Páginas Verdes NEWS
Pense verde. Responsabilidade & Sustentabilidade.
TCL SEMP: A META É UM FUTURO MAIS VERDE
por Stephanie Kohn
Na TCL SEMP, os princípios ESG norteiam as atividades internas e externas, mapeamento de planos de ação de sustentabilidade e implementação de iniciativas com foco em questões ambientais, sociais e de governança, de forma que esteja, sempre, em conformidade com as leis e os regulamentos, ofertando produtos e inovação tecnológica, serviços ao usuário, segurança no trabalho, operação mais verde, desenvolvimento de talentos e formação de equipes, além de compras responsáveis.
Globalmente, na frente ambiental, traçou metas, entre elas o compromisso de atingir o pico de carbono até 2030 e a neutralidade do carbono em operação até 2050, colaborando para a construção de um ecossistema industrial sustentável. Além disso, conta com a #TCLGreen, uma campanha que integra o conceito ESG em todos os aspectos do negócio da empresa.
No Brasil, os princípios ESG também se aplicam às operações como um todo e fazem parte da estratégia de negócio e do compromisso da empresa com a Política do Aterro Zero, monitoramentos com base em indicadores como o Índice de Reutilização e Reciclagem de Resíduos, assim como a busca constante por minimizar impactos no meio ambiente.
E, na frente social, busca a implementação de ações que fomentem o esporte e a educação, e que promovam o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Em governança, tem uma estrutura formada por grupos de trabalho locais e comitês executivos e estratégicos, envolvendo as áreas, unidades produtivas e a alta direção para a tomada de decisões responsáveis, garantia de transparência e prevenção de conflitos de interesses.
Maximiliano Dominguez, diretor de engenharia, qualidade e produto da TCL SEMP, também lidera o Departamento de SGI da empresa. Tem mais de 25 anos de experiência em multinacionais dos segmentos de bens de consumo, eletroeletrônicos e automotivo, com expertise em operações, inovação, mercado B2B e B2C e planejamento estratégico. Formado em Engenharia Mecânica, pelo Centro Universitário FEI, com MBA em Gestão de Projetos e Negócios, pela USP, e Programa de Desenvolvimento Gerencial, pela Fundação Dom Cabral, tem experiência internacional na Ásia. Entre 1994 e 2023, participou de feiras nacionais e internacionais com foco no desenvolvimento e fortalecimento do relacionamento com fornecedores.
PÁGINAS VERDES – Como a TCL SEMP integra critérios ESG em sua estratégia de negócios e na tomada de decisões?
MAXIMILIANO DOMINGUEZ – Globalmente, a TCL está ciente da importância e urgência de lidar com as questões climáticas e ambientais no mercado de tecnologia. Foi pensando nisso e de acordo com a agenda global 2030 da ONU, plano para atingirmos um mundo melhor para todos os povos e nações, que integramos nossas iniciativas ao conceito #TCLGreen. É uma campanha que integra o conceito ESG em todos os aspectos do negócio da empresa, colocando questões ambientais, sociais e de governança no centro da nossa estratégia, focando na criação e maximização do valor econômico, social e ambiental a longo prazo.
No Brasil, os critérios ESG fazem parte da nossa estratégia de negócio, com iniciativas para proteção ambiental, dos direitos e interesses dos funcionários, saúde e segurança, além da participação e desenvolvimento da nossa comunidade interna, visando, também, reduzir o impacto ambiental e promover um processo fabril mais sustentável. Para que esses critérios de fato façam parte do processo de tomada de decisões, a TCL SEMP conta com um Comitê de Sustentabilidade, liderado pelo time que fica na nossa fábrica em Manaus (AM), e que está integrado à estrutura de engenharia e produto da empresa, garantindo, assim, um alinhamento das estratégias.
PV – Quais as principais metas e compromissos em relação ao tema ESG?
MD –Defendemos o conceito de desenvolvimento sustentável e o integramos à prática de desenvolvimento corporativo. Temos o compromisso com a Política do Aterro Zero, através da elaboração de ações internas que envolvem o engajamento do público com a causa ambiental e a destinação adequada de nossos resíduos. Também nos tornamos consumidores de energia limpa provinda de fonte sustentável.
Seguimos os requisitos legais sobre a emissão de gases de escape e gases de efeito estufa, emissão de efluentes e geração de resíduos perigosos e não perigosos. Com isso, buscamos minimizar nosso impacto no meio ambiente e no uso de recursos naturais, estabelecendo um sólido sistema interno de gestão ambiental, com base na norma NBR ISO 14001, que nos permite aplicá-la à uma gama completa de setores, escopos e atividades de negócios.
Além disso, em 2021, a TCL estabeleceu globalmente um modelo de financiamento de cadeia de suprimentos verdes e, recentemente, anunciou seu compromisso de neutralidade do carbono nas operações até 2050, buscando desenvolvimento de produto sustentável, crescimento ecologicamente correto e ecologia inclusiva.
Nesse sentido, a TCL SEMP, alinhada com os objetivos globais da TCL, visa fazer de seus compromissos e ações ambientais os pontos centrais da estratégia na interlocução com seus principais stakeholders, para que possa desempenhar um papel útil e eficaz na preservação do planeta. A companhia possui uma plataforma global de sustentabilidade, com metas a serem atingidas até 2025: (I) redução de 18% em emissões de gases de efeito estufa, (II) redução de 27% no consumo de água, (III) redução de 13% no consumo de energia, (IV) redução de 70% no consumo de gás natural e (V) redução de 10% no consumo de EPS.
A SEMP e TCL, juntas, oferecem produtos que atendem ou excedem as principais regulamentações ambientais e que são energeticamente eficientes. Continuaremos a aprimorar a supervisão do processo de fabricação para remover substâncias perigosas, manter os minerais de conflito fora da cadeia de suprimentos, priorizar o uso das embalagens ambientalmente sustentáveis, aumentar o volume e melhorar a qualidade dos programas de gerenciamento de resíduos e reciclagem de eletroeletrônicos e nos manter como integrantes da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).
PV – Quais são as práticas de gestão ambiental adotadas pela TCL SEMP para minimizar seu impacto ambiental e promover a sustentabilidade?
MD – Criamos iniciativas para minimizar o impacto ambiental das nossas operações em todo o ciclo produtivo: do desenvolvimento de produtos, a partir do incentivo ao uso de matéria-prima reciclada e criação de itens duráveis, à responsabilidade pós-consumo dos produtos e seu adequado tratamento ambiental.
No ecossistema de produtos, fomos premiados nas principais feiras do segmento, como a CES. Entre os destaques da edição de 2023, nossa TV C845 QLED Mini LED é fabricada com tecnologia de ponta, que reduz os impactos em toda a cadeia produtiva de seus componentes. Em condicionadores de ar, mostramos soluções com R-32, fluido que reduz drasticamente os impactos ambientais associados ao aquecimento global, além de uma linha de refrigeradores do tipo Inverter, com mais eficiência energética, e máquinas de lavar roupas com baixíssimo consumo de água.
Além disso, todas as TVs da TCL contam com recursos, como o modo econômico, que incentivam os consumidores a usarem os produtos de maneira mais sustentável, reduzindo o consumo de energia. Nos smartphones, o recurso smart charging melhora a eficiência energética e retarda o envelhecimento da bateria, ajustando de forma inteligente o padrão de carregamento de acordo com os hábitos do usuário.
Na gestão de resíduos, investimos na busca de alternativas inovadoras aos materiais tradicionais das embalagens, com uso de papel reciclável, certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), além de componentes plásticos recicláveis em ABS. Em nossas duas fábricas no Brasil, aderimos à norma NBR ISO 14001, na qual nos comprometemos a cumprir uma série de legislações e controles ambientais para minimizar os impactos ambientais por meio de monitoramento e análise de efluentes domésticos, emissões atmosféricas, ruído externo e potabilidade da água para consumo humano.
Há iniciativas, também, no intuito de reduzir o tamanho das embalagens e o consumo de papel em manuais impressos. Outras iniciativas ligadas à área logística também contribuem para a redução da pegada de carbono, como a diminuição do peso e volume dos produtos, otimizando a quantidade deles nos contêineres e, consequentemente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, geradas no transporte de mercadorias.
PV – Quais são as iniciativas sociais da empresa para promover a inclusão e a diversidade, tanto internamente como nas comunidades onde atua?
MD – A TCL SEMP atua com diversos projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), listados pela ONU. Assim, incentivamos os colaboradores e parceiros em iniciativas relacionadas à educação (ODS 8); desenvolvendo habilidades transferíveis e crescimento econômico com o projeto TCL Experts (ODS 4); erradicação da pobreza na comunidade com projetos de economia circular (ODS 1); projetos de saúde e bem-estar com a implementação dos programas Mamãe & Bebê, PrevMente, campanhas de vacinação, sanidade e salubridade no ambiente de trabalho (ODS 3); industrialização inclusiva e sustentável, fomentando a inovação dos produtos (ODS 9); implementando projetos de diversidade e oportunidades iguais (ODS 5).
PV – Como a TCL SEMP estimula seus fornecedores e parceiros para garantir que estejam alinhados com os princípios ESG?
MD – Assumimos a governança responsável como uma importante crença corporativa. Construímos uma cadeia de abastecimento sustentável e cooperamos com nossos parceiros de negócios para estabelecer um futuro compartilhado para um desenvolvimento ecológico. A TCL SEMP possui políticas claras de compliance na relação com toda a sua cadeia de fornecedores. Garante, assim, o alinhamento de toda a sua cadeia de suprimentos com seus princípios e valores, sendo esses requisitos de política interna obrigatórios na seleção dos parceiros comerciais.
PV – Quais são os mecanismos de governança corporativa implementados para garantir a transparência, a prestação de contas e a proteção dos interesses de seus acionistas?MD – A governança corporativa é essencial na mitigação de riscos e implementação das boas práticas de compliance. A qualidade da governança é determinante para a tomada de decisões responsáveis, garantia de transparência e prevenção de conflitos de interesses. A partir disso, para assegurar o alcance dos objetivos de negócio e estar alinhados com as melhores práticas de governança corporativa, a TCL SEMP estabeleceu diversos comitê internos, em que são avaliados e gerenciados todos os aspectos relacionados ao negócio. O grupo mantém alto nível de transparência corporativa, assim como interações frequentes com acionistas e mídia por meio de diferentes canais, para garantir que os acionistas possam obter informações abrangentes em tempo hábil e de forma transparente.
PV – Quais os indicadores e métricas utilizados pela empresa para monitorar e relatar seu desempenho em relação aos critérios ESG?
MD – A TCL SEMP segue rigorosamente as leis e os regulamentos nacionais. A fim de minimizar os impactos no meio ambiente, estabelecemos um robusto sistema interno de gestão ambiental, com base na ISO 14001, onde foram definidos os indicadores para o gerenciamento de resíduos e redução no consumo de água e energia, objetivos estes correlacionados aos ODS 7 e 13 da ONU. Em 2022, por exemplo, implementamos uma melhoria em nosso processo, reutilizando dois dos nossos principais resíduos – o que nos ajudou a aumentar nosso desempenho no indicador de gerenciamento de resíduos. Mensalmente, ele atinge a média de 99% de resíduos reciclados ou reutilizados.
Alinhados à diversidade, equidade e inclusão (ODS 5), estipulamos horas de treinamento por pessoa (Man Hour Training) como indicador a ser cumprido anualmente, com o principal objetivo de estimular o desenvolvimento interno. Com isso, nos comprometemos a gerar conhecimento a todos de forma igualitária, podendo ser treinamentos profissionalizantes ou de conscientização.
PV – Como a TCL SEMP incentiva seus colaboradores à participação ativa na promoção dos princípios ESG?
MD – Nosso trabalho é realizado em contato direto com o público durante todo o ano, buscando conscientizá-lo a respeito dos impactos causados pela não separação dos resíduos e cativá-lo a participar da causa ambiental. Por isso, nosso time inclui o meio ambiente como pauta nas integrações, treinamentos e campanhas e comunicações internas, para reforçar a importância do tema. Entendemos que a conscientização é a principal ferramenta para atingir o público-alvo e promover nivelamento de conhecimento, assim como engajamento na causa.
PV – Quais os desafios que a empresa enfrenta na incorporação dos princípios ESG em suas operações e como lida com eles?
MD – Nosso principal desafio tem sido encontrar um engajamento sólido para que possamos endereçar os princípios ESG de forma ampla, com a atenção e adesão adequadas. Para superar esse obstáculo, investimos em comunicação constante, reforçando a importância dos esforços de sustentabilidade. Ainda em 2023, praticaremos vigorosamente a missão “Construir um futuro sustentável e conectado com tecnologia avançada”, aderindo às iniciativas #TCLGreen. Com isso, vamos seguir focados em destacar os pontos positivos das nossas ações e a prioridade da empresa em alcançar, junto com seus colaboradores e toda a cadeia de valor, um futuro mais verde.
Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #156