ARTIGO ABREE
Logística reversa: como o setor pode ajudar na conscientização do consumidor
O processo de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é um grande desafio no Brasil. A ABREE, como entidade gestora, tem trabalhado para construir um ecossistema cada vez mais forte e desenvolver na população a cultura de reciclagem dos produtos de uso doméstico.
Para isso, é preciso, cada vez mais, a participação de todos os elos da cadeia: consumidor final, fabricantes, importadoras, distribuidores, comerciantes, recicladoras e órgão governamentais, entre outros. Mas a principal dificuldade é a participação dos consumidores, ponto de partida dessa jornada sustentável. É fundamental que se desenvolvam ações que estimulem a população a realizar o descarte dos produtos em final de vida útil de forma ambientalmente correta.
Acredito que o relacionamento e a comunicação entre as marcas e seus consumidores estejam mudando nas últimas décadas, rumo à sustentabilidade. De um lado, os fabricantes buscam comunicar de forma clara e transparente os seus valores, e do outro, o público ganha consciência sobre o consumo sustentável e os impactos causados pelo descarte inadequado dos produtos pós consumo.
Com o objetivo de ampliar e facilitar a logística reversa, a ABREE promove diversas ações e firma parcerias com todos os participantes desse ecossistema. Quer contribuir para a conscientização da população, levando informações sobre a importância do tema para o meio ambiente e a economia. Vale ressaltar que, atualmente, a ABREE tem 56 associadas, que representam 188 marcas, comprometidas com a divulgação e a implantação da logística reversa no País.
Fonte: Eletrolar News #151