Colormaq celebra seus 45 anos tendo o tanquinho como carro-chefe
Com um portfólio de 260 produtos nas categorias de eletrodomésticos, centrífugas, armários de aço, depuradores, purificadores e bebedouros, a Colormaq celebra os seus 45 anos. O CEO Luiz Afonso Wan-Dall Júnior, destaca o item mais tradicional. “O nosso carro-chefe sempre foi o tanquinho que deu origem à marca e assegura a liderança no segmento até hoje, mantendo a empresa do topo do ranking de vendas de produto.”
Essas quatro décadas e meia vão ser comemoradas com muito trabalho, conta Luiz Afonso. “E sem esquecer as nossas origens, de democratizar o consumo e o acesso aos eletrodomésticos, itens que se tornaram essenciais no nosso dia a dia. É imprescindível focarmos todas as forças para nossas atividades, entender o mercado e o que realmente nos guia e nos define. Esses 45 anos são a prova de que estamos no caminho certo.”
As principais e mais bem sucedidas parcerias, ao longo desses anos, têm se estabelecido com os colaboradores e os fornecedores da empresa. “Eles são os pilares essenciais e nos ajudam a escrever essa história sólida, mas em constante construção”, diz Luiz Afonso.
Evolução
A Colormaq vem evoluindo ano a ano, conta o CEO, que destaca a ampliação, no ano passado, da fábrica localizada na cidade de Araçatuba (SP). “Foi feia com base em um projeto moderno e eficiente para atender a demanda e garantir a agilidade na produção, aumentando a capacidade produtiva anual em 25%. Também podemos destacar a evolução nas categorias de produtos e o espaço que a marca ganhou ao longo desses anos.”
Em termos de mercado, Luiz Afonso afirma que ainda há carência de consumo no Brasil. “Basicamente, em função da desigualdade social vinculada à desigualdade da distribuição de renda, ao mesmo tempo vemos uma coisa antagônica, o País batendo recordes de exportação em commodities agrícolas, por exemplo. Claro, que o Brasil enfrenta alguns capítulos que podem atrapalhar um pouco o seu crescimento, mas acreditamos do desenvolvimento e na expansão. Ou seja, menos pessoas em situações precárias e mais evolução da sociedade, e, consequentemente, maior consumo.”
Em 1970, o ponto de partida
Visionário, criativo e sempre explorando o empreendedorismo, Carlos Pereira da Silva fundou a Colormaq (na época Colorvisão) em 1970 e lançou seu primeiro produto, a tela para televisor preto e branco, que melhorava a imagem de chuviscos. Em 1976, começou a era Colormaq, quando Carlos Pereira criou o tanquinho a partir de uma lavadora quebrada, com o objetivo de ser acessível para as pessoas que não tinham condições de ter uma lavadora automática.
Pioneiro no mercado, o tanquinho tinha uma média de produção de 2.500 unidades/mês mas, devido à sua eficiência ao custo 70% menor em relação à lavadora convencional, foi rapidamente aceito pelo mercado. A partir disso, o modelo foi aprimorado com timer e programações de lavagens, por exemplo, mas sempre mantendo sua essência.
“Com o tempo, lançamos outros produtos, como lavadora automática, purificador e bebedouro de água, depurador de ar, centrífuga e cozinhas de aço. Todas as linhas têm o objetivo de atender o público de menor renda, visando democratizar e facilitar o acesso a bons produtos e com o foco de oferecer o melhor custo-benefício do mercado”, atesta o CEO.