Mobilidade urbana tem influência direta no bem-estar
Um espaço amplo, onde as bicicletas conviveram com a arte, chamou a atenção na 15ª Eletrolar Show. A Arena Mobilidade Urbana mostrou o potencial da categoria de bicicletas, produtos que ficaram entre os mais procurados durante a pandemia. Em 2020, as vendas cresceram 50% sobre 2019. Em um ano, 6 milhões de unidades foram compradas no País.
É claro que a locomoção com bicicleta depende muito da adoção de políticas públicas e do comportamento dos cidadãos. O Brasil tem uma cultura rodoviária que privilegiou os automóveis. A situação, porém, vem se revertendo, embora de forma lenta, é verdade, mas já é um começo para uma vida mais sustentável, tanto que o espaço foi apoiado pelas marcas Alexa, Athor Bikes, Caloi, Colli Bikes e TK3 (antes Track&Bikes).
Caio Ferreira, coordenador-geral da Athor, ficou surpreso com a procura de clientes do Mercosul. No mercado interno, seu principal cliente é a Amazon. A marca aprovou a Arena Mobilidade Urbana. “Fez todo o sentido o espaço para clientes usarem o nosso produto e nos darem feedback”, disse. A marca mostrou o modelo Android, em alumínio 6061, com 21 velocidades, geometria esportiva, componentes Shimano e guidão ATR.
A Caloi levou o seu portfólio para todos os públicos e lançou a Linha Flex, com três bicicletas. Destaque para a Caloi 29, Atacama e Moab, com componentes microshift e quadro de alumínio. Na Arena, também lançou a Mobilete e expôs bicicletas elétricas. A marca patrocina as ciclovias da Marginal Pinheiros e do Parque Bruno Covas, em São Paulo. “Temos projetos para melhorar essa experiência”, disse Nayra Vilardi, gerente de marketing da Caloi.
Diversidade de produtos
Com mais de 40 bicicletas para adultos e oito infantis, a Colli Bike participou da feira e da Arena Mobilidade Urbana. Além de seu grande destaque, a Colli Conquer Pantera Negra, aro 29, Full Carbono FRS-570, lançou a Essenza e a Allure, de alumínio e com aro 29 e cores vivas. “Ciclovia, ciclofaixas e iniciativas que estimulam o uso são boas para desenvolver a categoria de bicicletas”, disse o presidente Eder Colli.
A TK3 lançou três bicicletas TKS com aro 29, nas cores verde-oliva, verde neon e preta fosca, mais a Troy aro 29, em preto fosco e em azul, e a Niner, aro 29, em preto e azul. Rodas maiores são uma tendência mundial, exigem menos força do ciclista, contou o diretor David Kamkhagi. “Na pandemia, as bicicletas tiveram altas vendas, permitiram a prática do esporte sem qualquer contato físico. Tudo o que incentiva o uso, como a ciclovia, é bem-vindo.”
A Arena Mobilidade Urbana contou, também, com a presença do artista Daniel Drosh, criador do Projeto Tela de Rua, que começou a pintar aos 14 anos de idade. No espaço especial, em um painel de 9,5m x 2,80m, ele retratou imagens da cidade de São Paulo nos quatro dias da Eletrolar Show.
“Foi muito importante participar, representou o reconhecimento de todo o meu trabalho. Meu objetivo foi passar uma mensagem visando à saúde e ao cuidado com o meio ambiente”, disse Daniel. Seu projeto é uma exposição de arte aberta a todos e tem a intenção de provocar emoções e novas vivências culturais.
Fonte: Eletrolar News #150