Páginas verdes – NEWS
PENSE VERDE, RESPONSABILIDADE & SUSTENTABILIDADE
Samsung
“Acreditamos que o conhecimento é o maior equalizador e que, ao investir na educação de jovens, estamos investindo no futuro do planeta.”
Por Leda Cavalcanti
Thiago Cesar Silva, diretor de marketing da divisão de consumer electronics da Samsung Brasil, é formado em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem especializações em gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas, aceleração digital pela Hyper Island e MBA em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral. Sua trajetória profissional é diversificada. Atuou nas empresas Nestlé, Itaú, Carrefour e Netflix e em agências renomadas, como JW Thompson e DM9DDB.
A responsabilidade com o planeta é prioridade para a Samsung, que vem investindo em diversas iniciativas para minimizar seu impacto ambiental. Entre elas estão o desenvolvimento de produtos com maior eficiência energética, a utilização da inteligência artificial para otimizar o consumo de recursos e a promoção da economia circular.
Desde 2022, incorpora materiais reciclados em todos os seus produtos móveis. Em 2017, introduziu plásticos reciclados em carregadores desses dispositivos. Os smartphones da linha Galaxy S24 contam com cobalto reciclado na composição de suas baterias, aço reciclado nos alto-falantes e poliuretano termoplástico (TPU) nas teclas laterais e de volume.
Na área social, investe na educação de jovens e no conhecimento em programas globais. Oferece a eles a oportunidade de desenvolverem habilidades em áreas como inteligência artificial, programação e inovação, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridos. As iniciativas envolvem professores e universidades parceiras.
PÁGINAS VERDES – Quais os principais compromissos da empresa no tema ESG?
THIAGO CESAR SILVA – A sustentabilidade está no centro de nossa jornada de produtos, desde o design, economia de energia, embalagens reutilizáveis, programas de trade-in até o descarte do produto. A meta é que até 2025 todos os nossos produtos contenham materiais reciclados. Neste ano, visamos recolher, no mínimo, 14.183 toneladas de resíduos eletrônicos na América Latina, o que representa aumento de 25,7% em relação a 2023, quando a Samsung recolheu 11.280 toneladas.
PV – Componentes reciclados estão em quais dispositivos?
TCS – Em diversos e, a cada lançamento, essa presença se expande. A área de mobile experience, responsável por smartphones, tablets, notebooks, wearables (fones de ouvido sem fio, smartwatch e Galaxy Ring) e SSDs utiliza, desde 2017, plásticos reciclados nos carregadores. Em agosto 2021, a Samsung estabeleceu um compromisso ambiental para alcançar um conjunto de metas até o final de 2025. Nosso objetivo, até 2030, é utilizar materiais reciclados em cada módulo de todos os nossos dispositivos móveis.
PV – Pode citar produtos que têm esses materiais?
TCS – Os smartphones da linha Galaxy S24 contam com cobalto reciclado na composição de suas baterias, aço reciclado nos alto-falantes e poliuretano termoplástico (TPU) nas teclas laterais e de volume. Os novos Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 contêm um mínimo de 50% de cobalto reciclado na bateria, e elementos de terras raras 100% reciclados foram incorporados aos alto-falantes. Pela primeira vez, ouro e cobre reciclados estão em sua composição. Partes do Galaxy Book4 Ultra são construídas com peças selecionadas criadas a partir de resíduos plásticos (Ocean Bound Plastic) reciclados, provenientes de redes de pesca descartadas e barris de água. Diversas TVs usam esses materiais, enquanto os eletrodomésticos, chipsets de memória e de rede 5G da empresa contribuem para a economia de energia. Todos os produtos vêm em uma caixa feita de papel 100% reciclado.
PV – Como é o programa de reutilização das embalagens?
TCS – Ele estimula o consumidor a transformar as embalagens de TVs, monitores e equipamentos de áudio, como soundbars, em objetos para a casa. Para ajudar na montagem, basta escanear o QR Code impresso na embalagem e descobrir como reutilizá-la. Ela pode se transformar em casinha para o pet ou em um porta-revistas, por exemplo.
PV – Como a empresa atua em termos de eficiência energética?
TCS – A Samsung assumiu o compromisso de, até 2050, atender às necessidades de eletricidade com energia renovável e zerar as emissões líquidas de carbono. No curto prazo, a Divisão DX fará a transição para 100% de energia renovável até 2027 e alcançará zero emissões líquidas de carbono até 2030.
PV – Como se deu a redução do consumo de energia em modo de espera?
TCS – O consumo de energia em espera é uma grande contribuição ao desperdício. Em 2012, iniciamos esforços para reduzir o consumo de energia em espera dos carregadores para dispositivos flagship para menos de 0,02 W (20 mW). Nos anos seguintes, adotamos a mesma abordagem para carregadores de smartphones para menos de 0,005 W (5 mW) até 2025. Reduzimos o consumo de energia em espera para todos os nossos carregadores de smartphones antes do prazo previsto. Estamos minimizando os resíduos operacionais para alcançar nosso objetivo de zerar o envio de resíduos para aterros sanitários em operações globais.
PV – Como a empresa avalia seus avanços?
TCS – Obtendo certificações do programa Zero Waste to Landfill da UL Solutions. Ele avalia se as instalações alcançaram zero resíduos com base na porcentagem de resíduos desviados. Até o momento, instalações no Brasil, Índia, Coreia (Suwon), Turquia e Vietnã receberam certificação de nível Platina, e instalações na Coreia (Gumi) e Indonésia alcançaram certificação de nível Ouro.
PV – Quais outras iniciativas recebem investimentos?
TCS – A empresa investe em diversas iniciativas, como o desenvolvimento de produtos com maior eficiência energética, a utilização da inteligência artificial para otimizar o consumo de recursos e a promoção da economia circular. Nem todo mundo sabe, mas os nossos smartphones já têm rede de pesca e garrafas PET em sua composição. No caso das embalagens, estamos deixando o plástico e ampliando os itens ambientalmente adequados. No final de 2022, a Samsung atingiu o primeiro desses objetivos ao incorporar materiais reciclados em todos os dispositivos móveis, desde smartphones e tablets Galaxy até PCs e wearables. E até 2030, incorporará pelo menos um material reciclado em cada módulo de seus dispositivos móveis. Isso ajudará a acelerar o progresso rumo ao net zero.
PV – Como é a atuação na gestão ambiental?
TCS – A empresa investe em tecnologias limpas, promove a economia circular e incentiva a produção de itens mais sustentáveis. Tem iniciativas de trade-in como o Troca Smart, o Samsung Recicla e o Eco Troca. O primeiro proporciona descontos na aquisição de um novo dispositivo Galaxy. O segundo é um programa de logística reversa e possibilita ao usuário o descarte correto de eletrônicos. A Samsung disponibiliza em suas lojas urnas de coleta. São mais de 300 em todo o Brasil para itens de pequeno e médio portes, como baterias, carregadores, smartphones, fones de ouvido, notebooks e TVs abaixo de 40”. Para descartar os de grande porte, como refrigeradores, lavadoras e TVs acima de 40”, o consumidor pode solicitar a coleta em sua residência. E o Eco Troca foi criado para diminuir o descarte impróprio de lixo eletrônico. Permite ao consumidor trocar seus dispositivos por vouchers de desconto na loja online da Samsung.
PV – De que forma a empresa trabalha na área social?
TCS – Acreditamos que o conhecimento é o maior equalizador e que, ao investir na educação de jovens, estamos investindo no futuro do planeta. Através dos nossos programas globais de voluntariado e educação, como o Samsung Solve for Tomorrow, o Samsung Innovation Campus e o Samsung Ocean, oferecemos aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades em áreas como inteligência artificial, programação e inovação, preparando-os para criar soluções para os desafios mais urgentes de suas comunidades. O Solve For Tomorrow estimula alunos e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o País a criar soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa, que está em sua 11ª edição, já envolveu mais de 179 mil estudantes, acima de 9 mil professores e mais de 7.500 escolas públicas. Neste ano, registrou aumento de 19% no número de projetos inscritos ante 2023.
O Samsung Innovation Campus é um programa global, que proporciona e estimula habilidades e competências relacionadas à tecnologia e à educação. Por meio da plataforma Code IoT na Escola, oferece cursos gratuitos e online de programação, eletrônica básica, robótica e desenvolvimento de aplicativos Android. E por meio do Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica, a empresa oferece atividades gratuitas, ministradas por educadores de universidades parceiras, e conta com programações mensais completas de aulas e cursos gratuitos para o público geral, em mais de dez trilhas de conhecimento.
PV – Como a empresa envolve seus colaboradores na agenda ESG?
TCS – Nossos colaboradores são peça-chave. Um exemplo é o voluntariado corporativo, pilar fundamental da agenda ESG ao impulsionar transformações sociais e fortalecer a cultura organizacional. Recentemente, ao completar 55 anos, a Samsung reafirmou o seu compromisso com as pessoas, promovendo ações de voluntariado global. A Samsung Nanum Weeks, celebrada de 1º a 14 de novembro, mobilizou mais de 12 mil colaboradores em diversas iniciativas voltadas à educação, inovação e sustentabilidade. Essa iniciativa, que em coreano significa “compartilhar”, fortaleceu o engajamento da empresa com comunidades ao redor do mundo.
Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #164