ARTIGO – ABREE
Educação ambiental: aspecto fundamental na reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos
A educação ambiental é primordial na gestão de resíduos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O Brasil, como maior gerador desse tipo de detrito na América do Sul, acumulou 2,4 milhões de toneladas em 2022, conforme um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante disso, promover ações de orientações sustentáveis torna-se indispensável para avançarmos de forma colaborativa, garantindo que todos tenham informações corretas e executem práticas adequadas.
É importante que a sociedade compreenda o conceito de ciclo de vida dos produtos, desde a fabricação até o descarte final. A educação ambiental pode capacitar a população a fazer escolhas mais conscientes, incentivando a reciclagem e o descarte adequado por meio de programas de logística reversa. Isso é fundamental para evitar os riscos ao meio ambiente e à saúde humana, pois muitos desses produtos contêm componentes tóxicos, que podem contaminar o solo e a água quando descartados de maneira inadequada.
Quando falamos sobre educação ambiental, estamos englobando não apenas os adultos, que utilizam eletroeletrônicos e eletrodomésticos com mais ênfase, mas também as crianças e jovens, que podem ser pontes para conscientização de famílias em todos o País. Pensando nisso, lançamos, recentemente, o “ABREE pra educação”, que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem desses materiais. Para isso, oferece uma plataforma com conteúdo educativo e interativo.
Investir em educação ambiental protege o meio ambiente e cria uma cultura de responsabilidade compartilhada entre empresas, governo e sociedade. Ou seja, todos saem ganhando!
Fonte: Eletrolar News Ed. 163