ARTIGO – ABREE
Como aproveitar a Black Friday para promover a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos e vender ainda mais
A Black Friday, que ocorre sempre no final de novembro, é um excelente ponto de contato entre marcas e consumidores. Diante disso, a data também pode ser vista como um momento de conscientização a respeito da reciclagem dos mesmos produtos que muitas vezes estão nos radares de compra dos clientes.
No ano passado, nessa época, o faturamento do varejo atingiu R$ 6,15 bilhões, conforme dados da Confi.Neotrust, e espera-se que as vendas sejam maiores em 2023. Em 2022, houve uma queda ante o ano anterior. As marcas buscam estratégias para engajar mais os consumidores. E um jeito interessante de se destacar e fugir do lugar-comum é atrelar esse ensejo de consumo ao sentimento positivo de contribuir para um mundo melhor, preservando o meio ambiente.
No cenário de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em que uma compra nova quase sempre está ligada ao descarte de um equipamento antigo, a proposta é condicionar as ações promocionais do varejo ligadas à essa nova compra à ação do consumidor de descartar os produtos antigos de forma ambientalmente correta. Muitos centros comerciais do Brasil todo já possuem pontos de recebimento para descarte de produtos antigos ou inutilizados, e ações promocionais já são propostas comuns aos varejistas de diversos setores.
Para esta Black Friday, é importante considerar a adoção desse tipo de ação. Isso, com certeza, ampliará as vendas e, ao mesmo tempo, garantirá um futuro melhor e uma economia mais sustentável. As pessoas desejam fazer mais pelo meio ambiente e, muitas vezes, só precisam de um pequeno incentivo.
Fonte: Eletrolar News #157