Dia das Mães – Entre cápsulas e grãos
Servir um café espresso é uma forma de acolher, afirma Renata de Stefano, head da unidade TRES®, do Grupo 3Corações, que tem um histórico de boas vendas no Dia das Mães. “Representa aproximadamente 15% do volume de vendas anuais da categoria, é a segunda data mais relevante do ano. Em maio de 2019, o mercado cresceu 9% em relação a 2018 e, em 2020, nossa expectativa é vender de 15% a 18% a mais que no ano passado. Juntas, as três datas – Mães, Pais e Natal – respondem por mais de 45% das nossas vendas anuais
A melhor qualidade do café, o paladar mais apurado do consumidor, a praticidade das cápsulas e a retomada da economia são os fatores que contribuem para a crescente venda das máquinas que preparam a bebida. É hábito nacional tomar café a qualquer hora. “Nada menos que 95% da população consome o produto, em casa, em cafeterias e em lanchonetes”, diz Flávia Bertocco Di Cielo, gerente de marketing da Newell Brands, detentora da marca Oster®.
O Dia das Mães representa 15% do volume anual de vendas da categoria.
Servir um café espresso é uma forma de acolher, afirma Renata de Stefano, head da unidade TRES®, do Grupo 3Corações, que tem um histórico de boas vendas no Dia das Mães. “Representa aproximadamente 15% do volume de vendas anuais da categoria, é a segunda data mais relevante do ano. Em maio de 2019, o mercado cresceu 9% em relação a 2018 e, em 2020, nossa expectativa é vender de 15% a 18% a mais que no ano passado. Juntas, as três datas – Mães, Pais e Natal – respondem por mais de 45% das nossas vendas anuais.”
Entre os jovens, também aumentou o consumo de café devido às novas cafeterias, às inovações da categoria e aos grãos premium, mostra pesquisa da Euromonitor. “O consumidor está começando a diferenciar o café por tipo de grão e suas diferentes intensidades e sabores. A tendência é que haja adesão à cafeteira com moedor no lar para o preparo a partir de grãos”, diz Rafael Camargo, CEO do Grupo Marcamix.
A aceitação das máquinas de café cresce à medida que aumenta o consumo da bebida. Em 2018, no Brasil, chegou a 21 milhões de sacas.
No período de novembro de 2017 até o mesmo mês de 2018, o consumo de café chegou a 21 milhões de sacas, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic). De acordo com a mesma organização, o mercado de café em cápsula tem crescido de forma expressiva.
QUESTÃO DE GOSTO
Independentemente da preferência individual, as cafeteiras dos dois tipos, de cápsulas e de grãos, registram boas vendas ao longo do ano, não são sazonais, mas dão um salto em datas especiais. A aceitação desses produtos cresce à medida que aumenta o consumo de café no País, hoje o segundo consumidor global do produto, perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com a empresa de pesquisas GfK, as vendas de cafeteiras em cápsulas cresceram 12% em 2019. As empresas têm opções interessantes para o varejo, visando ao Dia das Mães.
TRES®
Com design inspirado no grão de café, a LOV é o mais recente lançamento de máquina de café multibebidas em cápsula da TRES® e a mais inovadora, garante Renata. “São três máquinas em uma. Seus diferenciais são a diversidade e a qualidade de bebidas, mais de 35, entre elas café espresso ou filtrado, chocolate, capuccino cremoso e chá.” É automática, tem sistema multipressão e extração silenciosa. Além da LOV, a marca do Grupo 3Corações tem outras máquinas: Pop Plus, produto de entrada, de design mais simples; Modo, a primeira totalmente automática, com compartimento de cápsula interno; e a Barista, a mais completa, tem compartimento para leite fresco. No total, são sete modelos. A TRES® tem sistema próprio de cápsulas, vendidas no varejo, e esquema de reciclagem. “Hoje, as regiões que mais crescem em vendas são Norte e Nordeste, seguidas por interior de São Paulo e Sul do País. A capital paulista é a maior praça do Brasil em valor absoluto”, diz a head.
NESPRESSO
Essenza Plus é a máquina mais recente da família Nespresso e a primeira equipada com um sistema tecnológico que permite efetuar a compra de cápsulas com o toque de um botão, conectado diretamente ao aplicativo Nespresso, permitindo ao consumidor fazer o seu pedido.
O produto tem quatro botões programáveis para preparar cafés – espresso (40 ml), longo (110 ml), americano (150 ml) e americano XL (200 ml) –, reservatório de água removível, opção de água quente e alerta de descalcificação. Conta, também, com o modo repouso, após dois minutos sem uso. Desliga automaticamente depois de nove minutos. A marca também recicla as cápsulas.
NEWELL BRANDS
Com a marca Oster®, a empresa disponibiliza a cafeteira PrimaLatte II, que faz um café intenso, afirma Flávia. “Ela foi desenvolvida para os verdadeiros amantes do café, que buscam novos sabores e produtos inovadores. É a única do mercado com reservatório de leite que esquenta a bebida, possibilitando o preparo de cappuccinos, lattes e macchiatos com qualidade, convertendo um produto cotidiano em bebida sofisticada.”
A PrimaLatte II possui uma exclusiva bomba profissional, que garante a extração correta do café em pó, o que resulta em uma bebida mais densa e saborosa. Dispõe, também, de sistema aberto para o uso de pó para espresso ou sachê, de acordo com a preferência do consumidor em termos de marca, intensidade e preço. “A máquina tem design e cores exclusivas, sendo comercializada nas versões vermelha e em aço inoxidável preto”, destaca a gerente de marketing.
GRUPO MARCAMIX
Consolidar a cafeteira Multi Le Cook como um eletrodoméstico desejado é o principal objetivo do Grupo Marcamix, neste ano, conta Rafael. “Além do design arrojado, um dos principiais diferenciais do produto é ser multifuncional. Tem moedor integrado, que mói automaticamente os grãos de café e ervas de chá, permitindo o preparo da bebida instantaneamente.
A cafeteira tem três opções de preparo. “Entendemos que os brasileiros estão buscando alternativas para não mais tomar o café espresso, que costuma ser forte e polui a natureza, com as cápsulas. Há uma grande variedade de cafés gourmet no mercado, mas não existia uma máquina doméstica com preço acessível e que moesse o grão na hora.”
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 135 – Por Leda Cavalcanti