Especial Gitex Global 2021
Por Paola Fernandez
A feira Gulf Information Technology Exhibition, mais conhecida como Gitex Global, aconteceu em Dubai pela 41ª vez, entre os dias 17 e 21 de outubro último. Realizada no Dubai World Trade Centre, em pavilhão fechado, reuniu inovadores internacionais nas áreas de inteligência artificial, 5G, nuvem, big data, cibersegurança, blockchain, computação quântica, fintech, tecnologia em saúde e marketing imersivo.
Todos esses tópicos foram explorados em seis eventos simultâneos: Gitex Global, Gitex Future Stars, Future Blockchain Summit, AI Everything, Marketing Mania e Fintech Surge. Houve mais de 400 palestras, e as exposições incluíram computadores, robôs, supercarros e smartphones. Mais de mil empresas de tecnologia, entre elas Epson, Huawei, Ericsson, Dell Technologies, Infor e AWS, expuseram seus produtos.
Um dos atrativos da feira foi o Doctor Alfred, robô falante que funciona via inteligência artificial e reconhecimento de voz. Ele responde a qualquer pergunta, inclusive sobre a própria vida, e reconhece o sotaque de quem faz a indagação. Outro destaque nests categoria foi o robô que distribui abraços e responde a todas as perguntas. É controlado remotamente por uma pessoa, usando um headset de realidade virtual e dois joysticks (quando a pessoa levanta o braço, o robô faz o mesmo). Havia ainda um terceiro robô, que distribui até 100 xícaras de café por hora, e ainda faz 15 tipos diferentes da bebida.
Mobilidade Urbana
A feira também apresentou novas formas de mobilidade, como o carro de corrida voador elétrico e o carro-conceito da Mercedes-Benz, chamado Vision Avtr. O carro é equipado com tecnologia que permite realizar determinadas tarefas através da leitura do pensamento do condutor, que precisa usar um dispositivo de controle da mente, uma faixa na cabeça que irá ler as simulações. No lugar do volante tem um painel de controle central – o cérebro do carro – que ajuda a movimentar o veículo. Os assentos são sustentáveis, feitos de materiais extraídos do oceano
Outra exposição que chamou a atenção dos visitantes foi a de agricultura vertical. A utilização de um contêiner modularizado para agricultura hidropônica inteligente, que utiliza a IoT e um sistema operacional para regular o ambiente de cultivo, tempo de crescimento e a qualidade do produto, possibilita o cultivo em áreas áridas, como Dubai, ou em pequenos espaços. As empresas conseguiram cultivar quatro vegetais diferentes juntos.
Expo Dubai 2020
Mesmo não tendo sido realizada em 2020 por causa da pandemia, a feira manteve o nome. Aberto em 1º de outubro último, o evento internacional vai até 31 de março de 2022, contando com delegações de mais de 190 países. Tem como tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. A exposição apresenta inovações em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. A programação inclui debates sobre negócios, gastronomia, tecnologia, ciências, urbanismo, cultura e economia, com um grande foco em sustentabilidade.
Por sua grandiosidade, a Expo Dubai 2020 está sendo considerada um novo bairro da cidade dos Emirados Árabes pelos próximos meses. Ocupa 438 hectares e reúne diversos setores como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais. São esperados cerca de 25 milhões de pessoas durante o período do evento.
Fonte: Revista Eletrolar News 145