Com uso de Inteligência Artificial, novas geladeiras da Electrolux ajudam a reduzir o desperdício de alimentos
A Tecnologia Exclusiva AutoSense entende os momentos de maior uso do eletrodoméstico pelo consumidor para estabilizar a temperatura interna garantindo a preservação dos alimentos por mais tempo
De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2022, 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores foram diretamente jogados no lixo. Os dados indicam que as perdas e os desperdícios alimentares são problemas globais responsáveis por até 10% das emissões de gases do efeito estufa. No Brasil, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), de 140 milhões de toneladas de alimentos produzidos por ano, 26,3 milhões são desprezados.
“A sustentabilidade é nosso pilar mais importante, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto nas nossas operações e também na comunicação. Acreditamos que é nosso papel engajar o consumidor nesse pensamento e nas atitudes que ajudam o planeta diariamente”, diz Ana Peretti, VP de marketing da Electrolux.
Inteligência Artificial
Por meio da inteligência artificial, as novas geladeiras preservam os alimentos por até 30% mais tempo. O AutoSense é uma tecnologia exclusiva da Electrolux, que reconhece as rotinas do consumidor, identificando os momentos de maior uso e de abertura de portas, ficando mais fria por meio da inteligência artificial. Ou reconhece os momentos de menor uso (durante a noite ou férias, por exemplo) e estabiliza a temperatura, além de reduzir possíveis ruídos.
Economia de Energia
As geladeiras da Electrolux possibilitam ainda a economia de energia com a Tecnologia Inverter que mantém a temperatura mais estável, garantindo condições ideais para preservar alimentos e economia de até 37%² de energia. São as geladeiras com mais economia de energia do segmento multidoor.
Além disso, contam com design com três ou quatro portas e diferentes opções de cores que se adaptam ao ambiente como branco, inox ou preto.
O modelo IQ8S
Um dos modelos do eletrodoméstico ainda possui tecnologia FlexiSpace, um compartimento inteligente com temperatura variável de freezer (-23°C) à geladeira (7°C), com ajustes automáticos para as funções carnes e peixes (-2°C), bebidas frias (0°C), alimentos frescos (3°C) e adega (7°C). A função Meat & Fish (-2°C) permite escolher a temperatura ideal dependendo do alimento que for armazenar, mantendo 97%4 das proteínas das carnes e preservando por mais tempo a maciez e o sabor originais. Além disso, as carnes podem ser armazenadas por até 7 dias, sem congelar.
“Nossa missão é criar eletrodomésticos que são grandes aliados para uma vida mais sustentável e prática no dia a dia. Para além das pequenas ações que tomamos diariamente, pensando em consumir de forma mais consciente e desperdiçar menos, os eletrodomésticos têm papel fundamental em apoiar o consumidor a reduzir o consumo de recursos como energia e diminuir o desperdício de alimentos, sem jogar nada fora, por exemplo”, finaliza João Zeni, Diretor de Sustentabilidade | ESG (América Latina), na Electrolux.
Fonte: Electrolux