![ARTIGO – ABRASA](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2024/12/Abrasa-3.jpg)
ARTIGO – ABRASA
Novas tecnologias exigem maior capacitação nos serviços de pós-vendas em eletroeletrônicos
![](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2024/11/Screenshot-2024-11-13-104026.png)
Diretor-executivo da Associação Brasileira de Pós-Vendas em Eletroeletrônicos (ABRASA)
Com o advento da inteligência artificial (IA), os eletroeletrônicos têm evoluído muito, e nem todos os consumidores, principalmente os de idade mais avançada, conseguem acompanhar as inovações e aproveitar melhor os seus equipamentos.
Diante desse cenário, o pós-vendas acabará sendo indispensável, tanto para instalar os aparelhos como para habilitar as inúmeras funções e facilidades que eles disponibilizam, orientando os consumidores com informações precisas.
De olho nessas inovações, a Abrasa vem alertando a sua rede de serviços autorizados a se manter atenta aos manuais e boletins informativos, procurando capacitar, com cursos e treinamentos, seus associados. O objetivo é prepará-los para esse novo nicho no mercado de instalação desses equipamentos eletroeletrônicos e em atendimentos técnicos aos consumidores. Há uma demanda que está surgindo em televisores e em outros aparelhos inteligentes.
Apesar das dificuldades socioeconômicas, das políticas aplicadas na majoração dos custos de peças e componentes de reposição – o que prejudica a quantidade de aprovações de orçamentos de consertos e reparos –, e do aumento dos custos dos insumos e despesas operacionais, atingiremos em 2024 o mesmo número de O.S. (Ordens de Serviços) de 2023. A rentabilidade, porém, será menor.
Fonte: Eletrolar News Ed. 164