
ARTIGO – ELETROS
ELEIÇÕES MUNICIPAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SETOR PRODUTIVO

Presidente-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS)
Com as convenções partidárias definindo candidatos a prefeito e vereadores, a corrida eleitoral se acelera, e a população começa a focar nas propostas. No entanto, historicamente, agendas sobre economia, ambiente de negócios e geração de emprego nem sempre recebem prioridade por parte dos candidatos.
Esse é um paradigma que necessita ser modificado. Afinal, as empresas estão intrinsecamente ligadas aos municípios, e seus empregos ajudam a manter a economia local. As gestões municipais são responsáveis por criar e manter um ambiente favorável para a indústria, o comércio e os serviços.
É imperativo que candidatos a prefeito e a vereadores se comprometam com uma agenda voltada ao setor produtivo, com foco na desburocratização e facilitação de processos, simplificação da abertura e operação de empresas, redução da burocracia e aceleração de licenciamentos.
A capacitação profissional e a criação de empregos também devem ser temas prioritários, incluindo programas de treinamento e parcerias com instituições de ensino. Elas são iniciativas fundamentais para a qualificação da força de trabalho local.
O Plano Diretor Municipal é essencial para o desenvolvimento urbano e impacta diretamente os negócios. Ele organiza o uso do solo, definindo zonas para atividades específicas, o que ajuda empresários a escolher locais adequados, orientando a expansão da infraestrutura urbana, beneficiando empresas com serviços eficientes.
A qualidade de vida nas cidades e o desenvolvimento econômico sustentável dependem das decisões dos líderes municipais. Por isso, é muito importante que que compromissos com o tema sejam firmados ainda no processo eleitoral.
Fonte: Eletrolar News Ed. 162