Green Eletron apresenta solução para logística reversa

Palestra sobre reciclagem de lixo eletrônico e instalação de coletores marcam participação da gestora de logística reversa na maior feira do segmento

O gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Henrique Mendes, realizou nesta quarta-feira (31), uma palestra na Eletrolar Show 2019 sobre logística reversa — tema de enorme relevância para todo o setor e para a sociedade.

O principal ponto da sua explanação foi a dinâmica de funcionamento da Green Eletron, entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos criada pela Abinee, em 2016. Sem fins lucrativos, a organização atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos — Lei 12.305/10.

A Green Eletron criou um sistema coletivo para realizar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio do “lixo eletrônico” para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.

Na ocasião, Mendes mostrou os três modelos de coletores que estão à disposição dos estabelecimentos comerciais para que os consumidores possam depositar os produtos inutilizados. Inclusive, mostrou exemplos dos coletores sendo utilizados, na prática, em diversos pontos de vendas.

O Acordo Setorial instituído pela PNRS prevê que as empresas fabricantes deverão coletar 17% em peso dos eletroeletrônicos colocados no mercado nacional. Além disso, deverão ser criados cinco mil pontos de entrega em 400 municípios brasileiros.

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários