Categoria de ar-condicionado espera o verão com novidades
Conectividade, conforto térmico e sustentabilidade. Esses são alguns dos atributos que os novos modelos de ar-condicionado oferecem, a fim de atender um consumidor cada vez mais exigente, consciente, conectado e em busca de melhores experiências. Funcionalidades diversas – como as que ajudam a controlar a temperatura dos ambientes mesmo à distância, via smartphone e aplicativos inteligentes, a obter dados atualizados para controlar o consumo diário de energia e diminuir os custos mensais, a garantir a qualidade do ar, por meio de filtros eficientes, e a escolher um aparelho mais sustentável – são cada vez mais procuradas pelo público desse mercado.
Por Jessica Orlandi
“As tendências atuais de aparelhos de ar-condicionado são as que estão mais alinhadas com a sustentabilidade, como aqueles equipamentos com forte apelo para a economia de energia, no caso unidades do tipo Inverter, e os que trabalham com um gás refrigerante mais sustentável, como o R32”, diz Andrea Lima, gerente de produtos da Elgin. “Apesar de ainda termos procura de modelos On/Off, a tendência do mercado é migrar para os produtos com compressor Inverter, nos próximos anos. Isso porque esse tipo de aparelho funciona de maneira mais inteligente e otimizada, sendo muito mais econômico, silencioso e durável”, complementa Cristiane Clausen, diretora-executiva da Philco.
Segundo Gustavo Martins de Melo, gerente de produto ar-condicionado da Midea, os aparelhos com conectividade também são bastante procurados, pois são fáceis de utilizar e proporcionam o controle à distância. “Outra tendência são os aparelhos cassete de uma via, que permitem melhor integração arquitetônica e garantem mais sofisticação ao ambiente”, diz. A CEO da Ventisol/Agratto, Natacha Tcholakian, acrescenta que “produtos que tenham praticidade na instalação também estão em alta na hora da escolha de um modelo de ar-condicionado.
“Atualmente, a categoria Inverter representa mais de 50% do mercado de ar-condicionado, com uma tendência de avanço devido à maior eficiência energética, que garante mais economia para o consumidor”, explica André Pontes, gerente de produto de ar-condicionado da LG do Brasil. Vale lembrar que, em 2023, haverá alterações das classificações do Inmetro para aparelhos de ar-condicionado. Para um equipamento ser considerado classe A, ele deverá ser mais eficiente que os atuais.
Expectativa para o verão
O setor está otimista com o verão, período de maior venda e que promete ser promissor, apesar dos atuais impactos, mundo afora, da crise econômica, da covid-19 e das mudanças climáticas. Segundo a GfK, o mercado de ar-condicionado cresceu 13,4% em unidades, de janeiro a junho de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021. Em valor, o aumento foi de 12,6%.
“Em maio, inauguramos uma nova fábrica em Manaus (AM), totalmente voltada para a categoria, com capacidade produtiva inicial de até 500 mil unidades e com expectativa de que esse número dobre nos próximos três anos. Isso mostra nosso otimismo com o mercado brasileiro e boas expectativas para a temporada de verão 2022/2023”, diz Nikolas Corbacho, gerente de produtos da SEMP TCL. “Ainda há muito potencial nesse mercado. Acreditamos que, muito em breve, os aparelhos de ar-condicionado serão itens cada vez mais comuns nas casas dos brasileiros, principalmente com os recursos inteligentes que tornam esses produtos mais econômicos e práticos no dia a dia”, diz Daniel Fraianeli, gerente de produtos de ar-condicionado da Samsung Brasil.
Além de aumento significativo nas vendas, a Gree destaca como expectativa do mercado para o verão a nova classificação energética, que chega em 2023. “A empresa faz análise do mercado com base nas informações de Sell Out por região, entendendo a participação de cada fabricante. Temos como expectativa para esse verão um aumento significativo nas vendas em relação à mesma estação do ano passado”, conta o gerente comercial, Clóvis Querubim. “Outro ponto é que deverão faltar no mercado os produtos do tipo On/Off devido à nova classificação energética que teremos a partir de janeiro de 2023. A indústria tende a produzir mais modelos da linha Inverter”, explica.
Principais vantagens
De acordo com as principais empresas do setor, são muitas as vantagens de adquirir um aparelho de ar-condicionado, ainda mais em um país tão grande e com temperaturas tão diversas como o Brasil, e com tantas pessoas ainda trabalhando em casa ou no formato híbrido, em busca de conforto e bem-estar.
Para a Consul, por exemplo, a principal vantagem do ar-condicionado é o conforto térmico. Especialmente durante o verão, com as temperaturas elevadas, inclusive no período da noite, é muito comum a busca de aparelhos de ar-condicionado para melhorar a qualidade do sono e o bem-estar dentro de casa. Ricardo Gadioli, gerente de Categoria Brasil da Electrolux, acrescenta que “com o aumento de pessoas trabalhando em home office, o ar-condicionado acaba trazendo um conforto a mais para um trabalho mais produtivo e agradável”.
A seguir, os novos aparelhos no mercado.
Agratto
Atualmente, a marca disponibiliza os modelos On/Off e Inverter. O On/Off é um modelo residencial convencional, de produção nacional, que oferece qualidade, praticidade, designslim, sistema multifilter, backlight, serpentina em cobre, dentre outras tecnologias. O Inverter é residencial, com a tecnologia que, além de apresentar as mesmas qualidades da linha On/Off, contribui para maior economia de energia no consumo diário.
Ainda neste ano, haverá lançamento da Linha Inverter (LIV) com Gás R32 – gás ecológico, 100% puro, que torna sua reciclagem e reúso muito práticos, obtendo impacto zero na camada de ozônio e com três vezes menos impacto no aquecimento global quando comparado ao gás R410A.
Preços sugeridos em 10/08/2022:
Consul
A marca disponibiliza o Split Inverter Consul, feito com serpentina de cobre, disponível nas capacidades 9.000 BTU e 12.000 BTU, em duas versões: frio/quente e frio.
Entre os diferenciais, estão a economia de até 60%, pois o compressor trabalha de forma inteligente e evita gastos excessivos. Tem, ainda, refrigeração rápida, modo silencioso, que garante conforto térmico e menor ruído, e filtro ar + limpo, com tecnologia que elimina 99,9% das bactérias e protege dos principais causadores de alergia.
Electrolux
Oferece o modelo Split, com três tipos de tecnologia: Tradicional, Fixo, On/Off (V09F), somente com função frio; Inverter (Q09R), com função quente e frio, que refresca no verão e aquece no inverno; e Conectado (X09F), com conectividade Wi-Fi e controle de temperatura, por meio de aplicativo no celular.
Todos os modelos da marca possuem filtro com tripla proteção, que purifica e protege contra fungos, vírus e bactérias.
Preço sugerido em 11/08/2022:
Elgin
As novidades da marca são o Eco Up, versão Inverter e On/Off (em fase de desenvolvimento), e o Inverter Care. No Eco Up, a unidade externa tem a descarga vertical para se adaptar a vários ambientes externos, quando o projeto exigir esse modelo. Conta com o gás ecológico refrigerante R32. A garantia é de três anos e de 10 nos compressores dos modelos Inverter.
O Inverter Care é um aparelho que já está dentro da nova classificação do Inmetro como classe A. Está disponível de 9.000 a 24.000 BTU/h, em 220 V. A marca também conta com o lançamento em 127 V, para a capacidade de 12.000 BTU/h, na versão frio, para atender cidades que não têm disponibilidade de rede elétrica 220 V. A garantia também é de três anos na unidade e de 10 anos no compressor.
Preço sugerido em 08/08/2022:
Gree
A marca disponibiliza as linhas Inverter G-Diamond, a comercial Leve Inverter e os novos produtos com R32 atendendo aos novos padrões do Inmetro. Dentre os lançamentos está o G-Diamond TOP, ar-condicionado que traz design sofisticado e inovador, sendo o primeiro do Brasil com tecnologia BlackFin, que garante mais resistência e maior vida útil. Deixa o ambiente livre de impurezas, com a tecnologia IonClean, eliminando 99,99% dos vírus e bactérias, o que traz mais saúde e bem-estar.
O G-Top Inverter foi desenvolvido especialmente para otimizar espaço e garantir conforto em um ambiente livre de ruídos e impurezas. O novo aparelho também se destaca em efetividade e economia de energia. Está disponível nas versões quente e frio, com 9.000, 12.000 e 18.000 BTU/h, e possui selo de certificação classe A de eficiência energética do Inmetro.
LG
Lançou, recentemente, o Dual Inverter Voice 15.000 BTU/h Frio, com capacidade exclusiva neste segmento no País. O aparelho amplia o portfólio da empresa, adequando-o às necessidades de cada ambiente. Em janeiro deste ano, lançou o LG Dual Inverter Voice UV Nano, com tecnologia de lâmpadas LED ultravioletas. A unidade de tecnologia exclusiva de desinfecção UV Nano esteriliza o interior do produto através de microlâmpadas LED ultravioletas, evitando o desmonte para a limpeza regular. Tem alto desempenho e elimina até 99,99% de vírus, bactérias, germes e mofo.
A nova geração de aparelhos de ar-condicionado da LG pode ser controlada à distância com o aplicativo LG ThinQ, direto do smartphone. Além disso, tem Wi-Fi integrado, pronto para usar com comandos de voz através do Google Assistente e Alexa. A empresa deve lançar novos produtos neste semestre.
Midea
Sua linha Split Hiwall Midea All Easy Pro, Inverter, oferece menor consumo de energia, performance e tecnologia. Com conectividade Wi-Fi, permite, por meio do aplicativo MSmartHome, controlar todas as funções do produto pelo celular e é compatível com os comandos de voz Google Assistante e Alexa. Essa linha tem o selo Procel Ouro. O design garante que a unidade interna seja desmontada ou montada rapidamente, permitindo acesso simples para limpeza e manutenções preventivas. Está disponível nas capacidades 12.000, 18.000, 24.000 e, em breve, 30.000 BTU/h, com ciclo quente/frio.
Outro destaque é a linha Split Cassete Carrier 1 Via, Inverter, eficiente e silenciosa. A unidade interna (evaporadora) é compacta, tem apenas 153 mm de altura. Pode ser embutida no forro sem a necessidade de grandes rebaixamentos do teto. O aparelho pode ser conectado à internet por meio de um kit opcional e controlado pelo aplicativo Carrier Air Conditioner, que comanda todas as funções do produto pelo celular e é compatível com comandos de voz pelo Google Assistante ou Alexa. Tem bomba dreno integrada, painel removível e está disponível nas capacidades de 18.000 e 22.000 BTU/h, com ciclo quente/frio.
Philco
O modelo PAC12000ITFM9W é um dos destaques da linha. Possui compressor Inverter, que é mais econômico e silencioso, e alcança a temperatura desejada rapidamente, além de durar muito mais tempo. Tem Wi-Fi integrado, que permite controle da temperatura e de todas as configurações do aparelho diretamente do smartphone.
Mais um produto, o Black (PAC12000ITFM12W BLACK PROTECT) tem, além das características acima, um design diferenciado por ser todo preto, conferindo mais estilo ao ambiente. Os dois modelos possuem serpentina em cobre, que é o melhor da tecnologia, resistente e durável. Todos os aparelhos da Philco possuem classificação energética A.
Samsung
O aparelho de ar-condicionado WindFree Frio oferece uma experiência completa em eficiência e economia, uma vez que permite a manutenção da temperatura com gasto mínimo de energia. Conta com funções que controlam a intensidade do vento.
Recentemente, a marca disponibilizou aos usuários brasileiros do aplicativo SmartThings a funcionalidade Energy, que permite, gratuitamente, visualizar o consumo do ar-condicionado em reais e em kWh, além de possibilitar a criação de alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no fim do mês. Com recursos integrados de inteligência artificial, estima o preço por kWh a ser cobrado, de acordo com a localidade, e permite programar notificações de uso de energia quando o consumidor estiver fora de casa. Mostra, ainda, um relatório com o consumo médio por horário.
Preço sugerido em 04/08/2022:
SEMP TCL
Em julho último, na Eletrolar Show, a empresa anunciou os novos produtos HW Inverter T-Pro e a nova linha comercial leve do tipo piso-teto Inverter. Com recursos inéditos para os produtos da marca, o modelo HW Inverter T-Pro tem sistema brisa, que promove ventilação sem rajadas de vento, além do processo de esterilização quente, que garante a limpeza da evaporadora, deixando-a livre de fungos, bactérias e odores indesejáveis, de forma automática. O aparelho pode ser totalmente controlado via Wi-Fi, por meio do aplicativo TCL Home. Está disponível nas capacidades de 12.000, 18.000 e 24.000 BTU/h, quente e frio.
O modelo piso-teto Inverter foi otimizado para utilização em ambientes com mais de 75 m². É o primeiro da TCL para o segmento comercial leve e traz o conceito de condensadora universal com descarga vertical, com benefícios como baixo custo de manutenção e maior disponibilidade de peças no mercado de reposição. Tem compressor do tipo Inverter, baixo consumo de energia, menor nível de ruído e sistema de proteção múltipla com sensores de temperatura e pressão, comunicação de baixa tensão (24 V) e proteção reforçada contra corrosão. Disponível nas capacidades de 36.000 e 55.000 BTU/h, frio.
Fonte: Eletrolar News #150