ARTIGO – SUFRAMA
Importância do Polo Eletroeletrônico para a Zona Franca de Manaus e o Brasil
Dos R$ 114,19 bilhões faturados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) entre janeiro e julho deste ano, cerca de R$ 47 bilhões – ou 41% do total – foram gerados pelas fábricas de bens de informática e do segmento eletroeletrônico da Zona Franca de Manaus. Essas empresas também foram responsáveis, no mesmo período, pela geração de 44.441 empregos diretos – a maior média mensal de mão de obra entre todos os subsetores do PIM.
Esses indicadores ajudam a ilustrar a grande importância do Polo Eletroeletrônico (inclusive bens de informática) para a indústria regional e para a brasileira. Composto por multinacionais e empresas de alta referência e padrão de competitividade no mercado global, esse segmento é diretamente responsável pela fabricação de produtos que são parte da rotina dos brasileiros, como televisores, smartphones, microcomputadores e tablets.
Como forma de contribuir para o fortalecimento do ambiente de negócios da Zona Franca de Manaus e a melhoria do desempenho das empresas não apenas do segmento eletroeletrônico, como dos diversos outros subsetores do PIM, a Suframa tem rotineiramente visitado e monitorado plantas fabris, e mantido articulações com empresas e entidades de classe. Assim, atua como elo de implementação das diretrizes do governo federal visando à modernização e ao crescimento da indústria nacional.
Espera-se, dessa forma, que os indicadores deste semestre se mantenham positivos e o segmento eletroeletrônico – e o PIM como um todo – desfrutem mais uma vez de uma temporada com números expressivos e crescentes de faturamento, investimentos e geração de empregos.
Fonte: Eletrolar News Ed. 163