Green Eletron recicla quase 5 mil toneladas de eletroeletrônicos e pilhas no Brasil em 2022
Quantidade foi coletada em campanhas e nos mais de 9,3 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)
A Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, anuncia o cumprimento das metas federais para o ano de 2022, conforme Decreto nº 10.240/2020, referente a coleta e destinação dos produtos eletroeletrônicos. Representando a responsabilidade de 84 empresas do setor, a entidade deu a destinação correta para mais de 4.600 toneladas, sendo que o exigido por lei era de pouco menos de 2 mil toneladas.
As metas geográficas também foram alcançadas com relação à quantidade de cidades que têm acesso ao descarte correto desses itens, por meio da instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Com isso, a entidade finalizou o ano de 2022 com 1.152 PEVs instalados em 266 cidades de 24 estados e no Distrito Federal.
Os eletroeletrônicos foram coletados a partir de descartes da população em PEVs, uso do serviço “Coleta em casa” ou em campanhas realizadas em parceria com prefeituras, associações, entidades e demais segmentos.
Este é o segundo ano consecutivo que a Green Eletron cumpre com a meta de coleta estabelecida pelo Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e seus acessórios, assinado no final de 2019 e transformado no Decreto Federal nº 10.240, em fevereiro de 2020. Entretanto, desde 2018, a gestora garantiu a reciclagem de mais de 5.750 toneladas de eletroeletrônicos.
Esse resultado só foi possível graças às ações de conscientização do consumidor realizadas pela Green Eletron por meio do movimento Eletrônico Não é Lixo, que atua pelas redes sociais e em matérias na imprensa. Para achar o ponto mais próximo, acesse: Link.
Reciclagem de pilhas
A Green Eletron também é responsável pelo sistema de logística reversa de pilhas e baterias portáteis descartadas pelo consumidor no Brasil. São 8.219 Pontos de Entrega Voluntária disponíveis em todos os estados brasileiros. No total, 141 toneladas tiveram sua destinação ambientalmente correta em 2022.
Desde 2018, a Green Eletron coordenou a reciclagem de mais de 818 toneladas desses resíduos. Isso só foi possível com o apoio de 28 empresas fabricantes e/ou importadoras associadas que apoiam financeiramente a entidade.
Para achar o ponto mais próximo, acesse: Link
Fonte: Green Eletron