ARTIGO SUFRAMA
Segmento eletroeletrônico impulsiona a Zona Franca de Manaus
O Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o primeiro semestre de 2022 com faturamento de R$ 81,84 bilhões, o que representa crescimento de 10,11% na comparação com igual período do ano passado (R$ 74,33 bilhões). No mês de junho, o PIM respondeu pela geração de mais de 105 mil empregos diretos, mantendo, pelo 19º mês consecutivo, mais de 100 mil postos de trabalho em suas fábricas.
Esse desempenho positivo foi impulsionado, principalmente, pelo segmento eletroeletrônico (inclusive bens de informática), o qual contribuiu com aproximadamente 45% da mão de obra empregada, 50% da aquisição de insumos e 48% do faturamento global. Está consolidado, de forma absoluta, como o subsetor mais representativo do PIM.
Espera-se que esse segmento continue em ritmo aquecido e que resultados ainda mais favoráveis para o PIM sejam obtidos neste semestre em que, tradicionalmente, os indicadores sofrem influência positiva do aumento de demanda por conta de eventos como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Neste ano, destaque também para a realização da Copa do Mundo FIFA.
O clima otimista para o restante de 2022 está integralmente presente no trabalho da Superintendência da Zona Franca de Manaus, a qual, enquanto autarquia vinculada ao Ministério da Economia e uma das principais instituições da estrutura do governo federal na região, continuará monitorando o ambiente de negócios. O objetivo é resguardar e promover a competitividade das indústrias instaladas na região e fomentar a implementação de novos vetores e polos econômicos alinhados às vocações regionais.
Fonte: Eletrolar News #151