Muito além das cores
Com o avanço da tecnologia e a busca por produtos que alinhem funcionalidade e design, as tendências de cores passaram a ser uma necessidade para as indústrias de eletros e utilidades domésticas. Os consumidores estão cada vez mais atentos às novidades e procuram produtos que combinem com a cozinha e a mesa posta.
por Dilnara Titara
As cores desempenham um papel fundamental nos ambientes domésticos. Influenciam diretamente o humor, as sensações e até mesmo o comportamento das pessoas. Cada cor tem seu próprio impacto psicológico e estético, e a escolha correta pode transformar completamente o ambiente. No contexto atual, as tendências de cores estão cada vez mais conectadas aos sentimentos de conforto, sustentabilidade e funcionalidade.
O consumidor não busca apenas produtos eficientes. A estética e a harmonia visual desempenham um papel fundamental nas decisões de compra. Nesse contexto, a Pantone®, autoridade mundial das cores, oferece insights importantes sobre as tonalidades que estarão presentes nos produtos nos próximos anos, através de influências mundiais de moda, estilo, comportamento, economia, arte, esportes e a relação do homem com a natureza.
“As escolhas de cores atuais buscam alinhar os produtos às demandas ecológicas e sociais, criando soluções que não apenas atendem ao apelo estético, mas também ao compromisso com o meio ambiente.”
Para a indústria de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entender e antecipar as tendências de cores pode ser um diferencial competitivo. O processo de seleção das cores para o ano é extremamente meticuloso e cuidadoso, conta Blanca Lliahnne, fundadora da Lexus Groupe, distribuidora oficial das cores Pantone® no Brasil e expert em cores. “Não é apenas uma cor que é determinada, a sua escolha é feita pela mensagem que ela naturalmente carrega em si.”
A evolução das cores na cozinha
“Para a indústria de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entender e antecipar as tendências de cores pode ser um diferencial competitivo.”
Com a evolução do design e a mudança nas demandas do consumidor, as novas cores em utilidades domésticas e eletrodomésticos estão transformando o mercado. “Já tivemos grandes marcas globais licenciadas com autorização antecipada do uso da Cor do Ano PANTONE®, como a Keurig e a KitchenAid”, conta Blanca. Esses licenciados têm a oportunidade de lançar seus produtos com a Cor do Ano PANTONE®, utilizando o selo oficial da marca, o que lhes proporciona uma vantagem competitiva ao alinhar seus produtos com uma tendência global.
“Acreditamos que a evolução das preferências dos consumidores mundiais está refletida na escolha da Cor do Ano PANTONE®, sempre anunciada em dezembro do ano anterior. Ou seja, em dezembro de 2024 será lançada a cor do ano de 2025.” A escolha das cores no design de produtos é estratégica, influenciando diretamente a percepção e a decisão de compra”, diz Blanca.
Com as cores da PANTONE® estabelecendo tendências em diversas indústrias, as marcas podem se conectar com os consumidores de maneira mais emocional, oferecendo produtos que não apenas atendem a uma necessidade funcional, mas também refletem as tendências globais e os desejos estéticos contemporâneos.
Sustentabilidade e o impacto nas cores
A questão ambiental tornou-se uma cláusula inegociável no desenvolvimento do design, uma vez que é importante reduzir o impacto causado pelo avanço tecnológico e pela poluição, afirma Blanca. As escolhas de cores atuais buscam alinhar os produtos às demandas ecológicas e sociais, criando soluções que não apenas atendem ao apelo estético, mas também ao compromisso com o meio ambiente.
A Pantone® está inovando com linhas de produtos que seguem os novos protocolos de sustentabilidade, como o TPG – Textile Paper Green, e a recente inovação com tintas básicas mais orgânicas no seu produto mais vendido, o Formula Guide. “É evidente que a indústria de eletrodomésticos deve refletir sobre o impacto de suas ações no meio ambiente, adequando-se a processos industriais mais sustentáveis, incluindo o uso de cores produzidas de maneira mais orgânica para seus produtos”, destaca Blanca.
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 163