ARTIGO – ELETROS
Perspectivas e Desafios: o cenário atual da indústria de eletroeletrônicos no Brasil
O desempenho do setor de eletroeletrônicos no Brasil, em 2023, foi importante para renovar os ânimos da indústria que, nos últimos anos, vem enfrentando um cenário bastante adverso. Pela primeira, em três anos, registramos crescimento nas vendas. Superamos em 15% os números alcançados em 2022, o que, indubitavelmente, trata-se de um resultado promissor.
No entanto, não devemos desconsiderar o nosso retrospecto e um panorama complexo de desafios importantes a serem enfrentados na linha branca. Embora tenha registrado um crescimento modesto de 6% em 2023, ainda persiste um déficit considerável em relação aos anos anteriores. O mesmo acontece com as demais linhas setoriais que compõem o mix do nosso setor.
O setor de ar-condicionado, mesmo com um aumento de 17% em 2023, ainda luta para recuperar seu desempenho histórico. Por sua vez, as linhas marrom e de eletroportáteis apresentaram crescimento de 7% e 19%, respectivamente.
Todos esses números, ainda que sejam excelentes, não são suficientes para reverter o saldo negativo acumulado nos anos anteriores. Para seguirmos avançando, em busca de uma recomposição mais consistente, se faz necessário persistirmos na melhora do ambiente econômico.
É fundamental que continuemos numa trajetória macroeconômica que contemple a redução da taxa de juros e que o Poder Público siga com políticas econômicas bem estruturadas, equilibrando o controle da inflação com o estímulo ao consumo. Dessa forma, poderemos almejar um futuro mais próspero para todos.
Fonte: Eletrolar News Ed. 160