COMEMORAÇÃO DUPLA EM 2024: 25 ANOS DA ELETROLAR NEWS E 17 ANOS DA ELETROLAR SHOW
Comemorando o marco de 25 anos de excelência, a Eletrolar News tem sido o elo entre a indústria e o varejo de eletroeletrônicos, consolidando a Eletrolar Show como o encontro anual incontornável para negociações e fortalecimento de laços comerciais. Em 2024, a feira expande sua área de exposição para 36 mil m² de inovação e oportunidades.
Este quarto de século é um testemunho do compromisso contínuo da revista com seus leitores e parceiros. A Eletrolar News, única em seu segmento no Brasil, tem sido uma vitrine para o lançamento de produtos e tecnologias, refletindo as evoluções do mercado e o ritmo acelerado de um mundo onde a comunicação é chave para estratégias empresariais bem-sucedidas.
Em uma entrevista exclusiva, Carlos Clur, o visionário por trás da Eletrolar News, compartilha insights sobre a trajetória da publicação. Ele destaca que atingir o marco dos 25 anos é mais do que uma conquista, é um incentivo para prosseguir com a missão de entregar conteúdo de qualidade que ressoa com o dinamismo do setor. A revista, que começou como um investimento arriscado, hoje se posiciona como uma autoridade, interligando o mercado através de um network influente, que é a espinha dorsal do Grupo Eletrolar, organizador da principal feira de negócios da América Latina.
Carlos relembra a motivação para iniciar a publicação, inspirado pela energia vibrante do Brasil e pela lacuna existente em meios de comunicação especializados que unissem a indústria e o varejo de eletroeletrônicos. Sua decisão de investir todas as suas economias no lançamento da Eletrolar News foi recompensada pelo impacto significativo que a revista alcançou no mercado.
Chegar aos 25 anos da revista é uma conquista?
Carlos Clur – Sem dúvida, e nos incentiva a continuar com o trabalho íntegro que desenvolvemos ao longo desses anos. Os primeiros anos da publicação foram uma grande aventura e, ao mesmo tempo, um grande investimento. Passaram-se três anos para a revista se tornar rentável. Hoje, ela é um grande canal de comunicação e de integração com o mercado. Também foi fundamental para construir o network que hoje faz parte do Grupo Eletrolar, empresa multimídia B2B, que organiza a feira Eletrolar Show, o maior encontro de negócios do mercado na América Latina.
O que motivou a criação da publicação?
CC – Em 1996, na Argentina, juntamente com meu pai, fundei a revista Integración Empresária, quase com o mesmo foco, e vim ao Brasil pela publicação para entrevistar Hugo Miguel Etchenique, fundador da Brastemp, isso em 1998, ano em que passei praticamente numa ponte aérea São Paulo-Buenos Aires. Eu já estava contagiado pela energia do Brasil, um país que adoro, mas me chamou a atenção o fato de que, com todo o seu potencial, não tinha um meio de comunicação para integrar a indústria e o varejo de eletros. Eu já morava mais no Brasil do que na Argentina e, em 1999, criei a Eletrolar News. No projeto, apliquei todas as minhas economias. Valeu a pena? Muito, respondo. Cheguei ao Brasil com 22 anos de idade e há 25 moro aqui.
Quais as principais mudanças do setor nesses anos?
CC – As transformações que o setor testemunhou nas últimas décadas são profundas. Desde a revolução do comércio online e o advento dos marketplaces digitais até a introdução de tecnologias disruptivas como Big Data e Inteligência Artificial, a indústria de eletroeletrônicos nunca esteve tão dinâmica. A adoção de realidade aumentada e virtual nas estratégias de vendas, e a resposta do varejo com serviços e logística avançados são algumas das tendências que remodelaram a experiência de compra dos consumidores.
“O telefone celular mudou o comportamento do consumidor e, após mais de 30 anos do seu lançamento, o produto continua sendo líder de vendas na categoria.”
A tecnologia mudou a indústria, o varejo e o consumidor, gerando novos negócios. O telefone celular mudou o comportamento de compras e, após mais de 30 anos de seu lançamento, continua sendo o número um em vendas. Entre as mudanças mais notáveis estão as vendas online, que permitiram ao consumidor comparar preços e comprar de sua casa, os marketplaces digitais e a personalização e recomendações baseadas em dados. O Big Data e a IA tornaram a experiência de compra mais direcionada e eficiente. Com a realidade aumentada (AR) e virtual (VR), lojas criaram experiências de compra imersivas. A rápida evolução dos eletrônicos, com novas tecnologias, mudou o inventário das lojas. O varejo passou a oferecer soluções completas em serviços e em logística, como a entrega em até duas horas. O marketing se expandiu para incluir as mídias sociais, e chegamos a modelos de negócio por assinatura, que permitem ao consumidor usar a tecnologia mais recente sem a necessidade de compra.
O setor avançou nas questões ligadas ao meio ambiente?
CC – Muito. Os avanços são significativos, com uma crescente demanda por eletrônicos sustentáveis e a adoção de práticas de reciclagem, que refletem uma conscientização ambiental mais forte. A Eletrolar News tem desempenhado um papel vital na educação sobre o descarte correto de eletroeletrônicos, reforçando seu compromisso com o meio ambiente em cada edição. Hoje, por exemplo, boa parte dos produtos tem componentes feitos a partir de material reciclado. A revista Eletrolar News, em toda edição, traz dois artigos que abordam os benefícios do descarte correto de eletroeletrônicos.
Quais as novidades da 17ª Eletrolar Show?
“A crescente demanda por produtos eletroeletrônicos sustentáveis e práticas de reclicagem levaram a uma mudança nos produtos e nas políticas de logística reversa. Hoje, por exemplo, boa parte dos produtos tem componentes feitos a partir de material reciclado.”
CC – A feira, que será realizada de 15 a 18 de julho deste ano, terá 36 mil m² de área de exposição, 10% acima do ocupado em 2023, mais de 700 expositores e 2.500 marcas de todas as categorias de produtos do setor de eletros e correlatos. A expectativa é que receba número superior aos 32 mil visitantes do ano passado. Como ocorre anualmente, o Grupo Eletrolar patrocinará a viagem de 600 compradores de grandes redes que não têm sede em São Paulo e para os quais a organização da feira fará pré-agendamento das reuniões.
O Grupo Eletrolar já faz duas feiras, e a terceira está em preparação. É o caminho para a internacionalização?
CC – Desde 2015, a revista Eletrolar News é publicada em português e em inglês, e distribuída, também, em feiras e eventos internacionais. O Grupo Eletrolar opera efetivamente em dois países, Brasil e Argentina, e agora está trabalhando fortemente no caminho da internacionalização, com o lançamento de uma feira no México. No Brasil, este ano, fazemos a 17ª Eletrolar Show e, na Argentina, a 4ª Electronics Home, a feira mais importante do país. Em 2025, levaremos a Latin American Electronics para o México, com o mesmo conceito de gerar mais negócios entre a indústria e o varejo, buscando aumentar a visibilidade das marcas globalmente. É, também, uma oportunidade para as indústrias locais aumentarem suas exportações. As três feiras dão sinergia ao Grupo Eletrolar e aumentam a sua visibilidade no calendário mundial de feiras de negócios do mercado de eletroeletrônicos.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA CES 2024
Maior feira de tecnologia e eletrônicos do mundo, a CES, realizada em janeiro último em Las Vegas, nos Estados Unidos, reuniu as maiores marcas do setor, que apresentaram inovações e tendências que moldarão o cenário tecnológico. Entre os destaques, as gigantes TCL, Panasonic, Whirlpool Corporation, LG e Samsung, além da renomada Baseus, impressionaram os visitantes com seus lançamentos.
A TCL, referência em tecnologia de tela, apresentou avanços significativos em TVs com resoluções ultranítidas e tecnologia Mini LED. Anunciou a maior TV Mini LED 4K do mundo, com 115”. O aparelho traz mais de 5.000 zonas de escurecimentos, novo processador e brilho máximo. Também surpreendeu com dispositivos domésticos inteligentes e sistema de armazenamento de energia residencial.
O destaque da Panasonic foi o seu compromisso com a sustentabilidade. Apresentou soluções inteligentes para residências e ambientes urbanos. Lançou dispositivos divididos em quatro pilares: Coma Bem, Sinta-se Bem, Conecte-se Bem e Mova-se Bem, com forno micro-ondas, secador de cabelo EH-NA0J, GNW10 alto-falante para jogos sem fio e sistema de áudio automotivo INFINITI QX80+Klipsch.
A LG mostrou o aprimoramento de suas telas OLED, que proporcionam cores mais vibrantes e contrastes aperfeiçoados. É o caso da TV OLED Transparente Wireless 4K, sem fio, com 77”. A empresa surpreendeu com o lançamento de dispositivos inteligentes interconectados, que propiciam uma experiência mais integrada ao usuário.
Com interação e novas experiências para a casa, a Samsung se concentrou na tecnologia de IA e conectividade entre smartphones, tablets, TVs e eletrodomésticos. Apresentou a atualização no Ballie, o robô móvel com inteligência artificial, capaz de passar informações ao usuário, como a previsão do tempo.
A Baseus levou soluções de carregamento rápido e acessórios inteligentes. Entre eles, o fone de ouvido sem fio Baseus Eli Sport 1, o Baseus Spacemate Series USB-C de 11 portas, o power bank de alta capacidade Baseus Blade2 e carregadores rápidos. Apresentou também a primeira série de câmeras de segurança com armazenamento local expansível de até 16 TB, por meio de um disco rígido portátil que protege os dados contra ataques cibernéticos, e com maior vida útil da bateria.
Detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, a Whirlpool Corporation apresentou a SlimTech, tecnologia de isolamento térmico a vácuo para refrigeradores. Com o lançamento, as geladeiras terão espessura da parede reduzida em até 66%, o que permitirá capacidade 25% maior dentro dos aparelhos e redução do consumo de energia.
Fonte: Eletrolar News Ed. 159 – Especial Presidentes