COBERTURA 16ª ES: BUSCA PELO QUE É NOVO
Tendências, novas tecnologias, networking e melhores condições de compra foram os pontos destacados pelos compradores na ES.
As novidades do setor de eletros para este semestre, apresentadas na 16ª Eletrolar Show, atraíram os compradores presentes ao evento. O encontro presencial entre a indústria e o varejo estreitou as relações comerciais, gerou melhores condições de negócios e apontou as grandes expectativas para os próximos meses, que têm duas datas fortes em vendas, a Black Friday e o Natal.
Todas as categorias estiveram representadas na feira. Entre elas, a de produtos para o universo gamer, itens para deixar a casa mais inteligente, televisores de última geração e com tamanho superior a 90”, eletrodomésticos dotados de novas tecnologias, lavadoras e secadoras, fogões e cooktops, painéis solares, acessórios para celulares e utilidades domésticas.
Há 15 anos, Maiquel Jaquiel Ludwig, comprador da rede Havan, sediada em Santa Catarina, visita a Eletrolar Show. “É uma oportunidade para conhecer produtos, tendências e novos mercados. Os produtos que mais chamaram minha atenção foram os que têm inteligência artificial embarcada pela praticidade que proporcionam. Acredito que é uma tendência neste semestre, pois a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.”
Produtos de todas as categorias
O comprador Antônio Jorge Jesus, da Comercial São Luiz, da Bahia, foi à feira em busca de eletroportáteis, acessórios e tecnologia. “Procuramos itens que proporcionam mais qualidade de vida, aqueles que fazem parte do dia a dia. Os acessórios para telefonia, principalmente, estão ganhando o mercado, mas não posso deixar de mencionar as fritadeiras elétricas, uma categoria com vendas crescentes.”
“A Eletrolar Show é excelente para conhecermos os lançamentos e termos contato direto com o fornecedor. A feira nos dá maior confiança para comprar um produto. Vim em busca de eletroportáteis. Acredito que a linha branca é tendência neste semestre, ela é a categoria que mais vende”, disse Carlos Zorzaneli, comprador da Mercantil Eletrosom, do Espírito Santo.
Também do Espírito Santo, a varejista Dalla Home Center esteve na feiraem busca de produtos de ventilação e eletrodomésticos, contou a compradora Pricila Venâncio Rossi. “Os primeiros vendem muito na nossa região e, com a previsão do El Niño, vamos apostar fortemente nos ventiladores, principalmente nos modelos de teto. No caso de eletrodomésticos, eles têm venda rápida.”
Conectividade é tendência
A conectividade mostrada na Casa Inteligente chamou a atenção dos varejistas. “Apostamos que os produtos com conectividade vão ser a tendência neste segundo semestre. Também busquei periféricos gamers, som e smartphones”, disse a compradora Emily dos Santos, da Star Case, de Joinville (SC), que visitou a feira pela primeira vez.
Eletroportáteis e produtos de utilidades domésticas foram o alvo de Paulo Sérgio, da KN Comércio, localizada no Espírito Santo. “Procurei novidades dessas categorias e, principalmente, oportunidades para levar algo novo no estilo pague e leve imediatamente o seu eletroportátil. Os ventiladores são a tendência para a nossa região, neste semestre.”
Sucesso há alguns anos, as fritadeiras elétricas continuam em alta pela comodidade que oferecem e pelo preparo mais saudável dos alimentos. Vim à feira para conhecer pessoalmente os produtos e buscar novidades nas linhas de eletrodomésticos, cuidados pessoais e de cozinha”, contou Khalil Mohamed, representante do Grupo Electrobras Paraguay.
O mercado gamer, por sua vez, não conhece crise, disseram os compradores. Por isso, as vendas serão boas no final do ano. Terão, porém, a concorrência de outros produtos, conforme a região do País. “Acreditamos que as categorias de ventilação, ar-condicionado e refrigeração terão maior procura neste semestre, seguidas por freezers e fogões, este um produto que vende bem o ano inteiro”, contou Jorge Luiz Chamon, da rede Cachoeira Eletro, no Espírito Santo.
Vantagens da feira
A feira dá uma ampla contribuição para os compradores exercerem a sua profissão. “A Eletrolar Show apresenta lançamentos, novidades, traz amplitude para avaliar como enfrentaremos o mercado, além de oportunidades. Nós, que somos regionais, conseguimos, na feira, fazer negócios, desenvolver novos fornecedores, distribuidores e contatos”, afirmou Felipe Martins Neto, comprador da varejista Angeloni, que atua no Paraná e em Santa Catarina.
O Grupo Newsan veio direto da Argentina para a feira em busca de produtos de linha branca, de cozinha e eletroportáteis. “Buscamos produtos aqui no Brasil porque a qualidade é muito boa e há fornecedores competitivos. Na Eletrolar Show, conseguimos marcar reuniões com eles e conhecemos as novidades”, contou Rafael Vieyra, diretor-geral do grupo.
Para o comprador Diego Albino, de Lojas Donna, deSanta Catarina, atuante no segmento gamer, a feira tem bom custo-benefício devido ao contato direto com os fornecedores e à variedade de produtos. “É onde encontramos as tendências em eletros e numa época ideal, quando nos preparamos para o maior período de vendas. Os últimos três meses do ano marcam o ápice das nossas vendas.”
Com o objetivo de encontrar bens de consumo, Ronaldo Moreira, da Moreira Finestore, varejista do Espírito Santo, foi à feira, pois no mercado em que atua é alta a demanda por produtos da linha branca. “A Eletrolar Show é o local ideal para encontrar tudo o que a indústria anunciará para o segmento. A feira apresentou tendências e um olhar para o futuro próximo. Nela estavam os melhores fabricantes e tivemos a oportunidade de ter contato direto com eles.”
Fonte: Eletrolar News #156