ARTIGO – GREEN ELETRON
LOGÍSTICA REVERSA: NOSSOS ASSOCIADOS CONTINUAM SUPERANDO AS METAS LEGAIS
Anualmente, a Green Eletron envia um relatório completo ao Ministério do Meio Ambiente com os dados de coleta de eletroeletrônicos do ano anterior. Recentemente, foram enviados os dados de 2023.
Segundo o Acordo Setorial, as companhias do setor precisavam garantir a destinação correta, nesse período, de 6% do peso inserido no mercado em 2018 (ano-base). A meta vem crescendo progressivamente, trazendo grandes desafios.
Graças à ajuda da população, que levou os itens aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), às diversas campanhas realizadas pelo País e ao comprometimento das mais de 100 associadas, a entidade enviou para a reciclagem mais de 4,2 mil toneladas, permitindo o reaproveitamento de todo esse volume e superando, mais uma vez, a meta (que era de 4 mil toneladas).
A quantidade de cidades atendidas também cresceu, chegando a mais de 1,2 mil coletores em 305 municípios, em todos os estados do Brasil. O programa de recolhimento de pilhas e baterias também ganhou destaque, pois recolhemos cerca de 160 toneladas no período, um número bastante expressivo.
Em 2024, o trabalho segue a todo vapor. Afinal, sabemos que a meta é o dobro (12%). Mas, com os esforços conjuntos, tenho certeza de que continuaremos com resultados importantes e contribuiremos para o aumento das taxas de reciclagem do País.
Fonte: Eletrolar News Ed. 162