Em novembro, mês da Black Friday, a Via conquista o maior engajamento nas redes sociais entre as varejistas pelo segundo ano consecutivo
Com Casas Bahia e Ponto, companhia alcança 3.1M de interações em todas as redes sociais. O destaque vai para o Facebook de ambas as marcas que somaram mais de 2M
Apostar nas redes sociais como alavanca de vendas é uma estratégia de negócio cada vez mais indispensável para as empresas. No mês da Black Friday, a Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, reforçou os investimentos em redes sociais e hoje celebra a liderança no ranking de maior engajamento entre os principais players do varejo no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Com as duas marcas, a Via alcançou 3.1M de interações no Facebook e no Instagram durante o mês de novembro.
O levantamento da Emplifi Export mostra que a companhia manteve a liderança graças ao grande número de interações especialmente no Facebook, onde o perfil da marca Ponto ficou em primeiro lugar, com cerca de 1.1M de interações, seguido pela Casas Bahia, com 830K.
Entre os dias 1º e 28 de novembro, os perfis da Casas Bahia no Facebook e no Instagram alcançaram picos de 12k até 16k de interatividade. Já a marca Ponto contabilizou nas mesmas plataformas, 2.2k até 3k de interação.
“No mês da Black Friday usamos todo o aprendizado dos meses anteriores para fazer uma entrega incrível, por isso adotamos a linguagem nativa das redes com memes e influenciadores. Esse ano foi desafiador porque junto com o evento mais importante do varejo, acontece o maior show do futebol mundial”, destaca Gabriel Ribeiro, gerente de marketing e redes sociais da Via. Em de novembro, a Casas Bahia investiu em collabs com influenciadores como Vampeta, Ramon Vitor e Vini Jr, além de parcerias com grandes empresas de tecnologia, sendo elas: Mondial, Consul, Unilever, LG, TCL, Philips e Samsung. Ao mesmo tempo, o Ponto trabalhou com Mondial, Philips e TCL.
A fim de atrair a atenção dos internautas para as promoções “Gol de Pix”, da Casas Bahia, e “Pix de Milhão”, do Ponto, a companhia aderiu a memes e uma linguagem descontraída.
Deu certo! Durante a divulgação da ação “Gol de Pix Black”, a Casas Bahia vendeu 2 mil itens com o selo de Pix igual ao valor do produto. Por exemplo, ao comprar uma pack da cerveja Corona no valor de R$ 40,00, o consumidor recebeu o valor de volta por meio de um depósito em Pix na sua conta banQi após a vitória do time nacional no dia 28 de novembro.
O levantamento também revela as interações das marcas ao longo do ano. Entre janeiro e novembro, as redes sociais da Casas Bahia registraram picos de 1.2M até 1.6M de interações. Já nas redes da marca Ponto foi contabilizado picos de 1.2M no mesmo período.
Somando todas as redes sociais, o CB conta com mais de 8 milhões de seguidores, enquanto o Pin possui mais de 4 milhões. Para aproximar das novas gerações de consumidores, a Casas Bahia adotou uma linguagem moderna para o seu personagem virtual. Já para o Pin, a marca Ponto focou em memes para envolver e engajar o público com compartilhamentos, curtidas e comentários.
Colaboradores deram voz aos personagens CB e Pin
O sucesso nas redes sociais de ambas as marcas durante a Black Friday é fruto de uma estratégia que incorpora várias frentes, entre elas a ação voluntária com colaboradores da Via. Durante os dias 24 e 25 de novembro, a companhia propôs um desafio inédito para a equipe e deu a oportunidade para 60 colaboradores interagirem com os consumidores nas redes sociais por meio dos personagens virtuais CB, da Casas Bahia, e Pin, do Ponto. Com uma linguagem mais descontraída, típica da personalidade de ambos, o time esclareceu as dúvidas dos internautas sobre as ofertas e vantagens dessa Black Friday.
Fonte: Via