ARTIGO – SUFRAMA
ÓTIMAS PERSPECTIVAS PARA A ZFM EM 2024
Com as ações políticas, econômicas e administrativas realizadas em 2023, as quais abriram as portas para o fortalecimento de nosso modelo de desenvolvimento regional, a Zona Franca de Manaus (ZFM) começa o ano de 2024 com ótimas perspectivas.
No contexto da reforma tributária, a ZFM enfrentou o desafio de preservar seus benefícios diante da proposta de simplificação e unificação de tributos federais, estaduais e municipais. Após negociações e acordos, o texto promulgado pelo Congresso Nacional manteve os diferenciais competitivos deste modelo de exceção fiscal.
Mantidas as vantagens competitivas da ZFM, a expectativa é que novos negócios e investimentos na região sejam viabilizados já no curto e no médio prazo, alavancados também pelo bom momento da conjuntura econômica do País. A expansão do PIB acima das projeções em 2023, a trajetória de queda do índice de inflação e a redução gradual e constante da taxa básica de juros são fatores que estimulam os investimentos produtivos e o consumo das famílias, e tendem a repercutir de forma positiva na produção e no faturamento das empresas do Polo Industrial de Manaus.
Do ponto de vista institucional, a Suframa trabalha incansavelmente no sentido de tornar o ambiente de negócios na ZFM mais favorável e dinâmico. Implementou diversas medidas para aperfeiçoar seus serviços e, sobretudo, se aproximar cada vez mais de investidores, estudantes, pesquisadores e gestores públicos que, direta ou indiretamente, contribuem para a dinâmica econômica do Polo Industrial de Manaus.
Nesse ambiente alvissareiro, 2024 se delineia como um ano de grandes realizações para a indústria de transformação instalada em Manaus e para toda a economia de nossa região.
Fonte: Eletrolar News Ed. 159 – Especial Presidentes