em suas unidades, como a fábrica LG Smart Park em Changwon, na Coreia do Sul, que recebeu o título de “Fábrica Farol” (Lighthouse Factory) pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum). E, na implementação de logística reversa, a ABREE auxilia os consumidores no descarte dos seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos, disponibilizando pontos de recebimento em mais de 1,3 mil municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
PV – Fale sobre o programa de educação da LG, que visa à proteção de direitos humanos de funcionários e fornecedores? Qual é o impacto dos programas educacionais?
SL – No ano passado, a empresa fez uma pesquisa com seus principais fornecedores de Nível 1 sobre seu uso de energia e emissões de carbono e, em seguida, verificou esses dados por meio de terceiros. A partir deste ano, a LG vem conscientizando os executivos e colaboradores de seus parceiros por meio de um programa de educação em neutralidade de carbono. Ao todo, 152 fornecedores participaram do programa até o primeiro semestre de 2023.
PV – Quais medidas a LG adota para garantir uma governança corporativa sólida, incluindo fatores como conduta ética, conformidade e gerenciamento de riscos?
SL – No ano passado, para garantir a transparência na gestão e governança do Conselho de Administração e estrutura de governança, o Comitê de ESG definiu diretrizes para a independência, diversidade e expertise dos diretores independentes, bem como o estatuto de governança corporativa.
PV – A empresa menciona a inclusão de ESG em suas operações diárias. Como promove a conscientização e a educação em ESG entre seus funcionários em todo o mundo?
SL – De acordo com os padrões internacionais da Responsible Business Alliance (RBA), a empresa está fornecendo suporte por meio de revisões de certificação ESG terceirizadas para responder preventivamente aos riscos de ESG de fornecedores em áreas como mão de obra, meio ambiente, ética, saúde e segurança. A partir de 2023, o escopo foi expandido para incluir parceiros baseados não apenas na Coreia, mas em todo o mundo.
PV – Qual é a visão da LG para a gestão de ESG e sustentabilidade nos próximos anos? Quais metas de longo prazo a empresa está perseguindo?
SL – Em 2023, as instalações globais da LG registraram um total de emissões globais diretas e indiretas de gases de efeito estufa (GEE) de 92,7 milhões de toneladas*, uma redução de 22 milhões de toneladas em relação ao ano anterior e que sustenta sua promessa alcançar emissão zero (net-zero direto e indireto) até 2030. A empresa também registrou uma taxa de conversão de energia renovável de 8,2%. É o resultado de seu compromisso de usar apenas energia renovável em suas unidades de negócios globais até 2050 e de sua adesão bem-sucedida à iniciativa RE100 (Renewable Energy 100), que defende que as empresas convertam seu uso para energia 100% renovável. Também está acelerando a redução de carbono na etapa de uso do produto, expandindo a aplicação de tecnologias ecologicamente corretas e altamente eficientes. Aproximadamente 80% das emissões totais de carbono da LG vêm do estágio de uso do produto e incluem emissões indiretas geradas fora das instalações operacionais da empresa.
PV – Quais são algumas das realizações importantes em termos de ESG das quais a empresa se orgulha, especialmente no último ano?
SL – Reforçando seu compromisso com a preservação do meio ambiente, a LG Electronics, desde 2006, já resgatou um total acumulado de 3.992.768 toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o mundo. Desde 2022, são 472.876 toneladas de resíduos em 52 países, utilizando 32.987 toneladas de plásticos reciclados nos produtos da empresa, um aumento de 25% no uso do material em relação a 2021.
Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #157