ARTIGO – ABREE
Logística Reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos: avanços e expectativas para 2023
A reciclagem de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é um grande desafio no Brasil. Porém, 2022 foi um ano de excelentes resultados para a ABREE. Entre os marcos estão a implementação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, de centrais de logística reversa em todas as capitais brasileiras e campanhas de arrecadação de equipamentos. A entidade aumentou a sua presença no Brasil e está presente em mais de 1,4 mil municípios que disponibilizam acima de 4,7 mil pontos de recebimento.
Esses avanços são motivo de grande orgulho para nós. Alcançamos alta representatividade no setor atuando com produtos de todos os portes, o que é muito importante para o progresso da logística reversa. Ainda há muito trabalho pela frente, tendo em vista a dimensão continental do País e as diferenças regionais, porém grandes passos estão sendo dados.
Estamos otimistas com o avanço em 2023 e todos os esforços da ABREE continuam voltados ao crescimento do sistema de logística reversa e à educação ambiental. O consumidor é o ponto de partida para a reciclagem dos produtos pós-consumo. Por isso, entre as prioridades do ano está o trabalho para conscientizar e informar o consumidor. Também continuaremos firmando parcerias e desenvolvendo ações estratégicas para expandir a cultura da reciclagem.
E, para que isso aconteça, é essencial a participação de todos os integrantes da cadeia: consumidor final, varejo, fabricantes, importadoras, recicladoras e órgãos governamentais, entre outros.
Fonte: Eletrolar News #153