Especial Dia dos Pais – Adegas: datas sazonais incentivam as vendas
Além de manterem a temperatura ideal do vinho, essencial para uma boa degustação, os produtos agregam design ao ambiente e sempre são muito procurados na data dos pais.
por Dilnara Titara
São muitos os atributos das adegas. Eles, inclusive, vão além do sistema de refrigeração. Trazem ao ambiente design, sofisticação e a oportunidade de degustar o vinho em condições adequadas de temperatura, umidade e luminosidade, mantendo intactas as propriedades da bebida. O varejo desempenha um papel fundamental nas vendas da categoria e oferta várias opções para atender às necessidades de cada consumidor.
Tradicionalmente datas sazonais, como o Dia dos Pais, são oportunidades para presentear com produtos relacionados ao universo de bebidas, como vinhos. Nesse sentido, as adegas se apresentam como excelente opção, diz Gabriel Barbieri Silva, diretor de marketing da Whirlpool Corporation, que detém as marcas Brastemp e Consul. “O brasileiro aprecia vinhos em diversos momentos, e isso fortalece a procura pela adega. Nossa expectativa é bastante positiva.”
O conhecimento dos brasileiros sobre vinhos e a proximidade do inverno incentivam a busca pela categoria de adegas. “As expectativas de vendas são altas, visto que o vinho ganha, a cada dia, mais fãs. São procuradas, também, por quem está equipando a casa com produtos de qualidade, design moderno e que otimizem o espaço”, diz Cristiane Clausen, diretora-executiva da Philco.
Vendas em ascensão
No primeiro trimestre de 2023, a Midea cresceu três dígitos na categoria de adegas na comparação com o mesmo período de 2022, conta Bruno Tomaz, gerente de marketing de produto da empresa. “Estamos otimistas com o aumento das vendas para este ano. As datas sazonais colaboram muito. Esperamos manter o crescimento de, pelo menos, dois dígitos.”
Adegas são perfeitas para inspirar momentos gastronômicos junto da família e dos amigos. Não só organizam os rótulos como transformam visualmente o ambiente, destaca Marina Heinzen, gerente de marketing da Suggar. “Acreditamos que a procura será boa para a data. O clima ameno também pode impulsionar as vendas. Nossa expectativa é de crescimento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.”
O fato é que o mercado brasileiro de vinhos está crescendo e registrando maior procura por rótulos de alta qualidade. Por isso, a adega, para muitos, torna-se um xodó, um hobby a ser exercido nos momentos com familiares e amigos. Veja, a seguir, as boas opções do mercado.
Brastemp
A Adega Brastemp (BZC12BE) possui com capacidade de armazenamento para 12 garrafas e painel de controle digital com touch sensor, que permite regular a temperatura sem precisar abrir a porta. Tem iluminação interna de LED, temperatura interna entre 12°C e 18°C, e sistema de refrigeração eletrônico. Compacta e moderna, conta com design All Black.
Outro destaque é a Adega Brastemp Dual Zone (BZB33BE) com capacidade para 33 garrafas. A tecnologia Dual Zone permite armazenar diferentes tipos de vinho em dois compartimentos com controle individual de temperatura. Possui painel eletrônico touch, prateleiras com acabamento de madeira, puxador metálico e portas de vidro triplo.
Electrolux
Destaca a adega Electrolux 29 garrafas com Dual Zone WDF29. Possui duas zonas de refrigeração independentes e estabilidade de temperatura. Mantém os vinhos de cada zona entre 5oC e 18oC. Pode ser controlada pelo painel digital e tem a função Bloqueio, que evita alterações nas configurações escolhidas. Tem iluminação de LED interna, que permite visualizar os vinhos sem abrir a porta, e utiliza gás de refrigeração ecológico, que tem menor impacto ambiental.
A marca inclui, também, a adega Electrolux 24 garrafas. Com estabilidade de temperatura, preserva os vinhos entre 5oC e 18oC. Para ajustar, é preciso um toque no painel digital. Conta com a função Bloqueio e iluminação de LED interna. Permite visualizar os rótulos sem abrir a porta.
Midea
O modelo Adega Midea 34 Garrafas tem pequenos emissores de luz, especialmente para não danificar as características originais do vinho, vidro transparente para facilitar a visualização da parte interna, iluminação de LED branco e acabamento lateral de inox. Conta, também, com painel touch com controle de temperatura, trava painel, baixo nível de ruído e gás refrigerante ecologicamente correto.
A Adega 24 garrafas, com estilo sofisticado, possui baixo ruído, gás refrigerante ecologicamente correto e pequenos emissores de luz elaborados para não danificar as características do vinho. Vem com vidro transparente para facilitar a visualização da parte interna, iluminação de LED branco, acabamento de inox, moderno painel touch com controle de temperatura e trava painel.
Philco
Destaca a Adega PAD8E bivolt, com capacidade para oito garrafas e controle de temperatura em display digital de 10°C a 18°C. Tem prateleiras de aço inox, deslizantes e reguláveis, para facilitar o manuseio das garrafas. Outro modelo é a Adega PAD12E bivolt com as mesmas características, porém com capacidade para 12 garrafas e um pouco mais alta.
Outro modelo é a Adega PAD16E bivolt, que tem capacidade para 16 garrafas e controle de temperatura de 12°C a 18°C. Possui um sistema termoelétrico que mantém a temperatura estável com menos ruído e vibração.Todos os modelos são bivolt, silenciosos e econômicos, e têm porta com vidro duplo e acabamento espelhado.
Suggar
A Adega Toulouse é compacta por fora e espaçosa por dentro. Tem prateleiras cromadas removíveis, que comportam até 29 garrafas. É supersilenciosa e utiliza o sistema de refrigeração por compressor para deixar as bebidas na temperatura ideal. Conta, também, com painel digital externo para controlar a temperatura e iluminação interna de LED, para não alterar as propriedades dos rótulos.
Para vinhos e champagnes, a Adega Lyon tem capacidade para até 13 garrafas. Pequena e compacta, não ocupa muito espaço. Também é supersilenciosa e utiliza o sistema de refrigeração por compressor, que deixa as bebidas na temperatura ideal. Para controle da temperatura, conta com painel digital externo e iluminação interna de LED, que também facilita a visualização das garrafas.
Fonte: Revista Eletrolar News #154