ARTIGO – GREEN ELETRON
2024: UM ANO DE AVANÇOS E DESAFIOS NA LOGÍSTICA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS
Mais um ano caminhando para o seu encerramento, e eu não posso deixar de aproveitar o espaço para comentar sobre o árduo trabalho realizado e os avanços conquistados em 2024 referentes à logística reversa de eletroeletrônicos.
Este foi o quarto ano das metas estruturantes e quantitativas para a coleta e destinação final ambientalmente adequada de produtos eletroeletrônicos pós-consumo no Brasil. Ou seja, para cumprirmos a legislação, a Green Eletron precisou recolher e destinar 12% em peso de todos os equipamentos que suas associadas colocaram no mercado no ano-base de 2018. Algo em torno de 8 mil toneladas de equipamentos!
Para conseguir atingir essa meta audaciosa, foram firmadas parcerias estratégicas com o varejo, a indústria e órgãos públicos para disponibilizar mais coletores para o descarte correto dos itens em todos os estados brasileiros, além de muitas campanhas de coleta realizadas em cidades de todo o País, participação em eventos, divulgações na imprensa e entrevistas concedidas.
Os dados da coleta deste ano ainda não foram fechados, mas o que posso adiantar é que independentemente do número final, qualquer que seja o resultado, é uma conquista, não só para nós, mas para a sociedade e o meio ambiente. Afinal, a logística reversa permite transformar materiais que não possuem mais utilidade em novas matérias-primas, poupando a extração direta da natureza. E que venha 2025!
Fonte: Eletrolar News Ed. 164