ESPECIAL PRESIDENTES 2024 – INDÚSTRIAS
Os números indicam que a maior estabilidade do mercado, consequência de uma série de fatores, entre eles a redução da taxa de juros, será um estímulo para o aumento das vendas.
por Leda Cavalcanti
O ano de 2024 traz boas perspectivas às empresas do País, que estão representadas neste Especial Presidentes. Algumas notícias, como a volta do Brasil para a lista das 10 maiores economias do mundo, a redução paulatina da taxa de juros, com previsão de chegar a 9,5% até o final de 2024, a aprovação da primeira reforma tributária em mais de 30 anos, o controle da inflação e o aumento do número de empregos, dão um novo alento ao cenário econômico.
Há uma demanda reprimida e um consumidor receoso. A retomada será mais lenta e com variações regionais, mas o importante é que as perspectivas são um estímulo às empresas, principalmente levando em conta os bons resultados do varejo no final de 2023. O aumento real do salário mínimo, mesmo tímido, abre caminho para a queda do endividamento e antecipa um ciclo de substituição de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Tão importante quanto a redução dos juros para fazer a economia girar e atrair investimentos é a preservação de um plano de responsabilidade fiscal por parte do governo e de medidas para aumentar a eficiência do Estado. Um sinal de maturidade do País seria a convivência menos polarizada e mais patriótica entre congresso e governo para possibilitar a adoção de reformas estruturais e desburocratizantes, chaves importantes para o crescimento econômico.
ACER DO BRASIL
Alexandre Gerardo, diretor-geral
Há entusiasmo com 2024, diz o diretor-geral, Alexandre Gerardo. “Esperamos continuar a trazer produtos ainda mais inovadores, pensados especificamente para atender às necessidades e aos desejos dos nossos clientes. Estamos comprometidos em manter nosso foco na sustentabilidade, desenvolvendo tecnologias que não só promovam avanços, mas também preservem o meio ambiente. Em 2023, ficamos orgulhosos de ter lançado uma linha de produtos inovadora, com soluções tecnológicas que elevam a experiência dos nossos usuários a novos patamares.”
“Estamos comprometidos em manter nosso foco na sustentabilidade, desenvolvendo tecnologias que não só promovam avanços, mas também preservem o meio ambiente.”
Neste ano, a Acer planeja diversos lançamentos, muitos deles já anunciados na CES 2024. “Estamos direcionando os esforços para ampliar nossa tecnologia voltada para a sustentabilidade e aprimorada por inteligência artificial. Além disso, estamos intensificando nossa presença no mercado B2B, continuando a investir no nosso plano de negócios, que lançamos em 2023, o Acer as A Service”, conta Alexandre.
A queda da taxa de juros é algo que a empresa monitora atentamente, uma vez que pode influenciar diretamente diversos setores, inclusive o de tecnologia. “Uma redução na taxa de juros pode impactar positivamente a economia, facilitando investimentos e incentivando o consumo. Para nós, isso poderia significar um ambiente mais propício para o mercado de tecnologia, promovendo a expansão e a adoção de novas soluções”, explica o diretor-geral.
Em 2024, manterá a estratégia de sucesso que traçou em 2023, diz a country manager. “O foco nos clientes nos permite implementar atualizações e melhorias de forma bastante local, conversando diretamente com os brasileiros, e, no longo prazo, entregar cada vez mais inovação. Queremos que nossos dispositivos sejam intuitivos, proativos e personalizados, e que todos consigam usá-los de forma natural. O Brasil é um importante mercado para a Amazon, e continuaremos investindo no País.”
AMVOX
Guilherme Santos, CEO
As expectativas são otimistas para 2024, diz o CEO, Guilherme Santos. “Esperamos que o faturamento cresça entre 15% e 20% ante 2023, que foi um ano sensacional em resultados, pois investimos bastante na gestão de produtos e em inovações tecnológicas que aprimoraram os nossos produtos e serviços. Fortalecemos as parcerias estratégicas, aumentamos a linha de produção e focamos na governança e no capital humano, além de pulverizar bastante a marca e ampliar a performance na ponta.”
“Em termos de estrutura fabril e de armazenamento, continuaremos em expansão, pois, com os excelentes resultados obtidos em 2023, atingimos nossa capacidade máxima.”
Neste ano, a empresa concentrará esforços na ampliação da linha de portáteis e em novidades que trarão mais versatilidade à categoria de climatizadores. Na linha de áudio, manterá o seu planejamento de renovação e curadoria. “Em termos de estrutura fabril e de armazenamento, continuaremos em expansão, pois, com os excelentes resultados obtidos em 2023, atingimos nossa capacidade máxima”, conta o CEO.
Na economia, Guilherme diz que a queda dos juros favorece o segmento, pois o consumidor final tem um comportamento de compra focado em crédito parcelado. “A queda da taxa de juros nos últimos meses resultou em um cenário de venda mais positivo para 2024. Entretanto, manteremos estratégias flexíveis para nos adaptarmos às flutuações do mercado. A gestão financeira prudente e a busca por eficiência operacional são nossas prioridades.”
ANODILAR
Lourenço Stangherlin, diretor-presidente da Anodilar
A empresa iniciou o ano com indicadores favoráveis somados às reformas, diz Lourenço Stangherlin, diretor-presidente. “Torcemos por um aumento de consumo com a população menos endividada e pela tendência de queda nos juros. Nosso faturamento deverá ser superior ao de 2023, acima de dois dígitos. Em 2023, ampliamos a nossa participação internacional, abrindo o mercado da América do Norte.”
Neste ano, fará lançamentos voltados para as categorias de massas, carnes e confeitaria. “Todos estarão alinhados ao nosso propósito de potencializar pequenos negócios de gastronomia no Brasil e no mundo, simplificando a forma de fazer”, conta Lourenço, que espera, além da queda na taxa de juros, outras medidas do governo que possam dar mais segurança para as empresas investirem no País.
ASUS BRASIL
Manuel Castro Junior, diretor comercial
O ano de 2023 foi muito desafiador, mas a empresa conseguiu crescer, diz o diretor comercial, Manuel Castro Junior. “Em 2024, nosso faturamento será maior, buscaremos ampliar a participação nesse mercado, bem como introduzir novos modelos e segmentos de atuação. Uma das principais conquistas de 2023 foi a consolidação da linha de produtos gamers (ROG, ROG Ally e ASUS TUF), com maior parte de produção local. Também direcionamos ainda mais nossos produtos para a sustentabilidade.”
“Em 2024, teremos muitos lançamentos, entre eles zenbooks e vivobooks, bem como a introdução da linha comercial da ASUS. A linha de smartphones ganhará um novo modelo de ROG Phone e um zenfone.”
Este será um ano de muitos lançamentos. “Entre eles, notebooks gamer, zenbooks e vivobooks, bem como a introdução da linha comercial da ASUS. A linha de de smartphones ganhará um novo modelo de ROG Phone e um zenfone”, conta o diretor comercial.
Na opinião de Manuel, o ano ainda está nebuloso. “Principalmente com o impacto da reforma tributária, mas, independentemente do cenário, estaremos investindo no mercado brasileiro. A taxa de juros precisa estar em um outro patamar, criando acessibilidade que permita ao varejo parcelamento mais interessante para o consumidor, gerando maior demanda.”
ATLAS ELETRODOMÉSTICOS
Márcio Veiga, CEO
Neste ano, a empresa vai diversificar o portfólio de produtos com novas categorias de eletrodomésticos, conta o CEO, Márcio Veiga. “Começaremos com um reposicionamento da identidade das nossas marcas – Atlas e Dako –, com grande foco no ponto de venda e em nossos canais digitais. Em 2023, inovamos ao lançar mais de 40 produtos, entre cooktops de indução, depuradores, coifas e fornos de embutir, renovando e ampliando linhas já existentes, como as famílias Agile e Utop, da Atlas. E as linhas Supreme e Diplomata (com grill e timer), da Dako.”
“A redução da taxa de juros e do endividamento das famílias fará com que o mercado consumidor fique mais ativo. Teremos também muitos desafios no setor, mas diversificar a oferta de produtos com a estreia de novas linhas de eletrodomésticos será nossa principal aposta para impulsionar o mercado nacional.”
Com o intuito de conquistar mais espaço nas cozinhas dos consumidores, a Atlas manterá seus esforços em pesquisa e desenvolvimento. “Eles nos permitem lançar produtos de cocção que não apenas incorporem as últimas tecnologias nas nossas marcas, mas que também se adequem aos princípios sustentáveis. Teremos lançamentos e a expansão de praticamente todas as nossas linhas, sem deixar de olhar para os fogões de piso, que ainda são os preferidos dos lares brasileiros”, diz o CEO.
Em 2024, Márcio acredita na redução da taxa de juros e do endividamento das famílias. “Isso fará com que o mercado consumidor fique mais ativo. Teremos também muitos desafios no setor, mas diversificar a oferta de produtos com a estreia de novas linhas de eletrodomésticos será nossa principal aposta para impulsionar o mercado nacional.”
BOMBER
Gustavo Lermen, diretor-presidente
Há 30 anos focada 100% no mercado de áudio, a empresa projeta crescimento consistente em 2024, diz Gustavo Lermen, diretor-presidente da Bomber Speakers. “Triplicamos a verba de marketing voltada à produção de materiais para os pontos de venda, estamos renovando a linha de caixas de som Bluetooth e expandindo o número de SKUs com produtos cujo diferencial é a qualidade sonora. Em 2023, introduzimos a marca em gigantes do varejo.”
“Em 2024, um destaque da renovação da linha será a Bomberbox Pro, caixa portátil de alta performance que tem como diferenciais um carregador por indução acoplado a ela e graves poderosos.”
Um destaque da renovação da linha será a Bomberbox Pro, caixa portátil de alta performance que tem como diferenciais um carregador por indução acoplado a ela e graves poderosos. “Outros lançamentos serão as caixas de som BomberBag, com belo design, e a Bomber Papão 300, com preço supercompetitivo, além de uma linha de torres de alta potência”, conta Gustavo.
O cenário fiscal e tributário no Brasil sempre foi desafiador e não está sendo diferente em 2024, comenta o diretor-presidente. “Acreditamos no trabalho árduo e seguiremos crescendo, apesar das adversidades. A queda da taxa de juros será importante para a economia, mas não se pode perder o controle da inflação nem desvalorizar a moeda.”
BRINOX
Christian Hartenstein, Presidente e CEO
As expectativas são muito boas, diz o presidente e CEO, Christian Hartenstein. “O Brasil começou 2024 com maior estabilidade política, expectativa de baixa inflação, dólar estável, excelentes perspectivas de superavit na balança comercial e continuidade de queda da taxa Selic, o que contribui para um clima melhor de negócios. Em 2023, a Brinox iniciou um processo de reestruturação, tanto financeira como operacional e comercial, cujos resultados positivos foram capturados já no último trimestre do ano. Nosso foco está mais voltado ao ganho de eficiência e rentabilidade de nossas linhas do que no aumento de faturamento.”
“Neste ano, vamos expandir nossa participação no segmento de panelas com revestimento cerâmico, em que já somos líderes no País. Uma nova tecnologia nos permite oferecer esse revestimento superior em panelas mais econômicas.”
Neste ano, prepara grandes lançamentos. “Vamos expandir nossa participação no segmento de panelas com revestimento cerâmico, em que já somos líderes no País. Uma nova tecnologia nos permite oferecer esse revestimento superior em panelas mais econômicas. Na marca Coza, destaco a nova linha de potes de mantimento modulares para a organização de dispensas e cozinhas e na linha Rasco estamos incorporando novos itens ao nosso revolucionário Kamado”, conta Christian.
A queda da Selic é fundamental para reativar a economia, diz o CEO. “O Brasil vem de uma década de baixo crescimento, e é necessário reverter esse processo. Uma vez que a inflação está controlada, níveis da Selic altos são uma trava para o desenvolvimento dos negócios no País. É fundamental que o governo seja assertivo na redução do gasto e na busca do equilíbrio fiscal para que o Banco Central possa ser mais agressivo na redução da taxa.”
BRITÂNIA
Cristiane Clausen, diretora-executiva
O mercado brasileiro irá se aquecer mais em 2024, diz Cristiane Clausen, diretora-executiva da Britânia. “Existirá maior procura por compras nas lojas online, que mostram crescimento ano a ano, e teremos políticas governamentais de incentivo para a troca de aparelhos eletrodomésticos por outros com melhor eficiência energética. Além disso, estão previstos lançamentos de air fryers. É uma grande aposta da empresa. Com isso, esperamos crescimento de aproximadamente 10% para 2024 ante 2023.”
“Em 2023, conquistamos maior share e nos mantivemos entre as marcas mais relevantes de eletrodomésticos e eletroportáteis do mercado brasileiro.”
No ano passado, a forte atuação em ações de marketing proporcionou à marca indicações a prêmios importantes e mais reconhecimento do público final. Um exemplo foi a certificação no Prêmio Experience Awards 2023, em duas categorias: “Indústria – Eletrônicos e Informática” e “Indústria – Máquinas e equipamentos”. “Também conquistamos maior share e nos mantivemos entre as marcas mais relevantes de eletrodomésticos e eletroportáteis do mercado brasileiro”, conta Cristiane.
Em 2024, a empresa também amplia a sua planta fabril em Joinville (SC) em 210 mil m² e constrói outra em Linhares (ES), com 70 mil m². Cristiane acredita que o Brasil ainda enfrentará desafios neste ano. “A economia deve crescer um pouco, porém nada muito significativo. O governo ainda deve trabalhar arduamente no controle da inflação e nas reformas econômicas e fiscais, que são imprescindíveis para a retomada do crescimento do mercado.”
BYD
Alexandre Baldy, conselheiro especial
Em 2023, a BYD se consolidou com folga na liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil, diz o conselheiro especial, Alexandre Baldy. “As vendas da companhia cresceram quase 70 vezes no País. De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), foram vendidos 17.947 carros da marca, um crescimento astronômico em comparação às 260 unidades comercializadas em 2022. Durante 2023, a BYD vendeu mais carros elétricos do que todos os seus concorrentes somados.”
“Em 2024, lançaremos o Dolphin Mini, uma versão do Dolphin com alta tecnologia e preço acessível. Lançaremos, também, outros modelos híbridos e 100% elétricos, e veículos dotados de inteligência artificial.”
Para 2024, os planos envolvem o início da implantação do complexo de Camaçari (BA). O investimento no projeto da primeira fábrica de carros da BYD fora da Ásia é de R$ 3 bilhões, e a capacidade de produção é de 150 mil veículos/ano. Em 2024, lança o Dolphin Mini, uma versão do Dolphin com alta tecnologia e preço acessível. “Lançaremos, também, outros modelos híbridos e 100% elétricos, e veículos dotados de inteligência artificial”, adianta Alexandre.
A expectativa da BYD é superar os números de 2023, tornando-se uma empresa cada vez mais brasileira, diz o conselheiro. “É fundamental o desenvolvimento de políticas que apostem em um consumo consciente para que a reindustrialização do País aconteça com novas tecnologias e infraestrutura que leve o Brasil a um futuro mais verde. Vemos a retomada de tributação do imposto de importação com muito respeito. Essas medidas podem permitir que as empresas sérias, comprometidas com investimentos no Brasil, possam ser agentes de uma reindustrialização do País, gerando mais empregos e renda.”
CALOI
Pieter Freriks, CEO
A expectativa é que o mercado de bicicletas se estabeleça, diz o CEO, Pieter Freriks. “Na pandemia, a demanda foi acima do normal, mas depois ocorreu uma retração natural. Toda a cadeia de suprimentos de bicicletas sofreu com isso. Acreditamos que em 2024 haverá regularização da demanda. Teremos importantes lançamentos, com bicicletas para nichos em que não atuávamos, como uma mountain bike full suspension em alumínio. Esperamos que o ano seja mais positivo para o mercado e para a Caloi.”
“Para a empresa, 2024 será muito importante. Em janeiro, lançou a Caloi Full Suspension Alumínio com quadro 100% feito na fábrica de Manaus (AM), que está sendo modernizada. Neste trimestre, apresentou a Moterra, bike elétrica full suspension.”
Uma grande conquista, em 2023, foi o lançamento da linha Explorer, cujas bicicletas têm tecnologia inovadora para uma categoria de entrada para o mundo do mountain bike. “Também relançamos a CaloiCross Extra Light, que fez muito sucesso nos anos 1980. Veio repaginada nas cores azul e vermelha, em edição limitada, que vendeu rápido em todo o País. Esse lançamento mostrou a força da marca Caloi, que tem mais de 125 anos de história. O ano também foi de adequação do nível de estoque”, conta o CEO.
Para a empresa, 2024 será muito importante. Em janeiro, lançou a Caloi Full Suspension Alumínio com quadro 100% feito em sua fábrica em Manaus (AM), que está sendo modernizada. Neste trimestre, apresentou a Moterra, bike elétrica full suspension, sucesso na Europa e nos Estados Unidos. “Teremos vários outros lançamentos, com novidades principalmente na linha Performance. Com a Cannondale, uma de nossas marcas mundiais de alta performance, o plano é retomar o abastecimento do mercado em linha com os lançamentos globais.”
CHAMALUX
Irineu Bourscheid, diretor
As expectativas para o ano são boas, afirma o diretor, Irineu Bourscheid. “Entramos em 2024 entusiasmados para um crescimento com base no lançamento de produtos e expansão do mercado nacional e exportação, criando sempre um diferencial para o nosso consumidor, que vem buscando novidades. Proporcionamos agilidade e comprometimento.”
Neste ano, a Chamalux reformula toda a sua linha e apresenta novos produtos. “Com isso, apostamos em crescimento considerável em 2024. Além disso, a economia tende a ter uma reação positiva e, com a taxa de juros em queda, podemos esperar maiores investimentos em vários setores, fazendo com que esse montante entre no giro de mercado”, diz Irineu.
DELL TECHNOLOGIES BRASIL
Diego Puerta, presidente
A empresa considera o momento atual bastante promissor, tanto global como localmente, diz o presidente, Diego Puerta. “O Brasil é um mercado importante na estratégia da companhia, onde fazemos investimentos a longo prazo e para onde trazemos o que há de melhor e mais inovador. Em 2023, mantivemos a posição de liderança e ofertamos um portfólio de soluções e serviços completo. Em 2024, quando comemoramos 25 anos de trajetória no País, ressaltamos o compromisso em liderar a transformação digital dos nossos clientes com soluções inovadoras e consultoria especializada.”
“A empresa segue confiante em desempenhar papel fundamental no apoio aos clientes em suas jornadas de adoção da IA, com um time de consultoria experiente.”
Neste ano, projeta desempenho favorável nos segmentos de infraestrutura (ISG) e soluções para clientes e consumo (CSG). O primeiro, que abrange servidores, rede, armazenamento e infraestrutura como serviço, terá papel crucial com a digitalização empresarial, impulsionada por avanços em inteligência artificial, computação multicloud e na borda. “Em CSG, que inclui vendas de desktops, workstations e laptops para clientes comerciais e consumidores, prevemos uma retomada com a introdução de nova geração de dispositivos com tecnologias de IA generativa embarcada”, conta Diego.
A empresa segue confiante em desempenhar papel fundamental no apoio aos clientes em suas jornadas de adoção da IA, com um time de consultoria experiente, diz o presidente. “Em um cenário tecnológico em constante evolução, a Dell Technologies mantém sua posição como líder, adaptando-se e impulsionando a inovação para atender às demandas emergentes do mercado.”
DL – XIAOMI BRASIL
Paulo Xu, fundador e presidente da DL, responsável pela operação da Xiaomi Brasil
Para este ano, planeja crescimento de 50% em relação a 2023, conta Paulo Xu, presidente e fundador da DL, empresa responsável pela operação da Xiaomi no Brasil. “Em 2023, trabalhamos para o fortalecimento da confiança entre consumidores e marca. Nossa meta é dobrar o número de pontos de vendas ainda em 2024.”
“Neste ano, a Xiaomi mantém o compromisso de continuar lançando diversos smartphones nas linhas Redmi, Redmi Note, Xiao e POCO e de itens do nosso ecossistema, que já somam mais de 500 produtos diversos.”
Neste ano, a empresa mantém o compromisso de continuar lançando diversos smartphones nas linhas Redmi, Redmi Note, Xiao e POCO. “Também teremos lançamentos de itens do nosso ecossistema, que já somam mais de 500 produtos diversos, sempre com tecnologia para facilitar a vida dos consumidores”, diz Paulo.
O presidente e fundador da DL está bastante otimista com a economia brasileira, mesmo diante de tantas dificuldades. “A taxa de juros menor e o câmbio estável facilitam o trabalho em nosso segmento. Direcionamos nosso olhar para o lado positivo e para as diversas possibilidades que vêm surgindo. No período pós-pandemia, mesmo com a economia enfrentando muitas dificuldades, identificamos várias oportunidades em diversas áreas, entre elas saúde e bem-estar. Diante disso, passamos a disponibilizar produtos para atender a essas novas demandas dos fãs da marca pelo País.”
ELECTROLUX
Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group América Latina
Assim como em 2023, segue com alguns desafios para 2024, impulsionados por anos anteriores de alta inflação, incertezas geopolíticas e dificuldade na aquisição de matérias-primas, que resultaram em uma diminuição da demanda, globalmente, diz o CEO, Leandro Jasiocha. “No Brasil, notamos uma leve recuperação na comparação com o ano anterior. Tivemos lançamentos importantes em 2023, que terão seu primeiro ano completo de vendas em 2024, os quais nos trarão ganhos de participação em algumas categorias de linha branca e portáteis.”
“Em 2024, iniciamos a construção de nova operação em São José dos Pinhais (PR), com investimento de mais de R$ 700 milhões. Seremos ainda mais competitivos para atender o mercado brasileiro.”
Em 2023, colocou mais de 300 novos produtos no mercado da América Latina e, neste ano, não será diferente. Seu portfólio atende todos os tipos de consumidor com sete marcas na região. Em 2024, iniciou a construção de nova operação em São José dos Pinhais (PR), com investimento de mais de R$ 700 milhões. “Seremos ainda mais competitivos para atender o mercado brasileiro com a nacionalização de mais categorias de produtos”, conta Leandro.
Na economia, o CEO diz que são necessárias políticas fiscais equilibradas que permitam a queda dos juros e o estímulo de políticas públicas para a geração de emprego e renda. “Isso abre possibilidades para que o nosso setor seja impactado por um reaquecimento na economia. O eletrodoméstico precisa ser considerado item essencial no processo de melhoria e redução dos déficits de habitação do País. E é preciso ter atenção na evolução dos custos de insumos de matéria-prima e logísticos, que nos últimos anos impactaram fortemente a rentabilidade da indústria.”
ELG
Antonio Henrique Felipe Lopez, presidente
O ano de 2024 traz um grau de otimismo relativamente maior que o de 2023, diz o presidente, Antonio Henrique Felipe Lopez. “As expectativas são boas, estamos com negociações bastante promissoras e estratégias alinhadas. As metas são desafiadoras, mas temos um grande time, interno e externo, coeso e empenhado. Sem dúvida, 2023 foi um ano em que tivemos de nos reorganizar de maneira rápida, porém com solidez, e estamos bastante contentes com o resultado.”
“Neste ano, a ELG terá novidades nas linhas de suportes, acessórios para smartphones, fones de ouvido, gamer e casa conectada. Teremos tanto novidades como itens renovados em design, funcionalidades e especificações técnicas.”
Neste ano, a ELG terá novidades nas linhas de suportes, acessórios para smartphones, fones de ouvido, gamer e casa conectada. “Teremos tanto novidades como itens renovados em design, funcionalidades e especificações técnicas”, conta o presidente.
Na opinião de Antonio Henrique, a economia brasileira continua um tanto instável. “O mercado financeiro estima crescimento em torno de 1,5% para o PIB do Brasil em 2024, praticamente metade do resultado de 2023, mas entendemos que o mercado ainda está num processo de adaptação. Quanto à taxa de juros, ainda é cedo para um desenho mais assertivo. Mas as pesquisas apontam perspectivas de otimismo frente ao mercado consumidor para os próximos meses, com melhora gradual do cenário econômico, justamente pela redução na taxa de juros e melhores perspectivas de crescimento, emprego e salário, o que incentivará investimentos por parte das empresas e aceleração do consumo.”
ELGIN
Rafael Feder, CEO
No segmento de ar-condicionado, 2023 foi de muita transformação, diz o CEO, Rafael Feder. “Trocamos toda a nossa linha de produtos On/Off para Inverter com fluído refrigerante R-32 e selo A do Inmetro. Em 2024, esperamos crescimento devido à influência do El Niño e ao desabastecimento provocado pela seca do Rio Amazonas no final do ano passado. Neste trimestre, investimos em 15 novos produtos nas categorias de cozinha, cuidados pessoais e casa. Em bens de consumo, o crescimento será atrelado à diversificação do line-up e à maior presença de nossos produtos nos pontos de venda. Destacamos, ainda, a coleção limitada com discos colecionáveis do Sonic.”
“Em 2024, o foco é 100% na linha com tecnologia Inverter e conectividade, e em aparelhos como Cassete One Air e Bi e Tri Split. Também fortalecemos a nossa família de fritadeiras e lançaremos produtos smart.”
Em 2024, o foco é 100% na linha com tecnologia Inverter e conectividade, e em aparelhos como Cassete One Air e Bi e Tri Split. “Também fortalecemos a nossa família de fritadeiras e disponibilizaremos novidades em cuidados pessoais. Lançaremos produtos smart, seguindo a tendência aplicada em toda a empresa. Em bens de consumo, está nos planos a expansão das linhas de iluminação e casa inteligente”, conta o CEO.
No âmbito da economia brasileira, Rafael se mantém otimista. “Apesar de termos perspectivas de crescimento do País menores para 2024, estamos confiantes em que este será um ano melhor que o anterior.”
ELSYS
Damian Zisman, CEO
É com muito orgulho que a Elsys comemora 35 anos em 2024, diz o CEO, Damian Zisman. “Em 2023, enfrentamos obstáculos, como a crise hídrica em Manaus (AM), que impactou diretamente o fornecimento de componentes e afetou toda a nossa cadeia produtiva na região, assim como a instabilidade global. Mesmo com esses desafios, a empresa continuou a crescer, mantendo o alto padrão de qualidade pelo qual é conhecida e que lhe rendeu, pelo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento do Great Place to Work (GPTW). Trabalhamos para crescer pelo menos dois dígitos em 2024.”
“Neste ano, uma importante inovação é a incorporação de soluções de inteligência artificial associadas a nossos produtos para entregar uma experiência única aos clientes.”
Em 2023, lançou o Amplimax Ultra, primeira solução FWA 5G outdoor, desenvolvida e fabricada no Brasil, fortalecendo sua posição de liderança no mercado de FWA outdoor, agora com foco também no corporativo. Levou seus produtos para novos países da América Latina. “Neste ano, uma importante inovação é a incorporação de soluções de inteligência artificial associadas a nossos produtos para entregar uma experiência única aos clientes. Vamos atuar em novos canais, com soluções completas e customizadas, atendendo de forma mais assertiva nichos que demandam um olhar mais próximo sobre suas necessidades”, conta o CEO.
A economia brasileira tem se consolidado num patamar de baixo para moderado crescimento, diz Damian. “Para crescer de forma robusta, precisa de mudanças estruturais que não estão no radar. Com a queda da taxa de juros, vemos um cenário um pouco mais propício para o estímulo ao consumo e investimentos, mas sem mudanças muito relevantes.”
EOS
Maurício Mota, porta-voz
Sua expectativa é crescer 15% em faturamento na comparação com o ano passado, diz Maurício Mota, porta-voz da empresa. “Estamos otimistas com um cenário mais favorável devido à queda na taxa de juros. Isso injetará mais dinheiro na economia como um todo.”
“Em 2024, iremos focar em nosso core business, produtos relacionados à refrigeração e à climatização. Serão mais de 50 lançamentos. Também iremos expandir nosso portfólio, incluindo itens de lavanderia e refrigeradores verticais.”
Em 2024, a EOS irá focar em seu core business, produtos relacionados à refrigeração e à climatização. Serão mais de 50 lançamentos. “Também iremos expandir nosso portfólio, incluindo itens de lavanderia e refrigeradores verticais”, conta o porta-voz.
O Brasil é um país com muitos desafios pela frente, afirma Maurício. “Principalmente os relacionados à infraestrutura. Mas a queda de juros já está ocorrendo e vemos indicativos de aumento nas vendas de imóveis, o que impulsiona todo o mercado de eletros.”
ESMALTEC
Marcelo Pinto, diretor-superintendente
“Em 2023, celebramos 60 anos de existência e lançamos produtos importantes para consolidar a Esmaltec no segmento popular. Para 2024, temos expectativas positivas, visando reforçar nosso compromisso em oferecer soluções acessíveis e confiáveis, o que fortalece nossa marca junto às famílias brasileiras”, conta o diretor-superintendente, Marcelo Pinto.
“Em 2024, trabalhamos com entusiasmo no lançamento de novos produtos, desenvolvidos para complementar o nosso portfólio, atendendo às necessidades do público-alvo. Antecipamos um ano de crescimento com inovação contínua.”
Neste ano, a empresa trabalha com entusiasmo no lançamento de novos produtos, desenvolvidos para complementar o seu portfólio, atendendo às necessidades do público-alvo, diz Marcelo. “Antecipamos um ano de crescimento com inovação contínua.”
A Esmaltec está otimista em relação à economia brasileira. “A continuidade da queda das taxas de juros e o aumento na geração de empregos devem elevar o poder de compra dos consumidores. Isso resultará em maior acesso aos eletrodomésticos, impulsionando as vendas no mercado”, afirma Marcelo.
EVOLUT GAMER
André Nakasugui, diretor
Em 2023, a empresa reformulou totalmente a sua linha de produtos, conta o diretor, André Nakasugui. “Foi um desafio que concluímos com sucesso e projetamos 2024, pensando na expansão da operação e das categorias, com reforço de novidades na linha gamer. Neste ano, temos lançamentos diferenciados, como a linha Arrow de cadeiras, que traz o melhor custo-benefício e excelente lucro às revendas. Na linha de hardware, os modelos de water cooler virão com as mangueiras em LED, uma novidade muito importante.”
“Neste ano, temos lançamentos diferenciados, como a linha Arrow de cadeiras, que traz melhor custo-benefício e excelente lucro às revendas. Na linha de hardware, os modelos de water cooler virão com as mangueiras em LED.”
A expectativa de especialistas econômicos de baixa da taxa Selic para 9% até o final do ano é alentadora. “Haverá queda em todas as taxas de empréstimos e operações financeiras envolvendo recursos de terceiros. Nesse sentido, nossa expectativa é que consigamos viabilizar novos projetos, visto que o custo financeiro estará mais baixo. A queda dos juros será um sinal de que a a inflação está desacelerando, com menor perda do poder de compra. Isso poderá levar o consumidor a adquirir nossos produtos, que são tidos como bens não essenciais”, diz André.
Para o diretor da Evolut, também é importante analisar fatores como o aumento do salário mínimo e a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos. “Embora de forma discreta, eles ocasionam ganho no poder de compra real neste ano, indicando uma possível faixa de novos consumidores a médio prazo.”
EZVIZ
Raul Arakaki, porta-voz e executivo de vendas online e marketing
Este será o ano da empresa no Brasil, diz o porta-voz, Raul Arakaki, executivo de vendas online e marketing. “Faremos investimentos em diversas frentes e abriremos três novas linhas de produto. Com isso, o nosso share no mercado também irá avançar. O ano de 2023 foi de evolução, houve grande crescimento no mercado offline e online. Tivemos sucesso e quebramos barreiras de sell out no segmento online de vendas.”
“Em 2024, teremos muitas novidades. Uma delas é o lançamento da nossa linha de limpeza inteligente, com produtos como o robô aspirador. Os produtos contribuirão para a nossa evolução em todo o País.”
Para 2024, a empresa terá muitas novidades. “Lançaremos nossa linha de limpeza inteligente, com produtos como o robô aspirador e aspiradores normais, além de fechaduras de custo-benefício intermediário, com desbloqueio remoto e high-end com diferenciais de alto nível. Os produtos contribuirão para a nossa evolução em todo o País”, conta Raul.
Na economia, a grande expectativa do porta-voz é que tenha continuidade a redução da taxa de juros. “Apesar de algumas incertezas, continuaremos avaliando o mercado brasileiro como um todo, bem como analisando e gerindo todas as variáveis.”
FISCHER
Ingo Fischer, presidente
A empresa acompanha constantemente a dinâmica do mercado e as necessidades de seus consumidores, diz o presidente, Ingo Fischer. “Por essa razão, em 2023, apostamos em destacar a função Air Fryer em alguns dos nossos fornos, tanto de bancada como de embutir. Esperamos crescer em 2024, consolidando investimentos e com a entrada em novos canais e clientes.”
“Neste ano, teremos lançamentos nas principais categorias em que atuamos. Estamos atentos ao comportamento de consumo do nosso público-alvo, que cada vez mais exige soluções práticas, sustentáveis e econômicas.”
Para este ano, a Fischer prepara importantes lançamentos nas principais categorias em que atua. “Estamos atentos ao comportamento de consumo do nosso público-alvo, que cada vez mais exige soluções práticas, sustentáveis e econômicas para seu lar”, conta o presidente.
Na opinião de Ingo, a economia brasileira pode ser desafiadora, principalmente pelos momentos de instabilidade. “Contudo, estamos otimistas em relação ao ano de 2024. Acreditamos que a queda dos juros pode estimular o consumo, fomentando a compra de bens, incentivando o crédito no varejo e gerando mais confiança para os clientes e os consumidores.”
FUJITSU GENERAL DO BRASIL
Akihide Sayama, presidente
A empresa investe e expande seus negócios no Brasil, diz o presidente Akihide Sayama. “Em 2023, nossa grande conquista foi o lançamento da marca global Airstage, muito reconhecida e comercializada em outros países. Em 2024, estamos embasados em nossa gestão sustentável. Com inovação e tecnologia, construímos um futuro mais brilhante e seguro para os clientes e para a sociedade. Temos metas agressivas. Vamos trabalhar forte para superar os resultados dos anos anteriores e crescer de forma cada vez mais sustentável.”
“Nossos equipamentos são os mais duráveis, silenciosos e confiáveis devido à tecnologia japonesa de ponta e aos rigorosos testes de qualidade em toda a cadeia de produção.”
Neste ano, a empresa dará continuidade aos lançamentos nas novas linhas, a Essencial e a Premium. A primeira tem aparelhos de ar-condicionado, modelos split high wall, com fluido R-32 e tecnologia Inverter, 100% produzidos no Brasil. A segunda possui modelos split high wall, teto e cassete, com fluido R-32 e tecnologia Inverter, fabricados no País e no exterior. “Nossos equipamentos são os mais duráveis, silenciosos e confiáveis devido à tecnologia japonesa de ponta e aos rigorosos testes de qualidade em toda a cadeia de produção”, conta Akihide.
O presidente da Fujitsu está otimista com o crescimento da economia brasileira. “O processo de recuperação do emprego e da renda deve se manter, e as vendas de bens duráveis serão favorecidas. Quando há queda na Selic, a tendência é que bancos e instituições financeiras diminuam as taxas de juros, tornando o crédito mais acessível à população, o que estimula o consumo. Isso contribui para a maior penetração dos aparelhos de ar-condicionado nas residências.”
GEONAV
Rafael Assa, cofundador e diretor
A Geonav se orgulha de ser uma marca em crescimento, ano após ano, diz o cofundador e diretor, Rafael Assa. “Nós nos tornamos uma referência no mercado B2B de acessórios e aumentamos o leque de categorias de produtos no portfólio. Em 2023, fizemos um reposicionamento de marca, trazendo modernidade e mais proximidade com o cliente final, bem como uma presença marcante nas redes sociais. Para 2024, estamos confiantes em que continuaremos nesse caminho, com previsão de crescimento acima de 15% ante o ano anterior.”
“Neste ano, temos um olhar voltado principalmente para o nosso core business, procurando trazer ao mercado brasileiro as principais inovações em acessórios para smartphones e outras categorias, como áudio, gamer, office, pet e casa inteligente.”
O foco da empresa é oferecer produtos que descompliquem a vida das pessoas. “Neste ano, temos um olhar voltado principalmente para o nosso core business, procurando trazer ao mercado brasileiro as principais inovações em acessórios para smartphones e outras categorias, como áudio, gamer, office, pet e casa inteligente. Estamos sempre abertos às novidades tecnológicas que fazem sentido no dia a dia dos nossos consumidores”, conta Rafael.
Na opinião do diretor, a história mostra que o empresário não pode confiar no bom senso do governo e de seus representantes. “A inflação está controlada e temos perspectiva de queda de juros. Isso significa para o varejo maior cobertura de estoque, portanto mais produtos nas lojas, o que é um cenário macroeconômico melhor do que encontramos em 2023. Para os nossos resultados de 2024, confio muito mais na nossa equipe interna e no planejamento estratégico bem estruturado que montamos para atingir os objetivos traçados do que em ações efetivas do governo.”
GOLDENTEC
Marcelo Igreja, diretor comercial
A empresa planeja crescimento e foco no atacado em 2024, diz Marcelo Igreja, diretor comercial. “O ano de 2023 foi desafiador. Fizemos muitos movimentos para sermos mais rentáveis, como diminuição da despesa financeira com redução de estoque e eliminação de qualquer dívida bancária, e evitamos antecipações. Isso nos dá condições de sermos mais competitivos.”
Com a expansão do atacado, a marca Goldentec ganhará cada vez mais relevância. “Ela se traduz em produtos de qualidade com excelente custo/benefício para quem revende e para o consumidor final. Temos expectativas de recuperação da economia em 2024, e a redução da taxa Selic tende a aquecer o consumo. Acreditamos em um ano melhor. Temos nossa empresa preparada e um time qualificado para ganharmos market share”, afirma Marcelo.
GROUPE SEB
Juan Guillermo Sanchez, presidente na América do Sul
O Groupe SEB, que tem mais de 165 anos no mundo, está presente no País há mais de 26 anos com suas marcas Arno, Rochedo, Clock, Tefal, Krups e Panex, tendo o Brasil como mercado-chave, diz Juan Guillermo Sanchez, presidente na América do Sul. “Acreditamos no potencial de expansão e desenvolvimento da empresa a longo prazo e teremos investimentos significativos em inovação e na revitalização do portfólio produzido localmente e complementado com os produtos que temos na linha de eletroportáteis.”
“Em 2024, temos programados investimentos significativos em inovação e na revitalização do portfólio de eletroportáteis produzido em Itatiaia (RJ). Neste ano, também comemoraremos os 80 anos da Arno, com ótimas novidades e eventos para nossos consumidores e clientes.”
Em meio às dificuldades, 2023 foi um ano positivo para a empresa. “Crescemos de mãos dadas com nossos clientes estratégicos. Em 2024, temos programados investimentos significativos em inovação e na revitalização do portfólio de eletroportáteis produzido em Itatiaia (RJ). Neste ano, também, comemoraremos os 80 anos da Arno, com ótimas novidades e eventos para nossos consumidores e clientes”, conta Juan Guillermo.
O presidente do grupo na América do Sul diz que os últimos anos apresentaram um ambiente de mercado e condições econômicas muito desafiadoras para toda a indústria. “Mas acreditamos fortemente no potencial de expansão e investimento da empresa a longo prazo no Brasil.”
GRUPO MUELLER
Alexandre Pires da Luz, CEO
Há otimismo na empresa, diz o CEO, Alexandre Pires da Luz. “Temos uma boa expectativa para 2024, fruto de ações tomadas pela companhia nos últimos anos, com investimentos fortes em tecnologia, gestão e desenvolvimento de produtos, aliadas a um momento de estabilidade econômica do país, inflação controlada e desemprego em níveis baixos. Isso nos traz a expectativa de crescimento elevado. O ano de 2023 foi de retomada de mercado, com ganhos de participação em todas as categorias em que atuamos e melhoras expressivas nos indicadores estratégicos da companhia.”
“Em 2024, teremos novidades em todas as categorias devido aos investimentos em desenvolvimento de produtos muito além da média realizada nos anos anteriores. Também intensificaremos os investimentos na marca.”
Este ano será um dos mais importantes da marca Mueller em sua história, levando em conta os lançamentos previstos. “Teremos novidades em todas as categorias devido aos investimentos em desenvolvimento de produtos muito além da média realizada nos anos anteriores. Também intensificaremos os investimentos na marca, sustentando os lançamentos e buscando uma abrangência ainda maior dentro do território nacional”, conta o CEO.
A economia brasileira vem demonstrando uma certa estabilidade, beneficiada pelo cenário global, diz Alexandre. “Isso nos favorece em termos de taxa de juros, que impacta diretamente os financiamentos para investimentos das empresas e, também, para os consumidores. Preocupa um pouco o tamanho do estado e o excessivo esforço do governo em aumentar a arrecadação para fechar as contas públicas, onerando cada vez mais os produtos, serviços e mão de obra.”
GRUPO MK
Giovanni M. Cardoso, cofundador
Detentor das marcas Mondial, XZone e Aiwa, o Grupo MK planeja alcançar crescimento robusto em 2024 e conquistar cada vez mais participação nos mercados em que atua, diz o cofundador, Giovanni M. Cardoso. “De forma geral, como já está em nosso DNA, realizaremos investimentos significativos em infraestrutura, equipamentos e em recursos humanos. Encerramos o ano de 2023 com 5.300 funcionários e planejamos chegar ao final de 2024 com mais de 6.300 colaboradores, além de uma área construída de 314.000 m².”
“Realizaremos investimentos significativos em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos. Encerramos o ano de 2023 com 5.300 funcionários e planejamos chegar ao final de 2024 com mais de 6.300 colaboradores, além de uma área construída de 314.000 m².”
Neste ano, os lançamentos estarão em diferentes segmentos. “Para a marca Mondial, desde produtos para a linha de cozinha, como a ampliação da família de air fryers da marca e outros eletroportáteis, como as nossas linhas de cuidados pessoais, climatização e ferramentas. Na marca Aiwa, ampliaremos, ainda mais, tanto a linha de áudio quanto a de vídeo, garantindo alta potência. E na XZone, seguiremos acompanhando o nicho de mercado que a marca se propõe a atender”, conta Giovanni.
Na visão do Grupo MK, o mercado brasileiro é sempre de grandes oportunidades, afirma o cofundador. “O Brasil é um mercado em constante crescimento, e a nossa oferta de produtos vem para facilitar o dia a dia das pessoas. A cada ano que passa, garantimos qualidade, praticidade e diversidade aos nossos consumidores.”
HARMAN DO BRASIL
Rodrigo Kniest, vice-presidente sênior para a América do Sul e presidente no Brasil
Em 2024, a expectativa da empresa é a expansão do portfólio, diz Rodrigo Kniest, vice-presidente sênior para a América do Sul e presidente da Harman do Brasil. “Prosseguimos com o desenvolvimento de produtos para os diferentes consumidores e estilos de vida e com a nossa liderança global no setor de áudio. O Brasil é um dos principais mercados do mundo para nossas marcas. Os desafios estarão sempre presentes em nosso dia a dia, porém com planejamento e expertise da equipe, além de parceiros fortes, esperamos manter o crescimento de mercado que temos registrado nos últimos 12 anos.”
“Temos mais de 90 anos de experiência em áudio e, mesmo com as incertezas do mercado, adotamos alternativas para minimizar o impacto ao consumidor, atualizando nossos fluxos e aumentando a produtividade de nossas unidades.”
Em janeiro, na CES, em Las Vegas (EUA), a empresa apresentou novidades, como o fone JBL Soundgear Sense, a atualização da família JBL Live TWS 3 e dos headphones JBL Tune 670NC, JBL Live 770NC e JBL Live 670NC. “Em speakers, temos atualizações das caixas JBL Xtreme 4, JBL Clip 5 e JBL Go 4, produzidas com plástico e tecido reciclados, que trazem um Bluetooth mais poderoso e estável”, conta o vice-presidente.
Neste ano, terá lançamentos da nova linha JBL Authentics, com as caixas JBL Authentics 200 e 500. Seu design é inspirado na JBL L100, caixa de som icônica dos anos 1970, diz Rodrigo. “A linha foi desenhada para ser uma referência em acústica, incorporando tecnologia de nível profissional e som de estádio dentro de casa. Temos mais de 90 anos de experiência em áudio e, mesmo com as incertezas do mercado, adotamos alternativas para minimizar o impacto ao consumidor, atualizando nossos fluxos e aumentando a produtividade de nossas unidades.”
INTEL BRASIL
Carlos Augusto Guto Buarque, diretor de marketing
O ano de 2023 foi marcado por uma trajetória positiva, diz o diretor de marketing, Carlos Augusto Guto Buarque. “Ela foi provocada pela inovação e transformação da Intel, resultando em um forte impulso dos clientes para nossos produtos, especialmente pela demanda por inteligência artificial. Em 2024, continuamos nossa busca incessante pela liderança em processos e produtos, enquanto expandimos nosso negócio de fábrica externa e a fabricação global em escala. No último trimestre, registramos faturamento de US$ 15,4 bilhões, aumento de 10% ante o mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre de 2024, prevemos receita entre US$ 12,2 bilhões e US$ 13,2 bilhões.”
“Em setembro de 2023, a Intel inaugurou a nova era do PC com inteligência artificial. Com isso, levamos a IA para todos os lugares, redefinindo a experiência do PC, que se torna mais pessoal com os processadores Intel Core Ultra.”
Em setembro de 2023, a empresa inaugurou a nova era do PC com inteligência artificial. “Com isso, levamos a IA para todos os lugares, redefinindo a experiência do PC, que se torna mais pessoal com os processadores Intel Core Ultra, de codinome Meteor Lake, voltados para notebooks. E na CES de 2024, também lançamos diversos produtos, incluindo processadores para notebooks de alto desempenho”, conta o diretor.
Atualmente, o Brasil é um dos 10 mercados prioritários para a Intel em todo o mundo, afirma Carlos Augusto. “Conforme dados do IBGE de 2023, o setor de TI teve um dos melhores desempenhos na economia latino-americana, com crescimento de 12,3% ante os anos anteriores. Além disso, várias empresas estão se envolvendo para apoiar a capacitação e a formação de recursos humanos, o que, no final, gerará maior ganho econômico ao País.”
INTELBRAS
Altair Silvestri, CEO
A Intelbras cresce de forma constante por meio da inovação, diz o CEO, Altair Silvestri, “Trabalhamos para enfrentar os desafios e manter o crescimento sustentável. Em 2024, projetamos bons resultados. Planejamos consolidar nossa posição como uma das referências no mercado de tecnologia, segurança e comunicação, com foco na expansão das soluções, nas demandas do mercado e novos segmentos. Categorias como cabos de fibra ótica, tecnologia 5G, Digital Signage, automatizadores de portões, carregadores para veículos elétricos e novos canais de comercialização contribuem para o aumento da receita.”
“Há pouco, lançamos produtos que marcaram a entrada da empresa no segmento de armazenamento de energia. Para o varejo, neste ano, teremos novos produtos de casa inteligente, como roteadores Wi-Fi.”
Uma conquista relevante foi desenvolver pessoas. “Investimos em educação para colaboradores e parceiros. Em sustentabilidade, melhoramos os processos e investimos em infraestrutura para o consumo de energia limpa em fábricas, reaproveitamento de resíduos e diminuição de emissão de gases poluentes”, conta o CEO. Há pouco, a empresa lançou produtos que marcaram sua entrada no segmento de armazenamento de energia e linha de soluções para redes enterprise. Para o varejo terá, neste ano, novos produtos de casa inteligente, como roteadores Wi-Fi.
Na economia, a Intelbras acompanha as reformas que estão sendo encaminhadas, diz Altair. “Elas têm o potencial de impulsionar o crescimento e a estabilidade do país. Se bem implementadas, podem trazer benefícios significativos e atrair mais investimentos, nacionais e estrangeiros, além de estimular o empreendedorismo e a geração de empregos.”
i2GO
Marcelo Castro, CEO
Em 2023, o mercado enfrentou grandes desafios, diz o CEO, Marcelo Castro. “Isso ocorreu devido à transição governamental, às taxas de juros elevadas e às instabilidades varejistas, mas a i2GO alcançou seus objetivos com a introdução de 10 produtos inovadores. Em 2024, visamos a um mercado mais estável, projetando crescimento de 20% no faturamento. A consolidação junto aos clientes atuais e o lançamento estratégico de novos produtos impulsionarão o crescimento, evidenciando nossa resiliência e capacidade de inovação.”
“Em 2024, visamos a um mercado mais estável, projetando crescimento de 20% no faturamento. Planejamos lançar 15 produtos. Acredito que temos um caminho promissor neste 2024.”
A i2GO planeja, em 2024, lançar 15 produtos. “Entre eles, fone de ouvido TWS esportivo, carregador eficiente para notebooks, cabo inovador com garantia vitalícia, power bank compacto com cabos já inclusos, caneta para iPad com palm reject e o modelo de smartwatch integrado com Alexa, complementando a linha com a mesma excelência que consagrou nosso primeiro modelo, o Track GO, um verdadeiro sucesso de vendas. Estamos comprometidos em superar as expectativas dos clientes neste ano”, afirma o CEO.
Em relação à economia brasileira, Marcelo tem uma avaliação bastante otimista. “Ela tem mostrado sinais positivos. Os juros caíram nos últimos meses, o que ajuda muito os importadores. Acredito que temos um caminho promissor neste ano de 2024.”
LENOVO
Ricardo Bloj, presidente
Oferecer tecnologias mais inteligentes, acessíveis e inclusivas é a meta, diz o presidente, Ricardo Bloj. “Apesar de 2023 ter sido desafiador, a Lenovo alavancou o posicionamento no Brasil como a mais completa provedora de soluções inteligentes, do bolso até a nuvem. O ano de 2024 tende a ser de inflexão na demanda por PCs, no País e no mundo. Queremos continuar com nosso legado de inovação para além de PCs e dispositivos móveis, investindo no desenvolvimento de soluções de TI, IA e serviços para proporcionar melhor experiência ao usuário e às empresas.”
“A Lenovo está focada em capturar o crescimento exponencial da IA, criando um ecossistema forte e de parcerias para trazer o que há de melhor no mercado de tecnologia.”
Na CES 2024, a empresa anunciou diversificados produtos para o varejo e o mercado corporativo, equipados com ferramentas e chips de inteligência artificial. “Desde notebooks a monitores, tablets e desktops, a Lenovo está focada em capturar o crescimento exponencial da IA, criando um ecossistema forte e de parcerias para trazer o que há de melhor no mercado de tecnologia, com foco em mobilidade, alto desempenho, produtividade e trabalho híbrido”, conta Ricardo.
A empresa confia em que este será um bom ano para a economia brasileira, afirma o presidente. “No final de 2023, o Brasil voltou para a lista das 10 maiores economias do mundo, ocupando o nono lugar, com PIB estimado em US$ 2,13 trilhões, segundo as projeções do FMI. Com a queda da taxa de juros, logo tornando o crédito mais acessível à população, o País tende a ter um crescimento estável, resultando no estímulo positivo à indústria e aos negócios.”
LENOXX
Eduardo Klinke, diretor comercial
O ano de 2023 foi bem difícil para a indústria e para o varejo, diz o diretor comercial, Eduardo Klinke. “O mercado está mudando de maneira cada vez mais acelerada, e precisamos estar atentos. Estamos confiantes neste ano. Com muito planejamento e investimento comercial, esperamos alcançar os objetivos e metas traçados. Diante de um cenário tão desafiador, precisamos estar bem preparados para superar obstáculos e aproveitar as oportunidades. Nossa expectativa é atingir faturamento 10% maior que em 2023, mantendo o crescimento contínuo dos últimos anos.”
“Neste ano, vamos continuar destacando os produtos de áudio e, também, agregar a linha de eletroportáteis com design e tecnologias que proporcionam facilidade e praticidade aos nossos clientes.”
Em 2024, a Lenoxx seguirá destacando produtos da linha de áudio, como as caixas amplificadas LTS12, LCA8, LCA15, LCA12 e LCA15. “Elas são sucesso absoluto no mercado. Vamos, também, agregar a linha de eletroportáteis com design e tecnologias que proporcionam facilidade e praticidade para os nossos clientes”, conta o diretor comercial.
Apesar de alguns indicadores econômicos não estarem favoráveis, dados da indústria demonstram viés para um crescimento do faturamento em 2024, diz Eduardo. “Acreditamos na retomada da economia com a aceleração das vendas de bens duráveis. A expectativa é a continuidade de queda da taxa de juros, que contribuirá para esse incremento. Seguindo essas projeções, estamos com um olhar ainda mais estratégico em relação ao planejamento, metas de curto e longo prazo e execução. Vamos focar nos lançamentos, fortalecer as parcerias comerciais e buscar novas conexões.”
LG ELECTRONICS DO BRASIL
Roberto Barboza, vice-presidente de vendas
Com expectativa positiva para 2024, manterá todas as suas estratégias de crescimento focadas no ganho de participação no mercado brasileiro, diz o vice-presidente de vendas, Roberto Barboza. “Em 2023, alcançamos conquistas notáveis, com destaque para o aniversário de 10 anos da linha LG OLED TV no mundo, fortalecendo nossa presença no segmento. Expandimos os sistemas domésticos inteligentes por meio da plataforma LG ThinQ e apresentamos novidades em diversas categorias, como áudio e vídeo, monitores, ar-condicionado e linha branca.”
“Dentre os lançamentos de TV confirmados para o Brasil, o grande destaque é a OLED evo M4. A linha QNED 2024 chegará com tamanhos maiores, de até 98”. Também faremos atualizações em refrigeradores e lavadoras.”
Na CES, apresentou produtos que são tendências, o principal deles a LG Signature OLED T, a primeira TV transparente e sem fio do mundo. “Dentre os lançamentos de TV confirmados para o Brasil, o grande destaque é a OLED evo M4. A linha QNED 2024 chegará com tamanhos maiores, de até 98”. Também faremos atualizações em refrigeradores e lavadoras, e continuaremos como parceiros da CASACOR 2024, expandindo o conceito de conectividade”, conta.
A LG Electronics avalia a economia brasileira com atenção, reconhecendo os desafios enfrentados pela indústria em um cenário dinâmico, diz Roberto. “Estamos muito otimistas em relação às possíveis melhorias no ambiente econômico, permitindo-nos desempenhar um papel ativo, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento contínuo da indústria nacional.”
LOGITECH BRASIL
Jairo Rozenblit, CEO
2023 foi um ano de muitas novidades, e não será diferente em 2024, afirma o CEO, Jairo Rozenblit. “Tanto para o mercado de produtos focados em performance e produtividade da Logitech quanto para o mercado de games da Logitech G e B2B com nossas soluções de videoconferência e corporativas, que complementam nossas principais estratégias. Seguiremos crescendo com a liderança em periféricos. Hoje, nosso market share é mais que o dobro que o do segundo colocado, de acordo com a GfK.”
“Em 2024, traremos ao Brasil produtos que tiverem sinergia com a nossa proposta no mercado. Com conectividade e sem fios. Serão vários lançamentos, distribuídos entre nossas categorias, como games, personal workspace, videoconferência e streamers & creators.”
“Em 2024, traremos ao Brasil produtos que tiverem sinergia com a nossa proposta no mercado”, afirma o CEO. Com conectividade e sem fios, descomplicando o dia a dia de quem passa horas em frente ao computador. Serão vários lançamentos durante este ano, distribuídos entre nossas categorias, como games, personal workspace, videoconferência e streamers & creators.”
O mercado brasileiro é um dos principais focos para a marca, que o considera uma oportunidade de expansão e inovação. “Nosso consumidor entende a importância de dispor de produtos de qualidade. Apostamos em players e varejistas que trabalham com um valor competitivo, mesmo com a oscilação dos juros. Como nossos produtos são importados, o mercado oscila dependendo do momento. Mas estamos otimistas em trazer as melhores condições e performances. A excelente experiência para o cliente é um dos pilares mais importantes para a Logitech”, afirma Jairo.
LORENZETTI
Eduardo Coli, CEO
A Lorenzetti está otimista com 2024, diz o CEO, Eduardo Coli. “A empresa vem tendo uma performance positiva nos últimos anos, tanto do ponto de vista de crescimento de faturamento quanto, principalmente, de desempenho financeiro e geração de valor. O ano de 2023 foi especial para a Lorenzetti por conta do centenário da companhia. Tivemos lançamentos em boa parte das categorias em que atuamos, como duchas e chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos, metais, louças, purificadores e aquecedores de água a gás, entre outros.”
“Em 2023, nossa principal novidade foi a linha Acqua Century, em celebração aos 100 anos da empresa. Uma linha com produtos que se destacam pela inovação, design arrojado e funcionalidades.”
Os lançamentos de 2024 serão comunicados, em breve, em eventos do setor. “Em 2023, nossa principal novidade foi a linha Acqua Century, em celebração aos 100 anos da empresa. É uma linha com produtos que se destacam pela inovação, design arrojado e funcionalidades”, afirma o CEO.
A Lorenzetti acredita que há espaço ainda para a evolução da economia brasileira, diz Eduardo. “A expectativa de redução da taxa de juros é um movimento que certamente vai impactar positivamente toda a cadeia de materiais de construção.”
MIDEA
Felipe Costa, CEO
A Midea está conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e projeta um crescimento relevante neste ano, diz o CEO, Felipe Costa. “O país é uma prioridade em investimentos para o grupo, e temos uma perspectiva otimista com a nossa nova fábrica em Pouso Alegre (MG), que irá operar a partir da segunda metade de 2024, com capacidade de produzir 1,3 milhão de aparelhos por ano. O projeto faz parte do processo de expansão global da empresa e foi uma das nossas maiores conquistas em 2023.”
“Entre os lançamentos deste ano, destacam-se os refrigeradores e as lavadoras de roupas de fabricação nacional. A meta é crescer no Brasil aproximadamente 30% nos próximos três anos, buscando estar entre os três primeiros players do mercado.”
Entre os lançamentos deste ano, destacam-se os refrigeradores e as lavadoras de roupas de fabricação nacional, pensados para o mercado brasileiro. “Em ar-condicionado, continuamos evoluindo os produtos, com foco especialmente na eficiência energética. Também traremos novidades em eletrodomésticos para a cozinha e teremos ainda mais produtos conectados, que podem ser controlados pelo aplicativo SmartHome. A meta é crescer no Brasil aproximadamente 30% nos próximos três anos, buscando estar entre os três primeiros players do mercado”, conta o CEO.
Na opinião de Felipe, o Brasil tem potencial para ganhar destaque como uma das principais economias do mundo. “O mercado é grande, e o brasileiro é um consumidor moderno, que valoriza as questões de sustentabilidade e do uso correto dos recursos naturais. Além disso, a perspectiva de redução da taxa de juros é positiva para o mercado de eletrodomésticos, uma vez que a maioria das vendas é feita a prazo.”
MOTOROLA
Rodrigo Vidigal, presidente no Brasil
O Brasil é o quarto maior mercado de smartphones do mundo, e a categoria é a de maior desejo de consumo, diz o presidente no Brasil, Rodrigo Vidigal. “Aqui, a Motorola ocupa um sólido segundo lugar em participação de mercado desde 2014. Nos últimos 10 anos, passou de 10% de market share, em 2013, para 34,2%, em dezembro de 2023, conforme dados da GfK. Nosso diferencial foi democratizar o acesso à tecnologia de ponta para o maior número de consumidores.”
“Nos últimos anos, apostamos no segmento premium com as famílias Motorola edge e Motorola razr. Passamos a oferecer smartphones avançados tecnologicamente, que primam pelo design e acabamento sofisticado.”
A empresa apostou no segmento premium nos últimos anos, com as famílias Motorola edge e Motorola razr. “Adotamos uma estratégia chamada lifestyle-tech, que combina tecnologia com design e sofisticação, e firmamos parceria exclusiva com a Pantone. Passamos a oferecer smartphones avançados tecnologicamente, que primam pela beleza, design icônico, cores exclusivas, materiais e acabamentos sofisticados”, conta o presidente.
Com duas fábricas no Brasil, uma em Jaguariúna, no interior de São Paulo, e outra em Manaus (AM), a Motorola aposta nas suas principais famílias: moto g intermediária, motorola edge e motorola razr, linha de smartphones dobráveis para o segmento premium, diz Rodrigo. “Passamos por um período de retração do mercado de smartphones no Brasil, nos últimos dois anos. Mas estamos otimistas, acreditamos que 2024 será um ano de retomada do crescimento do mercado, com a redução da taxa de juros e a consequente melhora da disponibilidade de crédito para o consumidor final.”
MULTIVISÃO
Rafael Barbosa, presidente
O ano de 2023 se mostrou um tanto desafiador, com a instabilidade da economia, diz o presidente, Rafael Barbosa. “Vimos clientes fecharem lojas e diminuírem as compras de nossa empresa, nos reinventamos e aumentamos ainda mais a nossa pulverização em pequenos e médios clientes. Para nós, 2024 será melhor e muito especial. O grande lançamento será a linha GOOD&GO de eletroportáteis, com pegada supermoderna e atual.”
Na opinião de Rafael, em 2024, questões como equilíbrio fiscal e investimentos devem permear o cenário local. “A taxa básica de juros deve manter a trajetória de queda, é um fator positivo, pois ajudará a diminuir a pressão sobre o custo do capital e baratear as diferentes modalidades de crédito que são oferecidas às empresas e aos consumidores.”
NEWELL BRANDS
Alexandre Escorel, presidente
Nos últimos anos, todas as marcas da empresa se posicionaram em suas categorias de forma estratégica e competitiva, focadas em lançamentos alinhados às mudanças nos padrões de consumo, diz o presidente, Alexandre Escorel. “Pensando nisso, investimos no desenvolvimento de novas tecnologias que impulsionassem a inovação, uma estratégia que nos permitiu oferecer soluções sofisticadas, compactas e com a máxima eficiência esperada pelo consumidor. Para 2024, acreditamos na demanda crescente de produtos relacionados ao bem-estar, à praticidade e que simplifiquem o dia a dia das pessoas.”
“Em 2023, a Newell Brands, passou por uma reestruturação em escala global que fortaleceu a atuação do grupo no mercado brasileiro. Neste 2024, em que comemoramos o centenário da marca Oster® e os 25 anos da Cadence, teremos lançamentos nas principais categorias.”
Em 2023, a Newell Brands passou por uma reestruturação em escala global. “Esse novo posicionamento, com a unificação das divisões de Home Appliances, com as marcas Oster® e Cadence, Outdoor Recreations, que opera as marcas Invic,®, Coleman® e Contigo®, e agora Baby, com as marcas Nuk®, Gracco® e Lilo, fortaleceu a atuação do grupo no mercado brasileiro, reforçando seu posicionamento como referência no setor. Neste 2024, em que comemoramos o centenário da marca Oster® e os 25 anos da Cadence, teremos lançamentos nas principais categorias”, conta o presidente.
O ano de 2024 começou com um grau maior de confiança de empresários e consumidores, sinalizando aumento do consumo e dos investimentos, afirma Alexandre. “A inflação desacelerando, juros mais baixos e melhores taxas de emprego e renda poderão influenciar o aumento do consumo das famílias e resultar em uma expansão mais robusta do varejo, vertente de atuação da Newell Brands.”
PANASONIC DO BRASIL
Sergei Epof, vice-presidente
Em 2024, a expectativa é de um cenário otimista, sustentado pela retomada econômica gradual que a empresa percebe no mercado, diz o vice-presidente, Sergei Epof. “Para o segmento de eletrodomésticos, que sofreu bastante nos últimos dois anos, estamos seguros de que existe uma demanda reprimida que deve ser suprida em 2024. Será um ano marcado por grandes lançamentos, tanto para a marca quanto para a composição da linha de produtos.”
“O ano de 2023 foi de importantes conquistas, como a expansão da fábrica em Extrema (MG), o maior investimento da empresa nos últimos 10 anos, e o lançamento de 13 produtos, entre eletrodomésticos e áudio.”
O ano de 2023 foi de grandes conquistas, como a expansão da fábrica em Extrema (MG), o maior investimento da empresa nos últimos 10 anos, e o lançamento de 13 produtos, entre eletrodomésticos e áudio. “Também reafirmamos o compromisso da marca com a pauta de sustentabilidade, pilar central da nossa estratégia global, com o lançamento do projeto Green Impact, que tem a atleta Rebeca Andrade como embaixadora brasileira. Além de gerar conversas e engajar o setor privado e consumidores, principalmente a Geração Z, a adotar práticas mais sustentáveis, o projeto visa zerar as emissões de CO2 da nossa operação global até 2030”, conta.
Quanto à economia brasileira, a empresa mantém uma postura cautelosamente otimista, diz Sergei. “Reconhecemos que, apesar dos desafios que poderão surgir, a situação tende a ser menos severa do que a enfrentada nos últimos anos. Um elemento central para essa perspectiva é o controle do gasto público e a esperada queda na taxa de juros, que pode ser vista como um estímulo direto ao crescimento econômico, aumentando a liquidez no mercado e incentivando o consumo.”
PIONEER BRASIL
Takenaka Kazumi, presidente
A empresa espera que o ritmo do consumo e o faturamento sejam melhores que os de 2023, diz o presidente, Takenaka Kazumi. “A previsão da Fenabrave é que as vendas de carro aumentem 12%, o que seria positivo para o nosso segmento de negócios. O ano de 2024 será melhor se a taxa de juros continuar caindo e a de câmbio se mantiver estável. Esses fatores podem estimular o consumo de produtos duráveis, como carros e eletrônicos da linha marrom.”
Em 2024, a Pioneer traz novidades ao consumidor brasileiro, um apaixonado por carros e som, conta Takenaka. “Temos uma linha completa para que a experiência ao dirigir conectado e com segurança seja elevada a outros patamares. Nossos produtos têm tecnologia, inovação, conectividade e qualidade. Teremos, pelo menos, dois novos modelos de cada categoria HU e falantes.”
PRAXIS ELETRODOMÉSTICOS
Marcello Cominatto, CEO
Há mais de três décadas, fabricaprodutos para marcas de renome e, há alguns anos, resolveu desenvolver seus próprios itens, diz Marcello Cominatto, CEO. “Desde o início, nos preocupamos em levar ao mercado produtos diferenciados, com características exclusivas. Teremos grande crescimento no volume de vendas em 2024, considerando o investimento já realizado. Em 2023, nosso faturamento cresceu 47% ante 2022.”
Este ano será marcado por grandes lançamentos. Um deles é a máquina de lavar louças exclusiva e patenteada pela Praxis. Outras novidades serão as linhas de climatizadores de ar, secadora de roupas e ventiladores. “Estamos em fase final de construção de mais uma unidade no sul de Minas Gerais, que deve entrar em operação neste trimestre, aumentando nosso volume de produção e velocidade de entrega”, conta Marcello.
PROGÁS
Cristiano Mesquita, diretor
A empresa está com expectativa otimista para 2024, conta o diretor, Cristiano Mesquita. “Temos projeção de crescimento no nosso faturamento em relação ao ano passado e de aumento de nossa produção fabril. Já definimos o lançamento de uma nova linha de equipamentos e a ampliação das ações de marketing. O ano de 2023 foi oscilante, mas a Progás obteve leve evolução.”
Neste ano, a empresa entende que pode crescer em algumas regiões estratégicas no mercado interno. “Também estamos fomentando uma atuação mais agressiva no mercado externo”, explica Cristiano. Em sua opinião, o ponto principal para o setor é uma linha de crédito para o consumidor, além da queda dos juros.”
POLYVOX
Luiz Kencis, CEO
As expectativas são muito boas em 2024. Num ano difícil como 2023, a empresa cresceu acima de 22%, afirma o CEO, Luiz Kencis. “Acreditamos que em 2024 poderemos crescer acima de 30%. Para isso, estamos apostando em lançamentos de produtos inovadores. Também estamos investindo na expansão da nossa distribuição, aumentando a base de clientes e ampliando a parceria com os atuais.”
O mercado de áudio está voltando a ocupar um espaço de destaque no País. “Em 2023, houve uma retomada muito grande de festas presenciais. E a música é essencial nesse cenário, então vivemos um momento de crescimento. O mercado de caixas de som é muito concorrido, porém com poucos especialistas em áudio. Por essa razão, entendemos a importância de trazer produtos com design, tecnologia, potência e preço acessível”, conta Luiz. Com juros “mais baixos e redução do desemprego, o varejo terá um melhor desempenho.”
POSITIVO TECNOLOGIA
Hélio Bruck Rotenberg, presidente e um dos fundadores
Em 2024, espera prosseguir avançando nos negócios, diz o presidente, Helio Bruck Rotenberg. “Trabalhamos para progredir em todos os mercados em que atuamos: consumer, corporativo e instituições públicas. Em consumer, continuaremos a expansão iniciada há cinco anos para varejos regionais. Desenvolvemos nova estratégia para levar computadores das marcas Positivo e VAIO de forma mais inovadora e competitiva ao mercado. Em tablets, crescemos bem com as duas marcas. Em smartphones Infinix, estamos com share significativo em alguns varejistas. Continuamos líderes em Positivo Casa Inteligente com 1,5 milhão de usuários e devemos continuar a expansão em 2024.”
“Em 2023, lançamos produtos como o tablet VAIO com teclado de conexão inteligente e o robô-aspirador com mapeamento a laser, da Positivo Casa Inteligente. Neste ano, renovaremos nossas linhas em todas as categorias.”
A empresa lançou produtos de sucesso no ano passado, como o tablet VAIO com teclado de conexão inteligente, o robô-aspirador com mapeamento a laser, da Positivo Casa Inteligente, o Infinix NOTE 30 5G e os notebooks da Positivo Vision com barras de LED. “Essas iniciativas refletem nossos esforços em desenvolver soluções cada vez mais inovadoras. Neste ano, renovaremos nossas linhas em todas as categorias”, afirma Hélio
O ano de 2024 começou com muitos desafios para a economia brasileira, diz o presidente. “Temas como política fiscal, tributação e juros influenciam o planejamento das empresas. Esperamos que a trajetória de queda dos juros continue, de modo a estimular os investimentos pelas corporações e impulsionar o consumo.”
RAGTECH
Walter Sitta Junior, porta-voz
A empresa mantém a sua postura otimista, diz Walter Sitta Junior, gerente nacional de vendas e porta-voz da Ragtech. “Confiamos em um impulso positivo na atividade econômica. Isso se estende ao setor público, que representa uma parcela significativa do nosso faturamento. A implementação da nova lei de licitações nesse setor trará maior estabilidade e segurança para as operações.”
Em 2023, a Ragtech firmou-se como líder em tecnologia avançada, apresentando soluções e produtos criativos ao mercado de energia. “Os segmentos de gamers e de segurança eletrônica foram os principais pilares do nosso posicionamento no ano”, conta Walter. Em 2024, planeja lançar nobreaks com capacidades e potências superiores, além de realizar investimentos e apresentar soluções no promissor segmento de segurança eletrônica.
REALCE
Ladir Cassol Junior, CEO
A maior conquista da empresa, em 2023, foi alcançar o crescimento previsto para o ano, conta o CEO, Ladir Cassol Junior. “Ele foi tracionado pela abertura de clientes estratégicos do mercado interno e externo, principalmente levando em conta os cenários desafiadores do varejo no Brasil. Sabemos que 2024 também será um ano desafiador, mas a meta da Realce é superar o faturamento de 2023 e aumentar a participação da marca no mercado.”
“Buscamos superar o faturamento de vendas do ano passado. Por isso, estamos preparando uma grade de lançamentos exclusiva para a expansão que desenhada para o ano. A previsão é que os lançamentos já estejam nas lojas a partir deste mês de março.”
Por isso, a empresa está preparando uma grade de lançamentos exclusiva para a expansão desenhada para o ano. “A previsão é que os lançamentos já estejam nas lojas a partir deste mês de março”, conta o CEO.
A Realce vem estudando o mercado e observando atentamente o momento pelo qual o país vem passando em relação à economia como um todo, diz Ladir. “Mesmo diante desse cenário, estamos otimistas quanto ao planejamento traçado, também levando em consideração a sinalização de queda da taxa de juros.”
SINGER DO BRASIL
Raul Garza, presidente na América Latina
O ano de 2023 foi desafiador, diz Raul Garza, presidente na América Latina. “Enfrentamos um varejo desacelerado e nos reinventamos para buscar alternativas de distribuição. No último trimestre do ano, a performance de sell out, principalmente nos canais online, nos surpreendeu, e fechamos 2023 com crescimento. Em 2024, o objetivo é crescer 6% no faturamento, com lançamentos e reestruturações na área de vendas. Queremos estar ainda mais próximos do varejo, seja ele digital ou físico.”
Há pouco, a Singer lançou uma máquina de costura eletrônica, intuitiva, com preço acessível, e planeja um grande breakthrough para a categoria no segundo trimestre. “Desta vez, a nossa ideia é fazer com que a tecnologia realmente trabalhe em benefício do consumidor”, afirma Raul, que tem a expectativa de um cenário diferente com a queda dos juros.
SUGGAR
Leandro Xavier Costa, presidente
A empresa espera crescer ao menos 15% em relação ao ano passado, diz o presidente, Leandro Xavier Costa. “Em 2023, nossas maiores conquistas foram no segmento de fogões, em que abrimos novos clientes e consolidamos nossa produção e posição no mercado. Esperamos, também, maior crescimento econômico que possa impactar os negócios em 2024.”
“A Suggar fará, neste ano, diversos lançamentos em todos os segmentos em que atua. Continuaremos a investir, principalmente em áreas de armazenagem, para dar suporte ao nosso crescimento.”
A Suggar fará, neste ano, diversos lançamentos em todos os segmentos em que atua. “Também continuaremos a investir, principalmente em áreas de armazenagem, para dar suporte ao nosso crescimento. Esperamos que a questão de crédito seja algo menos relevante em nossos negócios”, conta o presidente.
Em relação à economia, Leandro lamenta o crescimento do tamanho do Estado, o que acaba por gerar aumento na carga tributária. “Esperamos que a queda na taxa de juros realmente aconteça e chegue ao bolso das empresas e do trabalhador. A queda de juros tem forte impacto nos nossos negócios e na economia em geral.”
TECTOY
Valdeni Rodrigues, CEO
A empresa busca crescimento em torno de 20% em todas as suas linhas de negócios – meios de pagamentos, automação comercial e eletrônicos de consumo, diz o CEO, Valdeni Rodrigues. “Sabemos que isso é muito agressivo para o momento em que se encontra nossa economia, mas acreditamos que muitas das iniciativas do governo possam melhorar a percepção do mercado e dos consumidores, dando a confiança necessária para uma retomada sólida e crescente.”
“Essa nova Tectoy fabrica, comercializa e desenvolve parcerias para atender um mercado que busca soluções desde a venda, mas também quer assistência técnica de primeira linha.”
Em 2023, a maior conquista da empresa foi superar o momento de indecisão do mercado e trazer novos produtos. “Tivemos o nosso primeiro Tectoy Day, com mais de 15 lançamentos para as linhas de meios de pagamentos e automação comercial. Nossa área de P&D tem foco em hardware e software de alta qualidade, e essa nova Tectoy fabrica, comercializa e desenvolve parcerias para atender um mercado que busca soluções desde a venda, mas também quer assistência técnica de primeira linha”, conta o CEO.
Na opinião de Valdeni, é essencial a redução da taxa de juros para que a economia retome a velocidade, permitindo investimentos dentro da área corporativa, e para que o consumidor faça seu planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. “Os sinais dados para o mercado têm sido bons, e buscar a segurança jurídica nos incentivos para maior crescimento será importante para não se perder o ritmo de crescimento que esperamos.”
TP-LINK
Ayrton Neves, diretor de canais
Em 2024, seu principal objetivo é consolidar-se no segmento de casa inteligente com a marca Tapo e promover os roteadores Mesh Wi-Fi 6, diz Ayrton Neves, diretor de canais. “Acreditamos que a tecnologia tem o poder de transformar nossas casas em ambientes mais seguros, confortáveis e eficientes, em sintonia perfeita com a proposta de conectividade confiável da TP-Link. Nosso faturamento tem grande potencial para superar o de 2023, especialmente quando falamos de grandes projetos de conectividade Enterprise, outro setor em que estamos nos consolidando muito bem com a marca Omada.”
“Neste ano, os principais lançamentos se concentram em produtos para casas inteligentes com a expansão da nossa linha Tapo, além de roteadores Wi-Fi 6 Mesh, para atender tanto o consumidor final quanto os provedores.”
A empresa está orgulhosa de ter promovido o Wi-Fi 6 em todo o território brasileiro através de pequenos provedores e da expansão de sua equipe comercial. “Neste ano, os principais lançamentos se concentram em produtos para casas inteligentes com a expansão da nossa linha Tapo, além de roteadores Wi-Fi 6 Mesh, para atender tanto o consumidor final quanto os provedores”, conta o diretor.
O Brasil é um mercado promissor para a conectividade. “Apesar de seus desafios, tem oportunidades significativas devido à crescente digitalização e à expansão dos planos de fibra que alcançam quase todos os municípios do país. Além disso, em 2024 traremos a linha Tapo de produtos de automação residencial para diversificar ainda mais o nosso portfólio”, conta Ayrton.
VENTISOL/AGRATTO
Alexis Suren Tcholakian Morales, diretor
A empresa é focada e otimista, diz o diretor, Alexis Suren Tcholakian Morales. “A cada ano, nos dedicamos a melhorar e ampliar a linha de produtos e serviços. Em 2024, estamos certos de que teremos faturamento superior ao de 2023. Neste semestre, lançaremos o modelo do nosso microondas de 32 litros, branco, mixer 3 em 1, miniprocessador, omeleteira, cafeteira timer e chaleira com regulagem. Na linha de climatizadores, em que já somos líderes, traremos um grande lançamento. É o climatizador de 125 litros e 400 W de potência.”
“Em 2023, ampliamos muito a linha de eletroportáteis e, em 2024, teremos grandes lançamentos, como o climatizador de 125 litros e 400 W de potência, na categoria em que já somos líderes.”
Em 2023, a empresa inovou com os ventiladores de teto Inverter. Também ampliou muito a sua linha de eletroportáteis, com produtos como a natedeira planetária e o forno fritadeira. “Em 2024, não será diferente, apresentaremos mais novidades”, conta Alexis.
Na opinião do diretor, a resiliência demonstrada pela economia brasileira recentemente supera as expectativas. “No entanto, esse cenário não garante credibilidade a longo prazo. O descuido com o fiscal, combinado com a projeção de um déficit significativo em 2024, e o contexto de elevadas taxas de juros nos Estados Unidos comprometem as perspectivas de uma redução mais rápida delas no Brasil. A persistência de uma taxa básica de juros elevada impacta negativamente tanto o setor varejista quanto o desempenho geral da economia.”
VIVENSIS
Rômulo Freire, sócio-fundador
Em 2024, espera crescimento consistente, com faturamento acima de 30% sobre 2023, diz o sócio-fundador, Rômulo Freire. “Isso se deve a uma série de fatores, incluindo a retomada do crescimento econômico brasileiro, o aumento do consumo de bens duráveis e à nossa estratégia de inovação. Em 2023, a Vivensis dobrou o seu faturamento e teve conquistas importantes, como a liderança de mercado da nova parabólica digital no Brasil, tanto em vendas como em instalações, num período de forte crescimento do segmento, impulsionado pela migração da Banda C para a Banda KU.”
“Na feira Eletrolar Show de 2024, apresentaremos toda a renovação de nosso portfólio, com novos SKUs para recepção de sinal digital de TV, áudio e gamers. Estamos confiantes em que continuaremos a crescer.
Houve crescimento também de 30% no segmento de periféricos gamers, refletindo o aumento de popularidade da categoria no Brasil e a consolidação da estratégia de diversificação do portfólio da empresa com o lançamento da linha de áudio com a marca Vibe Sound pelo varejo. “Na Eletrolar Show de 2024, apresentaremos toda a renovação de nosso portfólio, com novos SKUs para recepção de sinal digital de TV, áudio e gamers”, conta Rômulo.
A economia brasileira está em um momento de retomada, com crescimento do PIB e redução da inflação, diz Rômulo. “Isso é positivo para o nosso setor, que ainda possui o vetor de crescimento da migração tecnológica de limpeza de espectro da banda C para a expansão do 5G no País. A queda da taxa de juros é um fator positivo para a economia, pois estimula o consumo e o investimento. Estamos confiantes em que continuaremos a crescer e a inovar em 2024.”
WAP
PAULO SANFORD, CEO WAP & Waaw by Alok
Em 2023, a empresa teve um marco muito importante, diz o CEO WAP & Waaw by Alok, Paulo Sanford. “Realizou 10 vezes a receita líquida de 2015, com melhor rentabilidade e gestão de capital otimizado. Essa conquista foi o resultado do processo de reestruturação interna que ocorreu nos últimos anos e reafirmou que estamos no caminho certo. Também tivemos lançamentos muito importantes, como a linha de cozinha assinada pelo chef Henrique Fogaça, que marcou a nossa entrada nesse segmento. Estamos com muitas expectativas para 2024, esperamos que a WAP tenha resultados ainda melhores e alcance novos patamares.”
“Em 2023, tivemos lançamentos muito importantes, como a linha de cozinha assinada pelo chef Henrique Fogaça, que marcou a nossa entrada nesse segmento. Neste ano, planejamos lançar 50 produtos.”
Neste ano, a empresa já traçou seus objetivos e planeja lançar 50 produtos, além de ter um forte plano de expansão para todas as frentes em que atua. “A WAP se orgulha de ter a inovação no seu DNA, e continuaremos trabalhando fortemente sob esse viés”, conta Paulo.
Na economia, o CEO acredita que neste semestre os efeitos da taxa de juros de dois dígitos ainda serão sentidos. “A queda contínua e o ritmo dependem do cenário dos juros americanos. Com a expectativa da taxa de um dígito para o segundo semestre, haverá um ambiente de aceleração econômica. O crédito é outro tema muito relevante para este ano e deverá crescer com a redução dos juros. De modo geral, o ano de 2023 começou com o ritmo da economia melhor e terminou pior, mas em 2024 será o inverso. Teremos uma melhora até o fim deste ano.”
WHIRLPOOL
Eduardo Akira, diretor sênior de vendas
A empresa está muito otimista neste ano, diz Eduardo Akira, diretor sênior de vendas. “Temos um calendário de lançamentos importantes e grandes momentos das nossas marcas Brastemp, Consul, Compra Certa, Compra Direta Empresas e KitchenAid. Seguimos focados em atender às necessidades dos consumidores, antecipando tendências de mercado. Outro destaque é o investimento acima de R$ 500 milhões em expansão, além do desenvolvimento do setor e de suas comunidades, fruto de parceria com o município de Rio Claro (SP) e com o governo de Santa Catarina, em Joinville. Damos continuidade ao desenvolvimento produtivo da empresa.”
“Estamos otimistas com a retomada do setor. No Brasil, a Whirlpool tem a segunda maior operação, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2024, teremos grandes lançamentos, ampliando o portfólio. Será um grande ano.”
Em 2023, a marca Consul comemorou seus 73 anos com uma edição limitada do frigobar retrô. No mesmo ano, houve o reposicionamento da marca Brastemp, com o novo conceito “É Outro Mundo”, em que reforça um território importante, o de estar presente nos lares do Brasil e acompanhando as mudanças de comportamento do consumidor com produtos que entregam design e performance. “Lançamos, também, o aplicativo do Compra Certa, marketplace da Whirlpool”, conta o diretor.
Na agenda ESG, lançou o Sistema Individual de Logística Reversa de Eletroeletrônicos. “Posicionamos a empresa como pioneira na estruturação de um sistema próprio de logística reversa em todo o Brasil, ambientalmente adequado, para eletroeletrônicos de todos os portes e de qualquer marca. Em 2024, teremos grandes lançamentos, ampliando o portfólio. Será um grande ano. Estamos otimistas com a retomada do setor”, diz Eduardo.
Fonte: Eletrolar News Ed. 159 – Presidentes