Last mile: 5 dicas para melhorar processos logístico de entrega e garantir o sucesso de vendas durante a Black Friday
Drops, rede de envio e retirada de encomendas, aponta dicas para otimizar a etapa final de entrega dos produtos aos clientes e oferecer uma ótima experiência
Segundo uma pesquisa realizada Nielsen|Ebit em parceria com a Bexspay, 78% dos brasileiros pretendem realizar compras online durante a Black Friday. Além disso, o estudo também aponta que as pessoas pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil. Com isso, as marcas começam a preparar suas operações para garantir o sucesso de vendas durante uma das datas mais importantes do varejo. Pensando nisso, o especialista Paulo Lelis, Diretor da Drops, rede de envio e retirada de encomendas, aponta algumas dicas para otimizar a etapa final de envio dos produtos na época e, com isso, ajudar negócios de diversos segmentos.
Com o mercado cada vez mais competitivo, o preço não é a única coisa que atrai os consumidores. As fases desde a escolha dos produtos até o seu envio também influenciam a decisão de compra do cliente. Só no ano passado durante a Black Friday, por exemplo, foram registradas 5.678 reclamações, com cerca de 20% relacionadas aos processos de entrega e envios de produtos, segundo uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui.
“Esta etapa de envio, no caso chamada de última milha ou last mile em inglês, que representa o transporte da encomenda partindo da distribuição ao destino final, é uma das mais importantes durante as vendas e deve ser uma das maiores preocupações das empresas, principalmente neste período, pois está ligada diretamente a expectativa do consumidor em receber seu produto de forma fácil, rápida e correta, e pode determinar sua experiência em relação a marca”, comenta o especialista Paulo Lelis, Diretor, que traz mais dicas abaixo.
Planeje todo processo de entrega: É importante já ter traçado todas rotas de entrega desde o destino de origem até o final, mapeando possíveis imprevistos no caminho e elaborando alternativas para que a entregas siga o fluxo e não sofra impactos que resultem em uma má experiência do consumidor. “Para pequenos e médios negócios a melhor opção é contar com a infraestrutura e expertise de empresas de envios e retiradas de produtos, pois elas serão responsáveis por toda parte de logística de envio e retirada de produtos, deixando o empreendedor apenas com a atenção voltada às vendas”, Lelis.
Invista em centros de distribuição: Quanto maior for a rede de envio, melhor será a logística de entrega, pois a quantidade de números de pontos de distribuição permitirá envios rápidos, tendo os produtos mais perto dos clientes, assim podendo reduzir até os custos. Na Drops, por exemplo, temos mais de 1.500 pontos no país, chegando a 4.300 municípios. Essa expansão possibilita um envio com rapidez, além do conforto do cliente não precisar estar em casa para receber sua encomenda, podendo pegá-la a qualquer momento nos pontos estabelecidos”, completa o Diretor da Drops.
Invista em tecnologia: A tecnologia traz diversos benefícios para o consumidor, nos processos de envios e retiradas de encomendas por exemplo, possibilita que os clientes possam ver em tempo real o rastreamento do produto adquirido, assim sendo possível saber o destino de sua encomenda, como informa Paulo Lelis. “Essa ação possibilita uma transparência da marca com o cliente e ajuda na confiança do consumidor com os valores prometidos dos negócios na hora da venda”.
Aposte na logística reversa: Com o alto número de compras, a possibilidade dos consumidores receberem produtos errados ou com defeitos é alta, com isso é importante oferecer aos clientes um processo desburocratizado de trocas para que não haja ainda mais problemas, fora o de não ter recebido o produto corretamente. “A logística reversa – um dos maiores gargalos do e-commerce – é uma das principais soluções da Drops, a troca e a devolução de produtos acontecem de maneira fácil, ágil e descomplicada. Possibilitamos que o consumidor devolva o item comprado em um ponto Drops, precisando apenas embrulhar o pacote, devidamente etiquetado e portando o documento fiscal para expedir o produto”, analisa o Paulo, Diretor da Drops.
Obtenha outros fornecedores: Para lojistas, empreendedores e comerciantes é muito importante olhar com cuidado para suas operações e buscar alternativas que otimizem suas entregas, retiradas e devoluções, com benefícios claros para o cliente, aumentando sua satisfação e fidelização segundo Lelis. ”Por muito tempo, haviam poucas opções de envios aos varejistas, porém hoje com o crescimento de startups surgiram novas possibilidades. A Drops, por exemplo, vem crescendo no mercado, oferecendo soluções econômicas, sustentáveis e rápidas no envio e retirada de produtos”.
Fonte: Agência NoAr