ARTIGO GREEN ELETRON
1.2°C, 8 bilhões de humanos e pacto de solidariedade: uma reflexão sobre o clima
Nas últimas décadas, especialistas estão mudando o tom de voz quando falam sobre as mudanças climáticas e as consequências do aumento da temperatura da terra para a sobrevivência humana. O alerta tem sido mais urgente, sério e precisa ser escutado por empresas e governos no mundo todo.
Isso se torna ainda mais essencial ao entrarmos em 2023 com 8 bilhões de seres humanos e com um pla- neta 1,2 °C mais quente. A meta proposta era evitar que o aquecimento global excedesse 1,5 oC do que foi registrado na Era Industrial há menos de 150 anos, mas cientistas já alertam que vamos viver as consequências da nossa falha a partir de 2024.
Os movimentos ambientais vêm sendo liderados majoritariamente por cientistas e pela população, mas está na hora de isso mudar. O maior impacto só pode ser feito pela união de governos e empresas ao colocarem os pilares de ESG na construção das estratégias de negócios e políticas públicas urgentemente. Todas as esferas da sociedade devem fazer um “pacto de solidariedade” agora, como disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, passando a trabalhar juntas.
Fomos avisados: nossa geração é a última a poder fazer algo para garantir que a experiência que nossos netos terão neste grande planeta azul e verde seja a mesma que a que nós tivemos. É a hora para ação e união.
Fonte: Eletrolar News #152