![ABREE – A complexidade da logística reversa no Brasil](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2021/07/abree-scaled-850x560.png)
ABREE – A complexidade da logística reversa no Brasil
![](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2021/05/image-6.png)
O sistema de logística reversa ganhou fôlego com o Decreto Federal 10.240/2020, aprovado no ano passado. Agora, 2021 é o primeiro dos cinco anos previstos para pôr em prática as ações. O marco inicial será a implementação nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e em três Estados do Nordeste: Bahia, Ceará e Pernambuco.
Os desafios estão em mapear as necessidades de cada município participante do sistema, criar ações plausíveis, colocá-las em prática de forma local, evoluir e ampliá-las para o nível estadual. E, claro, manter os níveis satisfatórios de acordo com a lei.
Há, também, desafios em termos de padronização tributária nos Estados para a isenção de tributos, uma vez que muitos produtos em trânsito de um Estado para o outro acabam sendo bitributados. Hoje, isso afeta o sistema de reciclagem brasileiro.
O principal desafio – e que é essencial – é a participação e a colaboração dos “entes” da cadeia, a começar pelo consumidor, que precisa criar o hábito de descartar os produtos corretamente. A ABREE representa a gestão do sistema de logística reversa, atuando em todas as linhas de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Por aqui, vemos nossos associados engajados para a criação de um ecossistema de logística reversa sustentável no Brasil. Isso será mais um grande passo rumo a uma economia circular.
Fonte: Revista Eletrolar News #143