As indústrias de utilidades domésticas esperam um aumento de 35% de vendas durante esse período festivo
Utilidades domésticas e fabricantes de bens de consume duráveis buscam um aumento de 35% nas vendas durante esse preíodo festivo devido à crescente demanda por produtos premium e aumentos de preços. Algumas das empresas, no entanto, estão “cautelosamente otimistas” sobre as vendas de seus produtos de massa de entrada no interior do país. Marcas como Panasonic, LG, Sony, Samsung, Haier, Godrej Appliances, Voltas, Thomson and BSH Home Appliances esperam que essa venda festiva, que começou com o Onam no Sul, seja melhor que no último ano e até mesmo ultrapasse o volume de vendas pré-Covid.A temporada festiva, que começou em Onam e cobre Durga Puja e termina com Diwali, contribui com cerca de um terço do valor geral de vendas anuais em todas as categorias da indústria, estimada em cerca de Rs 75.000 crore.
Os fabricantes estão finalizando esquemas como garantias estendidas, EMIs fáceis e investindo em atividades promocionais para atrair clientes, mas também estão preocupados com as vendas de produtos de massa de nível básico, pois os consumidores de cidades menores ainda estão segurando suas bolsas em compras discricionárias.
A indústria está preocupada sobre os possíveis impactos nas vendas decorrente ao déficit de chuvas de monção em algumas partes do país e ao aumento médio dos preços de 7-8 por cento, que tomou neste ano fiscal.
“A definição de metas festivas para o país dependerá de como as monções se sairão em geral e do sentimento do consumidor em geral. Estamos cautelosamente otimistas no que diz respeito ao segmento de massa, mas o segmento premium deve continuar indo muito bem nas festas também e formará o foco em todas as categorias”, disse o chefe de negócios e vice-presidente executivo da Godrej Appliances, Kamal Nandi.
O presidente da Panasonic Life Solutions India, Manish Sharma, que espera um crescimento de dois dígitos nesta temporada festiva ajudado por seus ACs inteligentes, TVs de tela grande e a categoria de eletrodomésticos, disse que os consumidores hoje estão conscientes de suas escolhas e propostas de valor e que os aparelhos premium estão tomando prioridade em suas decisões de compra.
Quando perguntado sobre o déficit de chuva de monção e as vendas em cidades menores, Sharma disse: “Acreditamos que isso possa ter um impacto temporário nas vendas. ofertas festivas enquanto aspiram a comprar novos produtos de utilidades domésticas.”
Comparando com as vendas da temporada de festas do ano passado, ele disse: “Acredito que o crescimento do valor superará o crescimento do volume nesta temporada. Esperamos registrar um crescimento geral de 10% em comparação ao ano passado”.
O presidente da Associação de Fabricantes de Eletrônicos e Eletrodomésticos (CEAMA), Eric Braganza, disse que espera um aumento na demanda do consumidor e vê uma tendência ascendente nas vendas nesta temporada de festivais. “Além disso, como tudo está, felizmente, voltando ao normal, espera-se que isso tenha uma mudança positiva nas compras. Tudo depende também do estado da economia. Neste momento, podemos ser cautelosamente otimistas”, disse ele.
O diretor-gerente da Sony Índia, Sunil Nayyar, disse que sua empresa já está testemunhando uma alta temporada festiva, com vendas de Onam e Ganesh Chaturthi superando as expectativas.
“Estamos confiantes de que este momento de crescimento favorável será sustentado durante a época festiva com nossos produtos tecnologicamente avançados, ofertas excitantes de promoção ao consumidor e esquemas de financiamento fáceis de pagar”, disse ele.
O presidente da Haier Appliances India, Satish N S, disse: “A indústria teria um crescimento geral de 30-35% em valor nesta época festiva e cerca de 12-14% no valor.”
No entanto, ele também acrescentou que as vendas dos produtos de nível básico foram perturbadas, mas os produtos de médio e alto padrão não teriam impacto. Os clientes de nível básico são, em sua maioria, compradores de primeira viagem de produtos de baixa oferta, como TV LED de 32 polegadas e máquinas de lavar semiautomáticas, principalmente de cidades pequenas.
A LG Índia lançará uma nova gama de produtos com base em insights indianos durante a época festiva, com o objetivo de fortalecer ainda mais sua posição de mercado em todas as categorias de produtos. Quando perguntado, o vice presidente da LG Índia – Home Appliances e Air Conditioners-, Deepak Bansal disse: “Estamos confiantes em ultrapassar os números pré-pandemia”.
Entretanto, ele também reconheceu as pressões inflacionárias e disse que a valorização do dólar americano é uma preocupação.
“Estamos monitorando de perto a situação. Não foi errado dizer que o crescimento será de valor”, acrescentou Bansal.
O vice-presidente sênior da Samsung India, Consumer Electronics Business, Mohandeep Singh, disse que a empresa teve um forte início de temporada festiva durante Onam e Ganesh Chaturthi, em que testemunhou uma enorme demanda por TVs de tela grande de 55 polegadas e acima, 300 litros ou mais. refrigeradores e máquinas de lavar com mais de 8 kg.
“Estamos confiantes de que essa demanda crescente se intensificará ainda mais durante Durga Puja e Diwali, especialmente para nossos produtos premium, não apenas das cidades metropolitanas, mas também dos mercados de Nível II e Nível III”, disse ele.
A fabricante de produtos de refrigeração e a empresa do grupo Tata, Voltas, disse que antecipa que a demanda festiva estará no nível pré-pandemia e a demanda será impulsionada pela substituição, atualização doméstica e a necessidade de produtos com recursos avançados, disse seu MD e CEO Pradeep Bakshi.
O MD e CEO da BSH Home Appliances (Índia e SAARC), Neeraj Bahl, disse que a empresa está olhando para um crescimento de dois dígitos nesta temporada festiva e desenvolveu ofertas centradas no consumidor.
“Planejamos a nossa produção local e os fornecimentos de importação com bastante antecedência, então, estamos otimistas quanto a satisfazer a elevada demanda”, disse ele.
Fonte: The Economic Times – Industry