Desafios e oportunidades para pequenas e médias empresas com o Mercado Livre de Energia
Pequenas e médias empresas podem economizar até 30% na conta de luz ao adotarem novo modelo, segundo Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
A abertura do Mercado Livre de Energia para pequenas e médias empresas (PMEs), a partir de janeiro de 2024, representa uma oportunidade significativa de redução de custos. Segundo um estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as PMEs que migrarem para o mercado livre de energia poderão economizar até 30% na conta de luz. Ao todo, são cerca de 110 mil novas unidades consumidoras aptas a migrar, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com Mathieu Piccin, diretor LATAM do Sustainability Business da Schneider Electric, o principal objetivo é dar ao consumidor o direito de escolha sobre o seu fornecedor e sua fonte de energia. Há a possibilidade de ter acesso a fontes renováveis e ter maior previsibilidade em relação aos custos de energia. Além disso, a abertura do Mercado Livre de Energia levará a uma democratização do acesso e diversificação do tipo de consumidor que poderá participar do mercado.
No entanto, para aproveitar esse benefício, é importante que as PMEs estejam preparadas para assumir uma maior autonomia na gestão de sua energia. Isso pode trazer alguns desafios que devem ser considerados antes da migração. “Essa mudança exige que as empresas tenham um bom entendimento do mercado de energia, das diferentes fontes de geração e dos contratos de fornecimento.”
Além disso, o executivo explica que é importante que as empresas tenham um sistema de gestão de energia eficiente para acompanhar o consumo e identificar oportunidades de redução de custos. Nesse cenário, soluções inteligentes baseadas em inteligência artificial (IA) e sensores, assim como medidores robustos, são as principais ferramentas para aumentar a eficiência energética nas organizações, independentemente do porte.
Sustentabilidade: o executivo acredita que muitos dos consumidores que migrarem vão priorizar a compra de energia limpa, uma vantagem competitiva tanto para a empresa que adotar quanto para a sociedade como um todo. Além disso, a adoção de fontes renováveis também pode contribuir para a redução de custos com a conta de eletricidade e aumentar a credibilidade e reputação da instituição no mercado, sendo, com certeza, uma oportunidade valiosa;
Fonte: Schneider Electric