![ARTIGO ABREE](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2022/03/6-850x560.png)
ARTIGO ABREE
CRESCIMENTO DA LOGÍSTICA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS EM 2022
![](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2022/01/image-21.png)
A logística reversa de produtos eletroeletrônicos é uma das mais complexas, isso por conta da pluralidade de produtos existentes, dos diferentes portes e do ciclo de vida longo. Mas a principal dificuldade é a falta de cultura da população para realizar o descarte ambientalmente correto, que a ABREE pretende acelerar com ações de educação ambiental e com o envolvimento de toda a cadeia que participa dessa logística.
As cooperativas e associações de catadores e recicladores, por exemplo, têm um papel importante no processo. Por já possuírem acesso aos resíduos descartados, contribuem para a destinação final adequada e a reinserção dos materiais reciclados na cadeia produtiva. A economia colaborativa criada entre esses elos será a chave para a sustentabilidade das ações.
A expectativa da ABREE para 2022 é de crescimento na quantidade de recebimento de produtos pós-consumo descartados pelos cidadãos brasileiros. Em 2021, primeiro ano de implementação do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país, avançamos de forma expressiva. Implantamos mais de 3.000 pontos de recebimento, dando atendimento a mais de 1.200 municípios em todo o território nacional, além de termos inaugurado centrais de logística reversa em 11 capitais. Neste ano, a meta é firmar outras parcerias para avançar ainda mais na implantação e na conscientização da população quanto ao descarte ambientalmente correto dos produtos sem utilidade ou em final de vida útil.
Fonte: Revista Eletrolar News #147