
ARTIGO – GREEN ELETRON
2024: ano novo, metas e responsabilidades ainda maiores

Já estamos no início de um novo ano e, com ele, chegam novos e grandes desafios, principalmente no que se refere à logística reversa de eletroeletrônicos em fim de vida útil.
Para cumprir a legislação, a Green Eletron precisa recolher e encaminhar para reciclagem 12% em peso de todos os equipamentos que suas associadas colocaram no mercado no ano base de 2018. Isso equivale a, aproximadamente, 8 milhões de quilos de eletroeletrônicos. É o dobro do que foi estipulado para 2023!
Para que a meta seja alcançada e possamos dar um destino ambientalmente correto para esses itens, precisamos da união de todos: governo, indústria, varejo e população. Precisamos de mais investimentos, de iniciativas e programas para otimizar pontos diferentes dessa cadeia e, com isso, incrementar o valor dela e ampliar nossos índices de reciclagem de eletroeletrônicos.
A PNRS nos aponta objetivos importantes para que busquemos um Brasil mais próspero e sustentável. Somente com a cooperação entre diferentes entidades e organizações da nossa sociedade vamos conseguir avançar em direção a esse cenário.
Por isso, neste primeiro artigo do ano, convido a uma reflexão: vamos começar 2024 dando mais atenção ao tema. Seja governo, indústria, varejo ou consumidor, todos somos responsáveis e necessários para que possamos sair do ranking dos que mais geram lixo eletrônico e que menos reciclam. A hora é agora!
Fonte: Eletrolar News Ed. 159 – Especial Presidentes